Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

domingo, 17 de abril de 2011

As qualidades sobrenaturais da Economia


Na capa do jornal Zero Hora de hoje, 17/4, há uma chamada fantasmagórica: “Economia multiplica oportunidades, transforma famílias e redesenha as relações de trabalho, como conta série de reportagens de hoje a sexta-feira”.

A Economia rebessiana é um ente mágico, fantasmático, com capacidade de modificar o país, a ponto de ZH apontar que estamos diante de uma “nova sociedade”, uma “vida de pleno emprego”.

O sujeito da oração, para ZH, é a Economia. Ponto. Como se essa Economia (sim, com letra maiúscula) fosse algo autônomo em relação à Política, como se a Economia fosse orientada por deuses ocultos e inexpugnáveis.

A leitura da tal reportagem de ZH não dá nenhuma pista sobre o possível sujeito oculto que manobra com tão mágica Economia. Não cita Lula, não menciona Dilma, esquece que o país sofreu cerca de três décadas de hegemonia do capital financeiro (que ainda perdura), quando era proibido pensar em desenvolvimento econômico. Pleno emprego era palavrão. E o grupo RBS esteve de acordo com aquele estado de coisas. Pior: é produto daquela situação histórica, que tantos males geraram para o País e seu povo. 

Agora esquecem este detalhe. O grupo RBS é uma empresa midiática de esquecidos. Preferem atribuir à Economia propriedades mágicas, fetichistas e autonomistas.

Já sabemos, causa menos embaraço ao seu próprio passado, além de uma vantagem marginal: fazer jornalismo ficcional – lidando com elementos de magia e ilusão - é mais confortável do que contar a verdade dos fatos e encarar a vida como ela é.   

15 comentários:

Anônimo disse...

E a oposicao segue testando a inteligência do povo.

Anônimo disse...

Excelente observação!!! Vou discutir essa questão com meus alunos, e citar seu blog, OK???

Valeu!!!

zé bronquinha disse...

Concordando com alguns escrivinhadores, todos de esquerda, é claro,que a mídia, exceto a Ed. Abril, encontram em Dilma qualidades que não encontravam em Lula. Este por tradição tinha que ouvir muita gente antes de importantes decisões ,e no geral se orientava pela média das opiniões e sugestões. Dilma, que carrega a formação cultural do PDT, além de ser uma tecnocrata, não dá a mínima pra ninguém, exceto para o Palocci,que, como todos ex-LIBELU é um pequeno burguês da pior linhagem.Dilma aniquilou o que tinha de melhor no gov. Lula, desestruturando as REl. Internacionais, demitindo os melhores. A imprensa está muito bem impressionada com a única possibilidade de manter Lula afastado do Palácio do Planalto ,e ainda de lambuja botando o PT e suas alas em uma luta encarniçada.Quem viver verá!

Cazé disse...

Hehehehehe não sabia que o PDT tem "formação cultural". Vc tá tirando sarro da nossa cara, né Zé Bronka?

Stringhini disse...

PDT = LUMPEN

zé bronquinha disse...

A formação cultural que me refiro é a do trabalhismo coronelista que adota a máxima de que "manda quem pode e obedece quem precisa".

Anônimo disse...

Para sepultar de vez a ideologia do PT nada melhor que colocalos para governar Os resultados já estão aparecendo. Inflação de volta, estradas sucateadas, aeroportos idem, descontrole nos gastos públicos, saúde um caos. Os capitalistas e banqueiros faceiros, o povão iludido, os demagogos com discurso deslocado da realidade, os movimentos sociais dominados. Vamos enfrente.

Oscar T. disse...

Desconhecem a Dilma, a VPR etc. mas tudo bem.
Quem tambem teve sua "formação cultural" no PDT foi dono do blog, o Feil e este modesto escriba, todos já afastados de lá.
Sem procuração p/ defender o Feil ou Dilma mas afirmo que somos bem diferentes de alguns do PDT.

Cristóvão Feil disse...

Ledo (Ivo) engano, Oscar.
Nunca, jamais, tive "formação cultural" no PDT.
Abç.


CF

Anônimo disse...

A oposição está toda destrambelhada. E quando ninguém mais acredita nem neles nem na "midia" deles, acontece de pegarem o Aécio com a boca na botija, ou na garrafa, ou...
Chamavam o Lula de bebum e o Aécio foi flagrado, é duro para eles...
Todas as "noticias" que eles dão se desmentem toda hora.

Para a Zh e a assessoria do Aécio, segundo o Tutty Vasques, e assim como dizia o Tim Maia: não bebe, não fuma, não cheira.

Só mente um pouqquinho...

Claudio Dode

Francisco Goulart disse...

Esse Zé Bronquinha precisa arrumar uma namorada (ou namorado) urgente.

Anônimo disse...

Tens razão cara, o melhor da Dilma é que ela nunca foi petista.Tem uma formação que poderiamos chamar desenvolvimentista(em oposição ao monetarismo=neoliberalismo)que a maioria dos petistas não sabe o que é. A não continuidade da politica de privatizações e do desmantelamento(pelo menos em parte)do serviço público foi o grande diferencial do gov. LULA e com grande participação de Dilma. Esse tipo de opinião do tal bronquinha(eu achei que ja tinha morrido ha anos)é a mesma da oposição de direita e daqueles que merecem ser chamados de petralhas

zé bronquinha disse...

Francisco Goulart, pelo nome e sobrenome,é muito provável que seja de alguma dinastia de coronéis do trabalhismo que resume seus dilemas e frustações políticas ,achando carências afetivas naqueles que mostram as suas contradições.

Anônimo disse...

Lembro outras do velho Tim Maia:"fumo maconha todos os dias ha mais de vinte anos e nunca fiquei viciado" ou "um país em que traficante se vicia,prostituta se apaixona,cafetão tem ciumes e pobre é de direita nao pode dar certo!" Tudo com muita IRONIA(antes que alguem faça alguma critica idiota)) e bom humor. Grande Tim

claudia cardoso disse...

#vergonhaalheia desses editores da RBS. Já está ficando chato tamanho atestado de burrice. Cada vez mais manjados e não mudam 1 linha! Ou estão imbecilizados de tanto imbecilizar leitores sinceros, mas desatentos às questões ideológicas que movem a empresa.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo