Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Polícia critica redes de TV por transmissão ao vivo de operações no Rio


O Serviço de Comunicação do Batalhão de Operações Especiais (Bope) no Rio de Janeiro criticou a Globo e a Record por estarem transmitindo ao vivo, de seus helicópteros, a operação policial que ocorre na Vila Cruzeiro (zona norte do Rio de Janeiro).

Para o Bope, a transmissão mostra o espectro da ação policial, e isso facilita a estratégia de defesa dos traficantes. "Um desserviço o prestado pelas aeronaves de Record e Globo", diz mensagem do Bope no Twitter.

"Estamos fazendo a cobertura jornalística de fatos graves e não recebemos nenhum pedido ou comunicação da Secretaria de Segurança Pública do Rio para deixar de filmar alguma coisa", respondeu a Record, por meio de sua central de Comunicação.

A Globo ainda não se manifestou sobre a declaração do Bope. A informação é do portal Uol.

6 comentários:

leonardo-pe disse...

"estamos fazendo a cobertura jornalistica".CONVERSA MOLE PRA BOI DORMIR!não é só a Record,q por incrivel q pareça,não torce pelo"quanto pior melhor".as demais,estão adorando isso.mas com outros fins q infelizmente sabemos(pelo menos a blogosfera independente).a tv Brasileira é um cancer maligno!

Anônimo disse...

"Liberdade de Imprensa", liberdade da imprensa, liberdade para a imprensa: e dane-se todo o resto...

Anônimo disse...

O Bope, que adora torturar e matar pessoas ilegalmente, obviamente não quer ser vigiado pela imprensa. A história das atrocidades nas guerras nos mostra que é preciso, sim, ter uma câmera por perto para não haver abusos de ambos os lados. Foi graças a essas cameras que se soube dos absurdos dos EUA no Iraque, por exemplo, ou mesmo na II Guerra. Então, não entrem nesse papinho do Bope. É bem compresnsível porque eles querem câmeras longe de seu trabalho (aliás, assim como alguns governos).

Anônimo disse...

Pelo que entendi da leitura do post, a polícia do Rio não está contra o fato de estar sendo documentada sua ação, mas, sim, pela transmissão "ao vivo". Parece bastante lógico. Se eu sou um traficante sendo ameaçado, adoraria poder ver na minha tv onde exatamente estão posicionadas as tropas policiais, quais são seus equipamentos, quanto é seu efetivo, por que caminhos elas estão avançando e qual será minha melhor rota de fuga. Uma imagem aérea "ao vivo" informa todas essas coisas a quem deveria estar sendo surpreendido. Não se trata de não documentar. Isto é legítimo e de interesse público! Só não dá pra transmitir ao vivo por que aí é virar parceiro dos criminosos.
Néia

Oscar T disse...

Pelo que vi hoje na TV Globo News, não há mais cobertura em helicópteros. Devem ter percebido o desserviço mesmo pelo que fizeram; não sou contra as filmagens mas ao vivo não dá!!

Anônimo disse...

A respeito de reportagens sensacionalistas, helicópteros e "liberdade de imprensa", cite-se, como exemplo, o caso deste país "totalitário" que é a França.
Paris, por razões de segurança, simplesmente não pode ser sobrevoada. As únicas aeronaves permitidas são as da polícia, bombeiros e forças armadas. Portanto, os pobres desinformados cidadãos dessa ditadura jacobina não terão jamais o privilégio de assistir, em panorâmica, ao vivo, coisas emocionantes e transcendentais como a prisão do casal Nardoni. E os milionários parisienses, coitadinhos, ao contrário de seus colegas brasileiros, não podem ir ao trabaho de helicóptero. Que vergonha!

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo