Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Fabricante de bebida-lixo continua enganando o consumidor


Guerra judicial no mercado de alimentos industrializados

A Nestlé entrou com ação judicial ontem (19) contra decisão da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que proibiu propaganda do Alpino Fast, versão para beber do chocolate Alpino.

Anteontem (18), a Anvisa havia determinado a suspensão da propaganda do Alpino Fast que induzisse os consumidores a erro. Ao menos em seu saite, a empresa ainda não cumpriu a medida.

Também ontem, o Ministério Público do Rio de Janeiro entrou com ação pedindo a suspensão da venda e da publicidade do Alpino Fast e que a empresa mude o nome do produto.

A polêmica começou porque a Nestlé lançou o Alpino Fast usando o nome do conhecido chocolate. O produto, porém, não leva chocolate Alpino, diz uma mensagem no rótulo. Dezenas de consumidores reclamaram.

O Ministério da Justiça, o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), o Ministério Público da Paraíba e os Procons de Rio e de SP também apuram o caso.

Após a polêmica, a Nestlé decidiu tirar a inscrição "Este produto não contém chocolate Alpino" do rótulo. Informação do portal jurídico Espaço Vital.

.............................

Este blog DG alertou para a vigarice dessa indústria internacional de alimentos-lixo, aqui, no último 12 de maio.

Como se pode observar, de lá para cá, a indústria agravou o ato delituoso de ludibriar o consumidor. Quando manda retirar a advertência de que o produto achocolatado não contém o tal Alpino, está não só reincidindo na má-fé quanto ocultando mesmo a trapaça perpetrada.

Se antes, o consumidor era apenas induzido ao erro, através da propaganda sedutora, agora, com a omissão de que a bebida não é feita de Alpino, o desavisado cai de qualquer jeito, sendo ou não distraído para ler todas as inscrições da embalagem da bebida-lixo.

5 comentários:

Anônimo disse...

Alimentos-lixo não, o chocolate da Nestlé e o sorvete são beeem bons.

Anônimo disse...

Quem mandou a Nestlé dizer que não tinha Alpino no líquido.
Agora enfrenta essa horda de consumidores conscientes e indignados.
Outra bandeira para a esquerda !!!
Chocólatras do mundo, uni-vos.

Anônimo disse...

Mas os chocólatras estão sendo enganados, suas antas (gordas)!

Leandro Bierhals disse...

A Nestlê já tem um passado de práticas comerciais mafiosas e desumanas, gerando até desmatamento de florestas. Essa picaretagem do Alpino líquido é mais uma.

Anônimo disse...

é comoovente o seu engajamento nesta causa tao relevante do chocolate Alpino. Como um grande apreciador do chocolate, estou do seu lado. às armas!

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo