Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Direita apostou quase tudo no tal “mensalão”


A evidência maior da forte e decisiva aposta da direita brasileira no escândalo do chamado “mensalão” foi dado ontem pelo Jornal Nacional da TV Globo.

Cerca de vinte dos trinta minutos do principal noticiário (ideológico) do programa jornalístico da emissora da família Marinho foi dedicado ao julgamento do STF, exaltando - sempre de forma didático-moralista - os altos feitos da maior corte do Poder Judiciário brasileiro.

Já se viu que a massa brasileira não presta a atenção nos resultados do julgamento do STF. Os resultados ainda parciais das presentes eleições municipais indicam que o tema “mensalão” passou longe da consciência dos eleitores brasileiros. E não foi por falta de insistência no assunto, haja vista o discurso do candidato tucano José Serra em São Paulo, tentando direcionar o debate para questões extra-políticas, de natureza moral, de sexualidade da vida privada, e sobretudo da religiosidade como o último refúgio do pensamento canalha.

Arrisco dizer que o pífio resultado do mensalão no imaginário popular face o contraste com que a direita apostou no tema moral pode trazer maiores e melhores dividendos ao lulismo-dilmismo no poder.

Me explico: o governo Dilma pode, agora, afirmar que passou por uma prova de fogo e que saiu mais forte, mais limpo e menos comprometido com os malfeitos de qualquer quadrante do seu vasto espectro de alianças, tanto as permanentes, quantos as de ocasião. Reforça o fato de que a quase totalidade dos ministros da alta corte tenham sido nomeados tanto por Lula quanto por Dilma.

[A nomeação do “valente” ministro Joaquim Barbosa foi trazida - e insistida - por Frei Betto.]

Ora, quem poderá acusar Lula e Dilma de não serem republicanos? De não respeitarem a divisão de poderes? De pressionarem o Poder Judiciário? Quem?

Mesmo sabendo que o STF se outorgou o direito de tribunal de exceção (vedado pela Constituição brasileira de 1988) ao fazer uso corriqueiro da “teoria do domínio do fato”, cujas origens remontam o forjado Direito hitlerista como forma de consolidação do poder nazifascista na primeira metade do século 20.

Como alguém lembrou, hoje, vivemos no País uma situação de “insegurança jurídica” (tão alegado pelos bedeis do neoliberalismo, em outro contexto), no que diz respeito aos direitos e garantias individuais. Se na sua rua há um intenso (e conhecido) tráfico de drogas, você pode ser julgado e condenado pelo fato de ser conhecedor de crime continuado e não ter dado parte às autoridades policiais e judiciais do País. A teoria do domínio de fato inexige provas. Todos sabiam que naquela rua havia comércio criminoso de drogas, como você, pacato cidadão, desconhecia esse fato e o omitiu das autoridades? Pelo tribunal de exceção dos doutos ministros do STF você será condenado, inapelavelmente, mesmo que nos autos não conste nenhuma prova contra você.

Pois bem, mesmo com um auto-consentimento (inconstitucional, diga-se de passagem) do STF, mesmo com um tribunal de exceção ad hoc, ou seja, para o fim específico de criminalizar a chamada “cúpula do PT”, mesmo calculando a data exata dos julgamentos de modo a coincidir com o calendário eleitoral de 2012, mesmo assim, a população brasileira não tomou conhecimento da armação preparada pela direita e exposta como espetáculo na bisonha mídia brasileira.

Lula e Dilma seguem firmes, leves e fortes. E a direita está desnorteada (sem Norte) e desorientada (sem Oriente).

20 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

O mensalão petista movimentou, segundo Aires Brito, 130 milhões de reais. O mensalão tucano movimentou 5 milhões. Será que o povo brasileiro não tem o direito de saber que essa falcatrua aconteceu? O STF não julgou sem provas, como afirma Zé Dirceu, ele participou -- e isso foi provado -- de diversas reuniões com Marcos Valério, já conhecido pelas falcatruas do mensalão mineiro tucano. Dirceu e Valério conversavam sobre o quê? Sobre a última edição do livro de Sandor Márai? E depois dessas reuniões valores foram disponibilizados a parlamentares e partidos aliados. Genoino assinou os contratos fraudulentos entre PT e Marcos Valério. Ou seja, ninguém foi condenado sem provas. Os espertos -- e Zé Dirceu é esperto -- não deixam rastros. E depois querem calar a boca da grande mídia que denunciou essa falcatrua, que intesses essas pessoas defendem?

Carlos Eduardo da Maia disse...

Um pequeno complemento, o povo brasileiro que não dá "bola" para o mensalão é exatamente aquele que votava na Arena e hoje vota no PT.

Anônimo disse...

é o povo da Arena, é?

e como é q vc sabe, sabido?

onde está a sua régua para medir e mentir isso?

Ary disse...

Grande Maia! Sempre inovando. Sempre nos brindando com o inusitado. Sempre nos presenteando com análises perolizadas. Domingo, José Erra, Incas e Maias saberão "com quantos paus se faz uma suruba". Vai faltar "delgado e grosso" para receber o imenso "poste de carne" que penetrará "retro a dentro"(pura picanha).
Ary

Oscar T disse...

O Maia leu, entendeu e não conseguiu rebater os fatos do texto.
Esperava mais.

Sérgio Baierle disse...

Coloco uma hipótese adicional para ser pensada. O grosso do que vai para a imprensa sobre o Mensalão não mostra as provas, mas as sentenças, com foco nos debates acalorados entre os ministros. O Carlos Eduardo Maia também não foi além. Fala num montante e num contrato, cujo comentário na mídia é de que é fradulento porque não haveria condições de pagá-lo. Isso não diz nada, porque para a maioria da população (hoje endividada), ir rolando dívidas é ja um certo hábito infelizmente. Então, minha hipótese é de que a maioria da população viu xingamentos moralistas e brigas, com referência a supostos crimes cujo exato conteúdo ainda é vago. Detalhe, não sou nenhum fã do Dirceu. Quero mais é que se ferre, mas acho que o resultado disso tudo será muito pobre. As penas serão exemplares em nome do extraordinário, mas o principal continuará intacto: o inaceitável sistema de financiamento de campanha que temos. O PT só chegou ao poder depois de aderir a ele. Parte de sua cúpula é agora decapitada. Sua grande culpa na verdade foi o amadorismo...

Cristóvão Feil disse...

Caro Sérgio, o Dirceu representa a direitização do PT, a partir de 1995.

Mas veja que o STF está fazendo tudo para transformá-lo em um mártir petista. Só falta repaginar a imagem dele com barba comprida, olhos azuis e bata branca comprida, um misto de J. Cristo e Tiradentes.

Abç.

CF

Anônimo disse...

Hahahahahahahahahahaha. Morro de rir. O primeiro já tomou 40 anos de xiindró pelo STF (composto na maioria por indicados do PT/Lula/Dilma) e o texto começa com um "tal mensalão"? Ainda tem gente que acha que aquilo foi inventado pelo imprensa? E olha que alguém que entra num blog deve ter um mínimo de conhecimento de algumam coisa e uns até se acham a cerja do bolo. Continuar votando no PT até acredito, porque lavagem cerebral é quase irreversível, mas desacreditar o STF é demais para minha santa ignorância.

João de Viamão

Carlos Eduardo da Maia disse...


Sérgio o contrato entre PT e Marcos Valério era sim fraudulento, porque serviu como garantia das operações. Quem conseguiu esse dinheiro para o PT foi Marcos Valério através do núcleo financeiro, Banco Rural, BMG e Visanet. Essas operações tinham de ter lastro e por isso os contratos.

Essa movimentação envolveu, segundo Aires Brito, 130 milhões de reais. E quem assinou esses contratos foi Genoino.

E estão a dizer, vejam só, que o STF está a julgar sem provas.

joao disse...

Maia va ler a PRIVATARIA TUCANA !! É um veneno na sua consiência!!

Anônimo disse...

"Ex-ministro da Defesa no governo Lula, além de ex da Justiça na era FHC e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim é citado em acerto para a compra de 11 fragatas italianas; segundo a promotoria de Nápoles, comissão seria de 11%, num negócio de 5 bilhões de euros, intermediado pelo político italiano Claudio Scajola, mas que não saiu porque as relações entre Brasil e Itália esfriaram com o caso Cesare Battisti. Total da propina prometida: R$ 1,4 bilhão"

Mas isso não interessa não é mesmo?

Anônimo disse...

Jobim? Não !!!!!!!! Aquele que foi sócio do deputado Eliseu Padilha que o pessoal faz équio com algo como "drilha"?

Ary disse...

José Dirceu de Oliveira e Silva, um dos maiores quadros políticos da esquerda brasileira (não confundir com esquerdismo - doença) ficará maior do que é. Grande artífice da vitória de Lula, é odiado exatamente por isso. Pensador da geopolĩtica brasileira, também é odiado por isso. José Dirceu colocou o PT no rumo para a vitória possível. Setores da esquerda do partido queriam uma chapa Lula/Stédile. Alguém pode imaginar aonde estarĩamos hoje? Dirceu é vítima de uma perseguição política e deve reagir politicamente. Quanto ao retrato lá de cima: Grande camarada, de saudosa memória.

Anônimo disse...

Por falar em enriquecimento com o dinheiro alheio, como vai o Lulinha? Acho que está deitado na grana que conseguiu com as teles com a ajuda do Papi. Nem meteorito alcança aquela rapidez em se tratando de enriquecimento.

Anônimo disse...

Não costumo replicar comentários como alguns que caem de pau no Maia tão logo ele posta um, mas o Sr. Ary nos parece aquela foto dos três macaquinhos (um cego, outro surdo e o terceiro mudo).

Anônimo disse...

É que o Maia é o troll de estimação da blogosfera, é o mimoso da esquerda, é a ocupação de quem não tem o que fazer, ninguém realmente leva ele a sério, nem à esquerda nem - muito menos - à direita. O Maia não é.

Anônimo disse...

Puxa gente. Fiquei de cara com o nosso PT. Hoje li que vão rasgar o estatuto e livrar os condenados. Já imaginaram Dirceu Presidente ou Diretor do Partido e preso? Realmente defender o PT e o Inter depois do mundial tá muito difícil. Os dois vão cada vez mais pra trás e os militantes e a torcida têm que defendê-los dos adversários sem argumento algum.
Precisamos mexer nessa "cacaca" que se tornaram meus maiores amores "PT e Inter".

Mary

Anônimo disse...

Que vergonha, editor Feil.
O maior escândalo de corrupção de todos os tempos na política brasileira, envolvendo diversas lideranças petralhas e tu te negas a enxergar o óbvio.
Esse blog poderia ser bem melhor se o senhor Feil abrisse seus olhinhos.
E não é só a direita que condena a corrupção promovida pelo PT.
Quer dizer que corrupção na esquerda não deve ser criticada?
Quanta ignorância.

Fernando disse...

Fixando a atencao ao texto, e' estranha a comparacao mencionando o cidadao que sabe de atividades de traficantes e nao faz denuncias (logo, seria conivente e criminoso). O governo nao era neutro na situacao, da qual se beneficiava. A questao e' o financiamento publico de campanha. Conversando com amigos (e ex-amigos) militantes, nota-se que muitos tem uma sede de poder enorme, mesmo que se trate de um simples CC em vista. Vou mudar minha opiniao sobre o que virou o PT, na hora em que esta sede de poder diminuir e se faca um debate serio sobre financiamento de campanha. Caso contrario, tais argumentos continuarao parecendo uma coisa fedorenta. Dizer que o lulismo saiu mais forte... Sim, concordo. Alguma coisa saiu fortalecida, mas nao foi certamente a esquerda republicana e humanista.

Anônimo disse...

Gostaria de enviar um recado para os tucanalhas, para o STF e para o Zé do Malafaia:
.
Brrrrrrrrrrrrrr!!! Una pernacchia per tutti, eh!
.

armando do prado

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo