Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Os muitos editorialistas de Zero Hora




Formalmente, o jornal Zero Hora publica dois editoriais nas edições do principal diário da família Sirotsky. Entretanto, muitos empregados da firma fazem as vezes de editorialistas informais do jornal. São os chamados leguleios, os formalistas, os que pegam ao pé da letra o pensamento e o vetor político-ideológico dos patrões. Entre estes, enumeram-se muitos articulistas, diagramadores, fotógrafos, colunistas, repórteres, editores, etcetera. Trata-se, sem dúvida, de um grupo coeso e untado pelo óleo da sabujice e o aroma da lã ovina in natura.

Vejam essa pretendida charge publicada hoje. Nada mais impertinente, irreal e de mau agouro. O Rio de Janeiro avisa que o futuro do RS é trágico, conforme o traço mambembe do chargista. A realidade não aponta nada disso, não há nenhum elemento ou indício que garanta essa conclusão estúpida, mas o celetista de ZH, sim. Ele está garantindo, ele está dizendo, através de um editorial particular, mas consoante a mentalidade corporativa da firma, que o Rio Grande do Sul pode se preparar para o pior: que viveremos quatro longos anos de choro e ranger de dentes, que o crime organizado vencerá e que a cidadania viverá acuada e em permanente pânico.

Os editorialistas de Zero Hora prometem dar muito trabalho ao futuro governo Tarso Genro.

15 comentários:

Francisco Goulart disse...

Mas o Tarso não falou que a mídia do RS é boazinha?

Gilmar da Rosa disse...

Ontem o sabujo-mor, Lasier Martins insinuava isso no tal coversas cruzadas, hoje o Lauro quadros fez o mesmo. Os veículos do "grupo" realmente estão em sintonia. Espero que o novo governo perceba esta orquestração e que sejam ao menos vigilantes. Vá saber.

Juarez Prieb disse...

O pior é que o governo Tarso está absolutamente desarmado para esse embate futuro. Acha que todos serão aliados e amiguinhos do futuro governo.

Ary disse...

Por enquanto a Segurança Pública no Rio Agachado do Sul deve estar uma beleza, já que não uma vírgula sobre a brilhante atuação do General Dureza.

Carlah disse...

Sou gaúcha e moro no RJ há um ano e meio. Realmente, neste momento o rio está passando por um momento muito complicado. Contudo, percebi um aumento significativo da violência no RS nos últimos anos. Em 2009 já não me sentia nem um pouco segura em ir a pé da estação do trem em Canoas até a casa da minha mãe. Fui assaltada 2 vezes em POA só em 2008. Esta charge da ZH deveria ter sido feita há 8 anos atrás, quando, ao meu ver, a situação começou piorar. A atenção da Brigada se voltou para movimentos sociais e mendigos, sendo que quem me assaltou e me agrediu não foi nem um nem outro. Sinceramente, acredito que a coisa agora vai voltar a melhorar no RS, ao contrário do "presságio" dos chargistas da ZH (que estão atrasados 8 anos no tempo)

Anônimo disse...

mas esse daí até que tem um traço razoável, pior é o tal de marco aurélio que, além de sabujo e lambe-botas, desenha(?) mal pra caramba.

Anônimo disse...

QUEM ESSE IDiotti acha que é???

Oscar T disse...

Em 2000 fiz uma análise dos editoriais da ZH pro Programa de Mestrado da Famecos. Observei que as charges de Iotti tinham mais conteúdo ideológico liberal (ou anti-PT) do que os editoriais em si.
Não é de hoje...

Omar disse...

Oi Oscar,
Onde está publicado esse trabalho?
Abraço

Anônimo disse...

O Iotti apenas está mostrando que o RS, que passa a ser governado por um fracassado geral (Tarso fracassou na PMPA, no MEC, no MJ e no apagamento do incêncio do PT à época do mensalão, tem tudo para ficar igual ou parecido com o Rio. O Rio está assim porque Tarso foi o ministro da Justiça, ou os idiotas seguidores do IDIOTA-FEIL-MOR ainda não viram isso?
Albuquerque.

edu disse...

Nao que se possa considerar os sirotski gente "fraca", mas os blogs cresceram muito nos ultimos 4 anos.

Eu nao leio NUNCA o "clickrbs" mas leio SEMPRE este blog aqui e dois outros.

Nao preciso de informaçao melhor.

Oscar T disse...

Omar, não foi publicado, apenas entregue pra disciplina do Pedrinho Guareschi. Quando da pesquisa eu me surpreendi com as charges, mais explicitas ideologicamente que o Editorial.

Anônimo disse...

É verdade Albu quer o que aqui. Tudo e culpa do Tarso. Por ele ñ ter "apagado" a Yeda no tempo em q ela fazia comentários fajutos de economia na RBS, hoje estamos pagando por isso, tendo que aguentar uma quadrilha dentro do governo estadual. Espero q desta vez o Tarso tenha clarividência e liquide nos ovos as serpentes que podem nos dar o bote no futuro. Poderia começar "apagando" os "sargistas" da ZH. Vá q um deles resolva candidatar-se ao governo do estado, né?
E o Tarso tbém tem q impedir, a todo custo, q os criminosos juniors, aqueles q tem o mau hábito de enfiar celulares nas bocetas das meninas, fujam de Sta Catarina para se acoitar entre seus parentes do RS. Pois de bandidos, já chegam os q temos por aqui. Se ele conseguir impidir isso, será, sem dúvida, um duro golpe no crime super organizado.

Eugênio

Anônimo disse...

sai o CPERS e demais "massas de manobras" e entra a ZH...

Unknown disse...

Verdade..o Tarso disse que temos uma boa imprensa...quero ver como ele vai enfrentar esse monstro. Que não fique com medo. E o melhor, já tenha uma estratégia.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo