Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Por isso que a direita se morde



Esta fotografia é eloquente por si só. Vale por um discurso inteiro, ou por um paper do Ipea. Por esta imagem pode-se compreender um pouco dos 83% de popularidade de Lula, hoje.

O nome desta senhora, ex-favelada do Rio de Janeiro, é Corina Edelvina Bento. Ela chora de emoção e sacode as chaves de sua casa nova, ao mesmo tempo que é beijada pelo presidente Lula. Dona Corina morava numa favela em precárias condições, e agora é uma das beneficiárias do programa Minha Casa, Minha Vida.

A fotografia é tão (politicamente) persuasiva que não foi publicada em nenhum jornal do Brasil, por razões óbvias. Foi publicada - acreditem - no The Wall Street Journal, de propriedade do grupo midiático de Rupert Murdoch, que também detém o controle da famigerada Fox News, apoiadores do republicanismo conservador e do Tea Party. Para se ter uma ideia do que é a News Corp. (empresa controladora do grupo), José Maria Aznar, o protofascista ex-primeiro ministro da Espanha, é membro efetivo do board de 17 diretores do vasto grupo de entretenimento.

A fotografia foi tirada no dia 25 de outubro último, por Felipe Dana da AP.

6 comentários:

Ibiekos disse...

Será que com a Dilma teremos todo este "humanismo" no Governo?!?!?!

Daniel disse...

É uma foto argumento.

Na frente dela, o discurso padrão do cidadão de bem só faria dissolver como um Chicabon no meio do Saara.

Anônimo disse...

Aí é q está Daniel, o discurso ñ se dissolve, fica mais raivoso ainda, pois para os "de bem", é como se o Lula estivesse tirando a comida da boca de seus filhos para dar "casa a esses vagabundos". Os "de bem" ñ tem a generosidade e muito menos repertório intelectual para perceber, q no final das contas, eles são beneficiários indiretos de tais políticas afirmativas, visto q elas diminuem as tensões sociais e a violência.
Espera-se, é q ao menos os beneficiários diretos de tais políticas, formem uma base social q saiba reconhecer a importância do projeto político fiador dessa ascensão social e garantam sua continuidade através do voto. Mas isso ñ é automático, por incrível q pareça. Aquele pessoal q recebeu as casas do projeto de habitação popular do PT, agora coloca nas suas janelas adesivos de candidatos da direita!
E, claro, ñ tornem-se eles próprios conservadores q olham com desconfiança para os menos aquinhoados, repetindo o processo do qual foram vítimas.

Eugênio

Solano disse...

Esse blog foi criado e é mantido pelo PT? Nunca vi tanta parcialidade e acho incrível que pessoas fecham os olhos para tudo de podre que acontece nese governo. Tudo em prol do assistencialismo que pune quem produz e premia quem nada produz em busca da manutenção do poder.

Cristóvão Feil disse...

Solano, vá catar coquinhos, mas vá de chapéu, porque o sol está quente.

CF

solano disse...

Caro redator Cristóvão Feil, por favor seja mais educado com os leitores do blog. Eu tenho um blog com mais de dois mil acessos diários e nunca xinguei os leitores (até agora).
Sabe a diferença entre Geração e Transferência de Renda? O Estado não pode criar uma legião de dependentes de bolsas isso-e-aquilo. Precisa gerar empregos e renda e tudo deve começar pela educação e profissionalização da mão de obra para tal.
Melhorar de vida com uma cesta básica por mês não é o suficiente. Porque problemas de saneamento e acesso à saúde e escola no nordeste do país nunca foram solucionados?
Porque interessa deixar o povo na míngua e oferecer uma esmola quando precisam dos votos.

Pode escrever tua resposta que to sentado.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo