Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Sicko, o documentário de Michael Moore



Vídeo-documentário sobre os abusos e ganâncias dos planos de saúde privada nos Estados Unidos, sobretudo as manobras sujas para quebrar contratos com os potenciais beneficiários-contratantes, em comparação com a Inglaterra e Cuba, modelos que devem ser seguidos e aperfeiçoados.

Duração de 123 minutos.

Na íntegra, com legendas em português.

É de grande valia assistir esse vídeo, no momento (no último dia 10/jan) em que no Brasil cerca de 225 ditos planos de saúde privada são punidos pelo Governo Federal por burlarem o atendimento aos seus milhões de segurados particulares. São arapucas mortais com o acolhedor nome de "plano de saúde privada".

O tema da saúde pública acessível a todos e gratuita está na ordem do dia no Brasil. Deve ser politizada e discutida por todos nós, sob pena de nos curvarmos e sucumbirmos à picaretagem horizontal que prospera nos EUA, mas que aqui no Brasil não pode nos dobrar e dominar.

Um comentário:

Nelson disse...

Faz um bom tempo que assisti este excelente documentário do Moore. Mais um filme excelente, eu diria, pois Fahrenheit 9/11, Capitalismo uma história de amor e Tiros em Columbine também são imperdíveis.

Mas falando de Sicko, o filme mostra claramente a diferença entre um sistema de saúde em que a busca por lucro é a prioridade primeira, em boa parte das vezes a única, e um sistema de saúde em que a cura das doenças ou, ao menos, o abrandamento do sofrimento das pessoas é a prioridade. O filme chega a ser extremamente didático neste sentido.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo