Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Espetáculos de pura animalidade em pleno século 21



Todos os anos nos Estados Unidos, Coney Island, em Nova York, acontece uma competição de comilança de sanduíche. É tradicional, o prefeito comparece, fala, se homenageiam os glutões, e se exaltam as capacidades de comer rápido e muito. A competição dura dez minutos e o vencedor come cerca de meia centena de sanduíches, ou mais. Uma coisa animalesca, mas, sobretudo, pornográfica. 

É o equivalente às touradas na Espanha e aos espetáculos de autoflagelação humana durante a chamada semana santa dos católicos do mundo todo. Fica a pergunta: que ethos social sustenta e dá suporte continuado (por décadas, centenas de anos) a esses espetáculos de pura animalidade e brutalidade coletiva?

Não me admira se criarem um campeonato de arremesso de vômito, nas categorias “volume” e “distância”. O filme do Polanski, “Deus da Carnificina” trata um pouco disso, da escatologia em geral (nos dois sentidos do termo). Outra hora eu comento esse filme, aqui no blog. 

Fotos de Andrew Burton/AFP

3 comentários:

Anônimo disse...

"Estamos todos sob pressão: devemos ser os melhores consumidores que possamos ser. E é normal que essa pressão cause ansiedade. E essa ansiedade ocorre porque você não está consumindo o suficiente.[...] Lembre-se: consuma para ser feliz."

"O Bom Consumidor"

Anônimo disse...

Vai tomá no cú seu racista petralha!

Anônimo disse...

Olha só, um fascistinha meio nervosa.

Não usa a palavra racista, rapazote, porque esse não é vocabulário de vocês. É prática de vocês, sim, mas não vocabulário para atacar alguém. Vc está cuspindo pra cima, seu trouxa.

gustavo gomez

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo