Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Folha de S. Paulo foi sórdida com a candidata Dilma Rousseff


Ratazana dá o perfil de Dilma

Como dizem os data venia, não quero deixar transitar em julgado a sordidez cometida pelo jornal Folha de S. Paulo contra a candidata Dilma Rousseff. A referida matéria foi publicada na edição de domingo passado, 12 de setembro, sob o ambíguo título "Espião de Dilma". Eu afirmo que é um título ambíguo, porque ele é portador de duplo sentido. O espião pode ter vigiado Dilma. O espião pode estar a soldo de Dilma para bisbilhotar a vida de outrem. Portanto, a má intenção do redator já fica garantida desde o título. Daí em frente, tudo é consequencia desta opção do jornal por lambuzar a honra da pessoa objeto da reportagem e da ira de classe do diário da família Frias.

A coisa, entretanto, saiu um tanto quanto atabalhoada, mesmo contando com a participação de dois jornalistas, Plinio Fraga e Fernando Rodrigues. Exemplo: o jornal sugere que um senhor idoso e reservista, Sílvio Carriço Ribeiro, de 69 anos de idade, tenha sido perseguido e punido pelo petista Olívio Dutra, ex-governador do Rio Grande do Sul. O texto afirma: "Em 1998, no final do governo de Olívio Dutra (PT), Ribeiro enfrentou um Inquérito Policial Militar que o exonerou da Brigada Militar, já quando era reservista".

Ora, o governador Olívio Dutra assumiu o cargo em 1º de janeiro de 1999. Em 1998, o governador se chamava Antonio Britto Filho (PMDB depois PPS). O idoso reservista - tadinho - foi punido porque foi condenado por se apropriar de forma criminosa de bens públicos da Brigada Militar estadual. Mais: o idoso reservista, condenado por gatunagem, é ex-agente dos órgãos de repressão durante a ditadura civil-militar de 1964-85. Foi esse cidadão, altamente qualificado, probo, e acima de qualquer suspeita que a Folha veio entrevistar para conhecer o perfil da cidadã Dilma Vana Rousseff.

E o que disse o probo ex-espião da famigerada comunidade de informações da ditadura sobre Dilma?

"Ela não é tão boazinha assim", afirma o ex-larápio. "Nasceu para mandar. Não para ser mandada. Lula vai se enganar com ela" - garante o ex-alcaguete.

Não é uma epifania?

Graças à Folha, nós alcançamos o significado essencial do que é vilania.

Um jornal entrevista um tipo desses, cuja desqualificação não pode ser mais degradada, para traçar um perfil da candidata Dilma Rousseff. E do alto da sua baixeza, o sujeito profetiza, com um travo abjeto de defesa do interesse de Lula:

- Lula vai se enganar com ela! - ainda tem o topete de advertir o presidente Lula.


PS: Não é de estranhar que a Folha ainda tenha o endereço destes tipos repelentes da comunidade de informações da ditadura. Afinal, não foi o grupo Folha que emprestava veículos para as diligências do terror de Estado configurado na famigerada Operação Bandeirantes? Saber o endereço de uma ratazana velha, hoje, é café pequeno.

7 comentários:

Gilmar da Rosa disse...

Brilhante a ponderação Feil. Esta é a "imprensa" que Dilma enfrentará todos os dias de seu mandato.

Lau Mendes disse...

Feil Gauche-, não podemos esquecer de dar os "créditos" participativos da RBS neste enxovalhamento pífio, pois os ditos já haviam "inaugurado" a matéria no começo de 2010.É, desta "rede" parece que só escapa jornal de gremio estudantil ou o JÁ,que paga o preço de contar sobre fatos amplamente divulgados e acentados em processo judicial.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Continuo assinante da Folha, mídia fundamental no Brasil de nossos dias.

Anônimo disse...

É mesmo da maia? Não diga? Os herois dessa escória do tipo maia, são esses covardes aí que torturavam e assassinavam presos com os pes e mãos amarradas. Grandes herois heim, ganhavam até medalha por isso. Os fleury,os curió(que se cagou nas calças ao deparar com a Helenira Rezende,guerrilheira do araguaia ),os ulstra,os bolsonaro,criaturas que envergonham a raça humana,nazistas. Aos poucos a mascara desse bosta que posa de democrata vai caindo.

cao@dino disse...

Maia!apesar de não concordar com os seus comentários aqui,sempre os respeitei.mas agora vc extrapolou e foi longe demais,vc chegou ao fundo do poço igual ao zé chirico e partiu para o desespero.temo pela sua sanidade mental,pq nos próximos anos,o brasil vai seguir em frente com pujança e protagonismo mundial que só um governo petista que não se submete ao tio sam pode proporcionar ao seu povo.Maia o ministério da saúde recomenda:visite o seu medico regularmente.aproveite

Anônimo disse...

To com ânsia de vômito. Azelites tão um nojo. No fundo, um medo da democracia e do voto. Tentaram muito, só se ferraram. Dilma neles!

Anônimo disse...

E de onde vai tirar tanta capacidade para criação de mentiras? apesar de reconhecer o estoque próprio do Maia.

Claudio Dode

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo