Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

"Veja" confirma que nos próximos dias será jogado o maior lance de José Serra


A última chance de Serra?

Deu na Veja (a matriz do PIG), coluna Radar on-line, de ontem:

Nos próximos dias, será jogado o maior lance de José Serra na campanha até aqui: a tentativa definitiva de fazer o brasileiro se indignar com Dilma, Lula & Cia por causa da quebra de sigilo de sua filha e de outros tucanos.

A essa altura, o Aloprados 2 parece o único pedaço de madeira que Serra tem para se agarrar e não se afogar no meio da tempestade eleitoral. Se não virar agora, não vira mais. E “virar” aqui significa apenas chegar à praia – ou, mais precisamente, ao segundo turno.

Mas e as pesquisas Ibope e Datafolha de anteontem e ontem já não mostraram que a tentativa tucana falhou? Não. Esse tipo de escândalo, de extrato complexo para a maioria esmagadora de uma população que nem declara imposto de renda, leva certo tempo para ser entendido. Se é que de fato o será. E, se for, é preciso ver se o brasileiro se indignou com o crime a ponto de mudar o seu voto.

O fato, portanto, de os ponteiros de Dilma e Serra não terem se mexido ainda não quer dizer tanta coisa. Não se deve esquecer que apenas na quinta-feira passada, o programa de Serra na TV foi fundo no assunto, justamente quando os funcionários do Ibope e Datafolha já estavam nas ruas entrevistando a população. Não se pode também descartar a possibilidade de novos e chocantes fatos serem revelados no curso das reportagens investigativas da imprensa – das investigações da Receita Federal não se deve esperar muita coisa.

Antes de a campanha na TV começar, Luiz Gonzalez, o marqueteiro de Serra, pedia sangue-frio aos tucanos. Dizia que apenas a partir do dia 8 de setembro seus programas de TV mostrariam os primeiros efeitos nas pesquisas – e que, até lá, seria Dilma quem subiria.

De fato, Dilma subiu. Mas e Serra? Bem, se a partir de agora as pesquisas lhe forem um pouco mais simpáticas, não se poderá atribuir ao roteiro original de Gonzalez. Mas, sim, ao acaso de um escândalo produzido aparentemente por petistas ter caído no colo da campanha tucana, mudando, inclusive, dando-lhe gás e motivos de sobra de indignação.

Em 2006, o Aloprados 1 deu combustível para Geraldo Alckmin fazer a travessia para o segundo turno. É fato. Mas também é fato o mensalão ainda era um fantasma que assombrara o país apenas um ano antes.

Agora, a situação é outra. Lula é popular como nunca, o brasileiro declara-se mais satisfeito com sua vida e mais confiante no futuro. São variáveis que naturalmente dificultam a opção da virada de voto do eleitor.

As pesquisas do próximo fim de semana revelarão com maior grau de precisão se o Aloprados 2 foi uma tábua de salvação para Serra.

13 comentários:

Anônimo disse...

Por favor alguem ai me explique: Por que determinados fatos que acontecem no RS são classificados como crime e os mesmos fatos ou mais graves posto que violam a Constituição são classificados pelo nosso amado, insubistituível e inimputável Lula como FRUTRICAS?

Remindo disse...

Todo mundo já sabe que o Aécio mandou sua gente quebrar o sigilo bancário do Serra como vingança. A imprensa de Minas nem toca no assunto. Foi lá no palácio do governador tiveram essa brilhante idéia.

Francisco Goulart disse...

Pergunto o contrário: porque alguns fatos que acontecem no RS, por exemplo o caso do sargento espião e os desvios do Banrisul, praticamente não aparecem na "grande" mídia e, quando aparecem, são claramente minimizados?

Anônimo disse...

Meu amigo, parece que você tem algum problema de interpretação. Deve ser mais um leitor da Veja.

Ambas as situações são criminosas. Ambas violam a Constituição. Qualquer cidadão tem direito ao sigilo, seja das informações do imposto de renda, seja de conta bancária, seja de informações de sistemas de segurança pública.

Lula não disse que o vazamento de dados de tucanos não são crimes. O que ele disse é que atribuir, sem nenhuma prova, ligação entre tais fatos e a campanha de Dilma, isto sim, é futrica. Ora, quando acessaram os dados de tucanos, Dilma nem havia sido escolhida como candidata, nem equipe tinha. Ademais, de que modo o acesso a informações fiscais de tucanos se converteria em votos para ela? O que ela ganharia com isto, afinal? Além disso, quem acessou estes dados foram funcionários da Receita, e não cargos de confiança de algum político ou partido.

Já aqui, no RS, temos pessoal de confiança da estrutura do próprio governo estadual como executantes do crime, e a investigação está a cargo das instituições próprias. Diferente de lá, aqui já se levanta suspeita quanto ao mandante pela função que o próprío executante ocupa, e quem o emprega. Você já pensou se um acessor próximo a Lula ou Dilma fosse flagrado espionando tucanos? Quais as consequências que isto teria? Pois é esta a situação que temos aqui. Como se vê, bem diferente da de lá.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Mas existem fatos que já são incontroversos: a) o sigilo da filha do Serra foi quebrado por procuração falsa utilizado por um contador que era filiado ao PT, na época. b) Quem acessou 10 vezes os dados sigilosos de Eduardo Jorge é o senhor Gilberto Souza Amarante, filiado ao PT desde 2001.
Resta saber se a "intelectual Dilma Rousseff" ou se membros do "politburo petista" tiveram algo a ver com o caso.

Anônimo disse...

Ora anônimo das 09:05, isso é simples de perceber.
O fato no plano estadual resultou em prisão, tem gente presa e provas robustas sobre a espionagem na Casa Militar gaúcha.
O meliante achaca bicheiro de manhã e pesquisa a vida dos adversários de tarde.
Praticou vários ilícitos comprovados.
O mesmo fato no plano federal é um inquérito em andamento e muito ti-ti-ti dos jornais.
Metade dessas ditas "violações" trata-se da consulta ao CPF que é feita online.
Além do mais, ninguém sério pesquisaria sobre a Verônica Serra em declaração da receita, que deve ser limpinha e cheirando a amaciante.
O busílis da Verônica, segundo PHA e Nassif, fica em Miami.

zé bronquinha disse...

A única e derradeira chance de Serra para tentar obter um segundo turno seria de se identificar, muito mais que a Dilma com as propostas desevolvimentistas.Resgatar o governo de FHC, continuando as privatizações, montar a ALCA, romper relações com Cuba, Venezuela e todas as democracias não alinhadas aos EEUU. Isso sim seria radical porém sincero. Certamente que banqueiros, latifundiários, grandes industrialistas e a imprensa em geral ficariam mais satisfeitos, não que Dilma apresente algum risco para essa gente. Não gostam do lulismo de resultados por puro preconceito.

Remindo disse...

O pessoal do Banrisul diz que vai processar a União. Segundo o advogado do banco a culpa é da polícia. Quá! Quá!Quá!Quá!Quá! Esta é melhor que a piada do Ministério do Acarajé.

Anônimo disse...

Maia, não venha dar uma de esperto pra cima de mim. O PT tem mais de um milhão de filiados, entre eles infiltrados de todos os partidos, para servicinhos sujos de ocasião, sempre prontos a serem explorados pela mídia amiga, e sempre em época de eleição. O próprio Eduardo Jorge já foi do PT. Se um acusado é filiado a determinado partido, apenas isso não determina ligação. O que determina ligação é a sua ATUAÇÃO dentro da estrutura, se tem cargo de confiança, quem o nomeia, se está a serviço de quem o nomeou, ou o está traindo, visando prejudicá-lo, e assim por diante. E isso só se descobre após investigações sérias, feitas pelos devidos órgãos - e não pela imprensa venal de sempre.

Lembra do sequestro de Abílio Diniz, às vésperas da eleição de 1989, feita por delinquentes chilenos? Colocaram uma camisa do PT neles, e saíram dizendo que era coisa da campanha do Lula.

Felizmente, o eleitor não é mais tão ingênuo.

E eu continuo a perguntar: que benefício para a campanha de Dilma, em termos de gerar votos, teria o conhecimento ou vazamento de declarações de imposto de renda de tucanos, inclusive de pessoas que nem políticos são? A quem interessaria um escândalo destes, em plena véspera de eleição? Certamente, não a quem já está com quase 30 milhões de votos de vantagem. Isso é mais do que certo.

Anônimo disse...

Me diga seu anônimo serrista, que vantagem a Dilma teria nisso, se pra ganhar desse saco de bosta do serra, não precisa inventar nada. Se o PT(segundo a oposição aparelha os órgãos públicos) era só consultar e pronto.
flávio cunha
obs. quem tem coragem assina.

Anônimo disse...

Tudo bem, o Lula tem uma enorme popularidade, a Dilma foi a melhor escolha mas com uma oposição dessas também né? Tem que ganhar de goleada. Os caras são uns idiotas completos, principalmente esses aí que insistem em postar mensagens em blogs que apoiam a candidata Dilma ou que pelo menos não seguem a risca a ideologia "liberal" dos demotucanos. Quanto mais eles insistem em seus argumentos absurdos, pricipalmente sobre o "despreparo" da candidata Dilma (talvez o postulante a presidência mais preparada des de os tempos de Getulio),mais ela cresce nas pesquisas.Assim não valé, com uns adversários desses>

zé bronquinha disse...

A bala de prata, feita para matar lobisomen, conforme a lenda,só é eficaz se o atirador for dos bons, pois terá que acertar o coração da fera. Equivale dizer que se errarem um único lance de ação, restará toda inócua.Imaginem na quinta-feira, dia 30, o programa de Serra mostrar um velhinho enfermo denunciando a Dilma por ter executado seu filho, então militar, servindo o exército nos tempos da ditadura, não dando tempo a resposta e o TSE e STF negando-a.O risco é enorme.Mas judiciário, empresariado, maçonaria e a grande imprensa em geral poderiam estar dispostos a correr este risco?

Anônimo disse...

Engraçado aqui se consegue provas robustas, prisões e ao nível Federal nada. Os aloprados presos com uma montanha de dinheiro destinados a comprar dossiê contra o Serra continuam livres e soltos e nenhuma prova foi produzida, nenhuma prisão efetuada e pelo visto nunca vai ocorrer. Porque?

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo