Na capa do jornal Zero Hora de hoje, 17/4, há uma chamada fantasmagórica: “Economia multiplica oportunidades, transforma famílias e redesenha as relações de trabalho, como conta série de reportagens de hoje a sexta-feira”.
A Economia rebessiana é um ente mágico, fantasmático, com capacidade de modificar o país, a ponto de ZH apontar que estamos diante de uma “nova sociedade”, uma “vida de pleno emprego”.
O sujeito da oração, para ZH, é a Economia. Ponto. Como se essa Economia (sim, com letra maiúscula) fosse algo autônomo em relação à Política, como se a Economia fosse orientada por deuses ocultos e inexpugnáveis.
A leitura da tal reportagem de ZH não dá nenhuma pista sobre o possível sujeito oculto que manobra com tão mágica Economia. Não cita Lula, não menciona Dilma, esquece que o país sofreu cerca de três décadas de hegemonia do capital financeiro (que ainda perdura), quando era proibido pensar em desenvolvimento econômico. Pleno emprego era palavrão. E o grupo RBS esteve de acordo com aquele estado de coisas. Pior: é produto daquela situação histórica, que tantos males geraram para o País e seu povo.
Agora esquecem este detalhe. O grupo RBS é uma empresa midiática de esquecidos. Preferem atribuir à Economia propriedades mágicas, fetichistas e autonomistas.
Já sabemos, causa menos embaraço ao seu próprio passado, além de uma vantagem marginal: fazer jornalismo ficcional – lidando com elementos de magia e ilusão - é mais confortável do que contar a verdade dos fatos e encarar a vida como ela é.
15 comentários:
E a oposicao segue testando a inteligência do povo.
Excelente observação!!! Vou discutir essa questão com meus alunos, e citar seu blog, OK???
Valeu!!!
Concordando com alguns escrivinhadores, todos de esquerda, é claro,que a mídia, exceto a Ed. Abril, encontram em Dilma qualidades que não encontravam em Lula. Este por tradição tinha que ouvir muita gente antes de importantes decisões ,e no geral se orientava pela média das opiniões e sugestões. Dilma, que carrega a formação cultural do PDT, além de ser uma tecnocrata, não dá a mínima pra ninguém, exceto para o Palocci,que, como todos ex-LIBELU é um pequeno burguês da pior linhagem.Dilma aniquilou o que tinha de melhor no gov. Lula, desestruturando as REl. Internacionais, demitindo os melhores. A imprensa está muito bem impressionada com a única possibilidade de manter Lula afastado do Palácio do Planalto ,e ainda de lambuja botando o PT e suas alas em uma luta encarniçada.Quem viver verá!
Hehehehehe não sabia que o PDT tem "formação cultural". Vc tá tirando sarro da nossa cara, né Zé Bronka?
PDT = LUMPEN
A formação cultural que me refiro é a do trabalhismo coronelista que adota a máxima de que "manda quem pode e obedece quem precisa".
Para sepultar de vez a ideologia do PT nada melhor que colocalos para governar Os resultados já estão aparecendo. Inflação de volta, estradas sucateadas, aeroportos idem, descontrole nos gastos públicos, saúde um caos. Os capitalistas e banqueiros faceiros, o povão iludido, os demagogos com discurso deslocado da realidade, os movimentos sociais dominados. Vamos enfrente.
Desconhecem a Dilma, a VPR etc. mas tudo bem.
Quem tambem teve sua "formação cultural" no PDT foi dono do blog, o Feil e este modesto escriba, todos já afastados de lá.
Sem procuração p/ defender o Feil ou Dilma mas afirmo que somos bem diferentes de alguns do PDT.
Ledo (Ivo) engano, Oscar.
Nunca, jamais, tive "formação cultural" no PDT.
Abç.
CF
A oposição está toda destrambelhada. E quando ninguém mais acredita nem neles nem na "midia" deles, acontece de pegarem o Aécio com a boca na botija, ou na garrafa, ou...
Chamavam o Lula de bebum e o Aécio foi flagrado, é duro para eles...
Todas as "noticias" que eles dão se desmentem toda hora.
Para a Zh e a assessoria do Aécio, segundo o Tutty Vasques, e assim como dizia o Tim Maia: não bebe, não fuma, não cheira.
Só mente um pouqquinho...
Claudio Dode
Esse Zé Bronquinha precisa arrumar uma namorada (ou namorado) urgente.
Tens razão cara, o melhor da Dilma é que ela nunca foi petista.Tem uma formação que poderiamos chamar desenvolvimentista(em oposição ao monetarismo=neoliberalismo)que a maioria dos petistas não sabe o que é. A não continuidade da politica de privatizações e do desmantelamento(pelo menos em parte)do serviço público foi o grande diferencial do gov. LULA e com grande participação de Dilma. Esse tipo de opinião do tal bronquinha(eu achei que ja tinha morrido ha anos)é a mesma da oposição de direita e daqueles que merecem ser chamados de petralhas
Francisco Goulart, pelo nome e sobrenome,é muito provável que seja de alguma dinastia de coronéis do trabalhismo que resume seus dilemas e frustações políticas ,achando carências afetivas naqueles que mostram as suas contradições.
Lembro outras do velho Tim Maia:"fumo maconha todos os dias ha mais de vinte anos e nunca fiquei viciado" ou "um país em que traficante se vicia,prostituta se apaixona,cafetão tem ciumes e pobre é de direita nao pode dar certo!" Tudo com muita IRONIA(antes que alguem faça alguma critica idiota)) e bom humor. Grande Tim
#vergonhaalheia desses editores da RBS. Já está ficando chato tamanho atestado de burrice. Cada vez mais manjados e não mudam 1 linha! Ou estão imbecilizados de tanto imbecilizar leitores sinceros, mas desatentos às questões ideológicas que movem a empresa.
Postar um comentário