Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

domingo, 7 de novembro de 2010

Erenice Guerra provocou o 2º turno, diz marqueteiro de Dilma


O marqueteiro da campanha de Dilma, João Santana, deu entrevista à Folha, edição de hoje, domingo. Uma entrevista interessante, com observações agudas, inteligentes e politizadas, como parece ser o baiano.

Eu concordo inteiramente quando ele diz que o caso Erenice é que mais contribuiu para o segundo turno. O marqueteiro só veio consolidar minha convicção quanto à senhora Erenice e seu papel desagregador e deletério na Casa Civil. É de pasmar saber que uma pessoa com mentalidade lúmpen tenha sido alçada a cargo tão relevante.

Santana diz o seguinte: "As questões do aborto e da suposta blasfêmia foram apenas vírgulas que ajudaram a nos levar para o segundo turno. Repito, apenas vírgulas. O caso Erenice foi o mais decisivo porque atuou, negativamente, de forma dupla: reacendeu a lembrança do mensalão e implodiu, temporariamente, a moldura mais simbólica que estávamos construindo da competência de Dilma, no caso, a Casa Civil. Por motivos óbvios, vínhamos ressaltando, com grande ênfase, a importância da Casa Civil. Na cabeça das pessoas, a Casa Civil estava se transformando numa espécie de gabinete paralelo da Presidência. E o escândalo Erenice abalou, justamente, esse alicerce".

Outro ponto que chama a atenção da entrevista de João Santana é o alerta que ele faz: "Não subestimem Dilma". E emenda: "Esse alerta vale tanto para opositores como para apoiadores da nova presidente".

Já se vê que o marqueteiro teve oportunidade de conhecer melhor a futura presidenta e saber que se trata de uma pessoa de grandes qualidades intelectuais e políticas, de refinamento cultural e artístico, de ótimo humor (que só cessa diante da preguiça, da má fé e da esperteza alheia), de grande capacidade de trabalho, especialmente frente à adversidade, e de enorme senso humanitário.

Leia a entrevista de João Santana, na íntegra, aqui.


Foto de Roberto Stuckert: Dilma, Santana e Sapo Barbudo. 

Nenhum comentário:

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo