Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

ZH distorce os motivos do impasse



A manchete principal na capa de Zero Hora, edição de hoje, quer passar a ideia de que existe uma diferença meramente pessoal entre a governadora que está saindo e o governador que assumirá em janeiro.

Ora, o impasse não é entre dois indivíduos, Yeda de um lado, Tarso de outro. Os obstáculos que impedem obras de presídios, rodovias, etcetera, são de natureza jurídica, uma vez que os projetos yedistas não contemplam elementos básicos como modicidade de custos/preços, os contratos estão propositalmente dúbios, mal estruturados, imperfeitos mesmo, e podem representar prejuízos para o interesse público e, como bem anota o Ministério Público de Contas, ousam trazer "dano irreparável e irreversível ao patrimônio público".

É de estranhar, embora não nos surpreenda, que o grupo RBS - donos de Zero Hora - não indague os motivos de a governadora Yeda querer administrar de afogadilho, ao apagar das luzes (perdoem-nos o clichê surrado) do seu tumultuado quadriênio.

Cada ação precipitada da governadora, neste final de gestão, curiosamente, tem sempre um grupo econômico interessado na sua consumação, bem como uma consequente lesão - "irreparável e irreversível" - aos cofres públicos estaduais. Mas sobre isso, os veículos da família Sirotsky fazem olho branco. Vocês sabem o motivo?      

...................................

Observem, temos comentado aqui, seguidas vezes, que o grupo RBS já vem fustigando o futuro governo Tarso Genro muito antes deste tomar posse na administração pública estadual. 

Isto posto, os presságios são os piores possíveis. Teme-se que o futuro governo não esteja preparado para resistir e superar esses ataques desqualificados e permanentes, mesmo que indiretos e dissimulados, como é a praxe do grupo RBS.   

7 comentários:

Ary disse...

Tarso discordaria dessa análise. Segundo suas palavras, a imprensa gaúcha se comporta muito bem.

zé bronquinha disse...

O Tarso e a DS estão numa sinuca de bico. Explico: O primeiro já disse que o grupo RBS não faz jornalismo tendencioso. Ele sempre defendeu as PPPs no modelito exato da Yeda. A DS e outros faz pressão por motivos acessórios que não deva se aceitar a modus operandi de Yeda. EM Novo Hamburgo, o prefeito da DS, petista Tarcisio se utiliza desse exspediente de terceirização do serviço público. Tarso para se diferenciar de Yeda não aceita a forma da licitação e outras cocitas. Jairo Jorge, prefeito de Canoas o mais novo queridão da RBS se mostra ávido em demonstrar seu agradecimento aos apoios recebidos, aceitando todas as regras do privatismo,sem nenhum quetionamento, deixando seu padrinho Tarso entre dois fogos. Vem rolo grande por aí!

flics disse...

"tumultuado quadriênio"... bondade sua.

Nelson disse...

Bem, meu caro Feil. Creio que o termo correto não é bem "ação precipitada" mas ação deliberada.

As PPPs são uma invenção dos neoliberais ingleses para garantir que o grande capital continuasse a mamar na "vaca de divinas tetas", o Estado, após o fracasso das privatizações. Por fracasso, leia-se o não atendimento daquilo que foi prometido em termos de melhorias ao povo, uma vez que, para os que assumiram empresas e serviços públicos - grandes empresários privados -, a privatização foi um sucesso retumbante, engordando ainda mais seus lucros.
E, desgraçadamente, o nosso governo Lula, obedecendo regiamente a cartilha do FMI/Bird acatou as tais PPPs como uma saída para os problemas de infraestrutura do Brasil.

Lamentável.

Nelson disse...

Agora, vmaos definir as PPPs no popular.
A coisa funciona assim: o Estado, ou seja, o povo em geral, entra com a maminha e a picanha. E o empresariado privado, "parceiro", entra com o par de beiço e a dentadura.

Mamata ou o eterno sonho neoliberal: poder fazer lucros cada vez maiores sem o ônus do investimento. Os custos são socializados.

Dri disse...

Vou deixar um comentário sobre a imagem de um atropelamento que hoje vi no topo do seu blog. Seu comentário diz "um motorista de Israel atropela de forma proposital (dolo indeterminado) um menino palestino". Na foto dá pra ver 3 meninos estão com uma pedra na mão cada um. Fiquei curiosa e fui atrás dessa notícia. Encontrei filmagem desse atropelamento em mais de um site, vou deixar o link aqui para se vc ou mais alguém tiver interesse:

Video do atropelamento

No video a gente vê que os meninos atropelados faziam parte de um grupo de crianças com pedras na mão, e que correram na direção do carro para apedrejá-lo. Encontrei também a foto (mais completa, parece que vc cortou um pedaço) no site do jornal britânico Guardian, talvez seja de lá que vc tenha retirado a foto? No site do Guardian diz que a fotógrafa estava no lugar certo, no momento certo... certamente não estava sozinha, no vídeo vemos alguns fotógrafos e outras pessoas pela volta.

Não sei se estavam apedrejando qualquer carro israelense ou se estavam esperando aquele motorista em particular, tendo em vista que ele é de um grupo que defende que famílias israelenses ocupem áreas de palestinos. Enfim, a situação me pareceu mais uma emboscada; claro que não justifica atropelamento, mas as vezes uma foto não consegue contar a história toda.

Suzie disse...

A Yeda forrou o poncho do PIG no RS.
O André Machado só falta chorar, saudades da Yeda.
O André ,muitas vezes, parece "biruta de aeroporto":ouve uma notícia contra a tia Yeda e já sai cobrando do governo federal e do Tarso.
Até agora estou rindo do desespero deles(as).
Quero ver se criticarão os CCs que Yeda deixará de herança para o Tarso assumir e pagar salário.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo