Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Politicamente, isolados. Tecnologicamente, obsoletos

Pequena crônica da mídia zumbi

A campanha eleitoral da mídia contra a candidatura Dilma ultrapassou dois limites: 1) do decoro, 2) da democracia formal.

Agindo com naturalidade na função desviante de partido político, admitido por uma executiva-celetista da Folha e dirigente da corporação midiática, a imprensa brasileira acaba de se identificar como o último reduto golpista do País. Nem os milicos, a espoleta de 1964, nem o empresariado civil, os fomentadores de 1964, nem a Igreja, a justificação moral de 1964, acompanham a escalada invertida do baronato midiático ao abismo regressista.

Agora, o isolamento da mídia é a consequencia lógica da sua opção política. Com um agravante: do gueto a que se submetem - voluntariamente - dificilmente sairão. O chamado formato imprensa - seja jornal, revista, rádio ou televisão - está sendo posto em cheque pelas novíssimas tecnologias de comunicação social, agora não mais estática e apassivadora, mas participativa, interativa e, sobretudo, plural, tanto no meio, quanto no alcance de novos atores e objetos sociais.

Por isso, o golpe como último instrumento político, a conspiração continuada contra a democracia e as regras formais do contrato social. Cada vez mais eles se inabilitam à convivência democrática. Politicamente, isolados. Ideologicamente, órfãos (especialmente depois de setembro de 2008). Tecnologicamente, obsoletos. A mídia zumbi, tropeçando no próprio atraso, renegando o futuro inexorável, marcha lentamente para o museu da nossa memória do improvável.

Acima, capa da revista Veja, da semana passada: imbatível! Uma das coisas mais bregas, esteticamente. É de filme B, anexo XYZ. A corruptela polvo-povo é um exemplo de mau gosto poético-sem-poesia, acrescido de imaginação zero. A interjeição "Caraca! Que dinheiro é esse?" é risível. Vai virar bordão para ilustrar o nível pantanoso da pauta da direita na presente eleição de 2010.      

16 comentários:

Omar disse...

A Veja é anacrônica.

Anônimo disse...

Serra Rubnei desceu aos infernos para tentar melar a eleição, mas não conseguirão. Veja, se anula por si mesma.

armando do prado

Carlos Eduardo da Maia disse...

As velhinhas de Taubaté não querem saber - e se recusam a debater -- acerca do balcão de negócios que virou a Casa Civil nos tempos de Dilma. O filho lobista, o marido que é consultor de uma empresa beneficiada sem licitação pelos Correios (as estatais sempre envolvidas) e as vultosas comissões pagas. Isso é apenas a ponta de um iceberg. Ontem as velhinhas de Taubaté eram os alienados. Hoje são os hipnotizados. Por isso no Brasil acadêmico, mais culto, mais preparado, mais educado, como recente pesquisa realizada na USP, a Dilma tira terceiro lugar, atrás da Marina (em primeiro) e Serra (em segundo). Coisas do Brasil de nossos dias, onde Lula e Neymar são deuses.

JMello disse...

CARACA meu que midia e essa!!!!!

jordi disse...

Quando começaram as pesquisas, os Maias se regozijavam porque o Serra ganhava no sul, a região 'mais culta', depois, esse campo foi encolhendo para alguns estados, alguns estratos sociais, cidades, e agora não sobra nem São Paulo, e ele tem que apelar para um 'Brasil acadêmico', 'mais preparado', numa recente pesquisa da USP. Chega a ser engraçado (mas no fundo é pura desonestidade 'intelectual' - sic).

De tudo o que Serra conseguiu destruir nesta eleição, o mais impressionante é sua reputação de preparado, a qual ele aniquilou. Ou vai ver que o mesmo conceito que aplicavam aele se aplica a esse Brasil preparado.

Anônimo disse...

A militância religiosa não acredita, mas ainda bem que o Lula, que não é bobo, acredita na "mídia golpista". E demitiu Erenice e a parentada. Na entrevista ao Terra, praticamente agradeceu à Veja por tê-lo alertado sobre as falcatruas na Casa Civil:

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4693201-EI7896,00-Lula+Erenice+jogou+fora+a+chance+de+ser+uma+grande+funcionaria.html

Anônimo disse...

Em qualquer lugar do mundo, desde que o mundo é mundo, existe ineficiência, corrupção e desídia.
Importante é ver além e escolher entre um projeto que opta pela maioria, pelos desvalidos e pelos que mais necessitam ou por outro que tenta manter o status quo ante.

O Brasil segue sua história. Dilma há-de ser a presidente.

E na galhofa, lembro que estes Civita vieram para cá da Itália, via Nova Iorque e Buenos Aires, para explorarem o Pato Donald. E ainda pensam que o pato somos nós....

Anônimo disse...

Perfeiro anônimo das 13:59. O resto é empulhação. A grande mudança começa agora, muito mais do que nos primeiros governos Lula. E eles sabem disso. E eles tem medo. Com razão.

Carlos Eduardo da Maia disse...

A grande pergunta que deve ser feita é a seguinte: A quem interessa manter o Brasil na pobreza, na miséria e na alienação? Quem lucra com isso?

Anônimo disse...

Esse maia é realmente um grande imbecil e o pior daqueles que se consideram "academicos", "cultos", "educados". Esses mesmos, ao contrario da maioria do povo,que hoje são ainda manipulados pela velha midia dos golpes de 1954, 1961,1964,1989,2006(que levou ao segundo turno). Essa velharia que ve seu velho poder,sua ditadura, controle absoluto do que se dizia e se pensava nesse país, ir por água abixo. Notem que o cretino arrogante, digno representante da burrice oposicionista,a cada dia que passa aumenta seu desespero,vai perder a "boquinha", afinal são incompetentes e os seus patrões não perdoam, não há jantar de graça dizem. E o que um bosta como esse vai fazer?Concurso público?Não, pra isso teriam que estudar de verdade e são mito burros só se dão com aqueles cacos de idéias vomitados pelas vejas da vida,afinal não precisa pensar né da maia, o mercado proverá tudo, até mesmo os "pesamentos", as "idéias", tudo em pequenas doses para uma classe média imbecilizada e disposta a pagar . A eles e somente a eles interessa deixar o país na miséria e na alienação pois foi assim que se mativeram no poder por séculos e até bem pouco tempo. Por isso o ódio ao atual governo que faz um pouquinho para tirar a maioria da população miséria e da ignorancia ou seja tirar a fonte de poder dessa gente. É duro para um parasita retardado mental como o da maia ver que gente saida recentemente da periferia e que pela primeira vez teve uma oportunidade de estudar se destacar muito mais do que ele e não se deixar levar pela conversa golpista. Caras como o da maia tem muita saudades da ditadura( tanto a militar como a ditadura da midia de pensamento único, de ideologia única)pois quem se da bem em épocas de obscurantismo são os idiotas.

Anônimo disse...

Não anônimos das 13:59 e das 16:11. Nos governos do grande mestre FHC,da redentora de 1964,de collor etc...governos de gente culta,academica,preparada e eduacada, como o grande sabio da maia, não havia corrupção, pois no Brasil daquela época não existiam pobreza,miséria e alienação. Tudo isso só apareceu com a chegada do cumuno-stalinismo-lulismo e do pt e sua militancia religiosa ao poder.

Anônimo disse...

Caro Feil,

Não entendi por que meu comentário não foi publicado. Será que não chegou? Esta é a segunda ou terceira vez que isso acontece...
Não acredito em censura, pois assim estaria este blog o qual gosto tanto e tenho recomendado a muitos amigos, estaria se igualando a tantos outros....

saudações

Roberto Oliveira
indiobeto@gmail.com

Anônimo disse...

Marina é a preferida pela elite culta, de alma pura e temente a Deus? Uééééé ? Será que eles não sabem que ela foi do governo dos apedeutas durante sete anos?

Anônimo disse...

Em qualquer lugar do mundo tem ineficiência... Mas o PT não era o partido impoluto, o paladino da moral pública?

Anônimo disse...

"Maia": certamente não é o PSDB et caterva, que por desprezar os pobres, miseráveis e "alienados", perdeu o belo curral eleitoral que o PT sabe muito bem como cultivar...
Bem feito pra direita burra: viva a "esquerda" espertalhona...

Anônimo disse...

Vçs já notaram que o grande sábio dr. da maia, homem academico,culto e educado, aumentou seus ataques virulentos e carregados de ódio nos últimos dias seguindo o aumento de intensidade de seus "mentores" das veja,folha e globo? O sujeitinho é mesmo um cãozinho amestrado né? Por que tanto desespero? Afinal esse governo só segue o de fhc(segundo o "jenio" da maia). Ah! ta com medinho de perder essa vinha facil de vagabundo irresposável que vem despejr suas asneiras por aqui né cagão? Professor da maia que será que os jabor,azevedo,mainardi e outras bostas vão fazer depois de 3 de outubro? Vão ser despedidos por incompetencia e falta de qualificação? Cineasta de quinta categoria,professor de cursinho caça niquel, escritor frustrado? Qualquer semelhança com hitler não é mera coincidencia( intelectuais e artistas incompetentes e cheios de ódio que venderam seus serviços aos donos do poder). Será vão tentar uma "boquinha" no serviço público? Duvido pois terão de estudar para concurso e aí a mascara cai, não vão mais jogar sozinhos terão que competir de verdade e eles tem horror a verdadeira competição. Por isso tem tanta saudades da ditadura e desejam seu retorno, seus empregos de sabujos estaria garantido.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo