Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

E o FHC, comprador de votos, quando será julgado?





Não é um blog sujo (como diz o Serra), que aponta o tucano ex-presidente Cardoso como "comprador de votos com a finalidade de se reeleger presidente". Pois bem, quando FHC será julgado pelo douto STF, por esses e por muitos outros crimes (como os da privataria tucana) que cometeu?

16 comentários:

Anônimo disse...

Boa.
Acho que o STF deveria julgar também os ex-presidentes.
FHC e LULA.
Que acham?

Rodrigo Navarro Lins de Aguiar disse...

É isso! E eu já sugeri um nome, pois no facebook se usou muito chamar todo mundo que discordava um pouco da visão dominante de PTralha: TUCANALHA. Visitem nacidadecabecaprabaixo.blogspot.com. Abraço!

Carlos Eduardo da Maia disse...

Não sei, não sei quando FHC vai ser julgado, não existe processo contra ele. O Azeredo vai ser julgado no ano que vem, no mensalão tucano que movimentou das estatais (sempre elas) 5 milhões de reais, os petistas movimentaram um pouco menos de R$ 60 milhões.

Ontem o Marco Aurélio falou no Lula, mas ele não é parte no processo, porque, evidentemente, não sabia de nada.

Anônimo disse...

se o patropi fosse um país sério, fhc e seus comparsas (serra, fraga, malan, virgílio, tasso et caterva) estariam na cadeia, por serem vendilhões da pátria, compradores de votos, incompetentes (quebraram o país 2x) e vigaristas.

Marcelo disse...

Nao existe comparacao entre o Mensalao e a Privataria. Vejamos:
Mensalao: 55mi.
Privataria: 1,5tri.
Esse é o valor estimado da Vale, uma empresa que lucra 30 bi por ano e foi entregue por 3,3bi.
Sao 5 ordens de magnitude a mais que o mensalao! Nao existe nem pena que possa ser aplicada compatível a isso.

Nelson disse...

É mais ou menos como eu já escrevi aqui neste blog, há algum tempo, meu caro Marcelo.

Vamos a uma breve analogia.
Para carregarmos a corrupção que existiu no governo Lula, necessitaríamos de umas duas carretas três eixos, mais ou menos. De outra parte, talvez não conseguíssemos comportar nem mesmo em um petroleiro de 400 mil toneladas a corrupção que grassou no governo FHC.

Devido à forma com que os desvios nos dois governos foram divulgados pelos órgãos da mídia hegemônica - com ênfases exageradamente discrepantes nos dois casos -, ficamos com a nítida impressão de que aconteceu exatamente o contrário da analogia que propus.

Anônimo disse...

Ora,a burguesia conta com o tempo e com as "instituições" dominadas por ela, para desfazer ou dificultar ao máximo qualquer possibilidade de desgaste com esse escândalo...

Marcelo disse...

Nelson, a minha esperanca é que isso venha a tona na cpi da privataria. E mesmo assim é capaz da cobertura midiática se ater em detalhes que relativizam tudo e no final fica elas por elas.

Anônimo disse...

Esse papo furado de vocês me lembrou de uma: O cara perguntou para a menina se ela transaria com ele por um milhõa de reais. Resposta - Claro de sim. E se eu te der 5,00 você transaria? Resposta - Tá pensando que eu sou o quê? Aí ele disse: " O que você é nos já sabemos, só falta acertar o preço".
Como é que a intelectualidade deste site consegue dizer tamanha asneira? FHC Roubou? Cadeia. Lula roubou? Cadeia. Interessa quanto foi? Aliás, se os corruptos tivessem que devolver tudo que roubaram antes de obter liberdade da justiça, quase terminaria a corrupção. Nesse País se rouba, cumpre um ou dois anos de cadeia e depois sai para usufruir da grana. Se não fosse assim, alguém se aventuraria a ser laranja?

Anônimo disse...

Dirceu é acusado de fazer como Sérgio Mota.
Os que conheceram o governo FHC logicamente pensam que quem viessem depois e lidassem com aqueles políticos, aquelas alianças obviamente fez a mesma coisa.
O problema de Dirceu (e do PT) foi vir depois de FHC.
Para FHC fazia sentido conseguir a emenda da reeleição;
Qual a importância para o PT as votações da previdência e a lei das falências?
Não existem sentido em subornar deputados em votações desse tipo.
Não passa pela cabeça das pessoas que muita gente podem se interessar mandar dinheiro pelo valerioduto.
O MP, a oposição, todo mundo falhou em identificar a motivação e a origem desse dinheiro, que ultrapassa os limites de financiamento do PT mas empregou o mesmo canal.
Mas a falha em identificar corretamente a origem e a destinação, não impediu ninguém de aproveitar a ocasião para seu benefício

Oscar T disse...

Essas simplificações grosseiras (do tipo afirmar todo mundo roubou) alem de não levar a nada, rebaixa o debate.
Todos os esquemas têm que ser apurados e se for o caso, condenados.
A privataria, porém, jamais será processada.

Rodrigo Navarro Lins de Aguiar disse...

Achei muito boa a referência que um comentador anônimo fez à piada da menina que aceita se prostituir se o valor for "compatível".

De acordo com a visão de alguns comentadores, o que determina a condição de corrupto é o valor desviado. Se o caso envolve 5 milhões é típico de corrupção, se foi "apenas" 1 milhão não se caracteriza como tal.

Ora, senhores, não estamos falando dos chamados crimes de bagatela ou famélicos, como a popular figura do ladrão de galinhas. O que está em questão são esquemas grandiosos de corrupção, que têm a mesma magnitude, independentemente da motivação e dos valores envolvidos.

Rodrigo Navarro Lins de Aguiar disse...

Achei muito boa a referência feita por um anônimo à piada da menina que aceita se prostituir se o valor for "compatível".

De acordo com a visão de alguns comentadores, o que define a prática da corrupção é o valor e a natureza do "negócio". Ou seja, se foram desviados 5 milhões, sem uma causa justificável, é crime; se foi "apenas" 1 milhão, e com motivações relevantes, não há problemas.

Ora, senhores, não estamos falando dos chamados crimes de bagatela ou os famélicos, que é o caso do popular ladrão de galinhas. O que está se analisando são organizações criminosas, que envolvem complexas redes de corrupção e que têm a mesma magnitude, independentemente dos valores envolvidos, dos objetivos das ações e, principalmente, das bandeiras ideológicas e partidárias. Corrupção é corrupção e crime e crime, seja chefiado por um sujeito com baixo nível escolar ou por um eminente doutor.

Marcelo disse...

Errado, Rodrigo! Misturar ladores de galinha com grandes profissionais do roubo nao faz sentido. Nao esqueca que o custo do neoliberalismo foi uma década perdida, além de problemas que se alastram até hoje, veja como é difícil interferir na Vale e na CSN, pra nao falar na telefonia!
Acho que ninguém é contra que se prendam pequenos corrúptos. Mas essa tentativa da direita de "moralizar" a política já nao cola mais.

Nelson disse...

Eu sabia que viria. Estava só esperando a acusação de que estou tentando "livrar a cara" do Lula, Dirceu et caterva.
Não tenho esta pretensão. Para mim, corrupção de 10 pilas ou 10 milhões dá na mesma: tem que ter processo, cadeia e mais... obrigar o corrupto e o corruptor a devolverem à sociedade tudo o que embolsaram.

A analogia que fiz, procedente, tenho certeza, foi para mostrar como age a mídia, tentando proteger um dos lados escondendo sua roubalheira.

Rodrigo Navarro Lins de Aguiar disse...

Desculpa, Marcelo,mas não entendi a observação que fizeste. O meu comentário é justamente no sentido de que não interessa se o mensalão do PSDB envolveu muito menos dinheiro do que o outro, pois os dois são criminosos e devem ser tratados com o mesmo rigor.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo