Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sexta-feira, 21 de maio de 2010

José Serra é tão higienista quanto Carlos Lacerda


Mas por enquanto ainda não está eliminando os mendigos, só espantando

O padre Júlio Lancellotti, ativista ligado à população em situação de rua, acusa o pré-candidato à presidência da República, José Serra, de ser um dos pais do higienismo na cidade de São Paulo. Políticas que retiram moradores de rua com recursos como rampas antimendigo.

"O José Serra e o Andrea Matarazzo são os pais — os expoentes — do higienismo em São Paulo", disse Lancellotti. "O que eles fizeram com os povos da rua foi um absurdo total, uma falta de sensibilidade", criticou. Ele lembrou que, além de construir rampas com piso que impedia que alguém permanecesse sentado ou deitado no local, instalou-se um regime de perseguição à pessoas que vivem nas ruas.

"Agentes da Prefeitura começaram a perseguir o povo da rua, jogar água em cima deles. Era uma ação corriqueira, cotidiana. Depois teve aquele banco feito para a pessoa de rua ficar só sentada. Várias entidades denunciaram o descaso, as aberrações", critica.

Ele afirma ainda que o PSDB têm, como padrão, reagir a críticas de modo pouco democrático. "Como todo expoente do PSDB, sua especialidade é a desqualificação do interlocutor. Eles são doutorados nesse assunto. É interessante que essa violência para desqualificar o interlocutor seja uma característica do pessoal do PSDB", criticou.

Para Lancellotti, o discuros tucano é "teatral" ao se apropriar de ideias pretensamente "humanistas". A informação é da Rede Brasil Atual.

........................

Observa-se que a direita brasileira ficou - vamos dizer assim - "menos desumana" com relação ao método de tratamento de mendigos e sem-tetos das grandes cidades.

Hoje, eles apenas jogam bacias de água nos moradores de rua (alguns jovens de classe média radicalizam com o fogo), mas quando Carlos Lacerda (o "Corvo") foi governador do antigo estado da Guanabara (1960-65) a solução era de extermínio mesmo.

Havia uma brigada policial responsável por recolher os mendigos, imobilizá-los e jogá-los do alto de uma ponte no rio da Guarda, para que morressem afogados e deixassem de constituir desconforto para a consciência pesada da classe média lacerdista, além de desorganizarem a estética da paisagem urbana carioca. Mas há controvérsias: não se sabe se os párias de Lacerda eram assassinados antes ou se eram jogados vivos nas águas profundas do rio fluminense.

3 comentários:

Anônimo disse...

Sandra Cavalcanti, a Katia Abreu da época, sabe exatamente o que faziam com os miseráveis.

armando do prado

Anônimo disse...

Como é aquela música do Gil, "Gente estúpida, oooo, gente hipócrita". É só o que dá vontade de falar pra essa elite dissimulada, criminosa mas que não se assume como tal.

alex disse...

GRANDE LIDER VARONIL APOIA YEDA

Mais uma vez os homens bons do Rio Grande se levantam para apoiar o único varão capaz de salvar o país das sendas malignas do PT. Somente Serra pode segurar as rédeas da nação que já anda costeando o alambrado, e impedir que ela fuja dos nossos ideais republicanos em direção aos caminhos do marxismo ateu internacional. Trata-se de um ato de gratidão e reconhecimento ao fundamental apoio prestado pelo grande líder varonil a Yeda Crusius, que como a Joana D’Arc dos Pampas enfrenta com grande valentia as forças do mal para sagrar José Serra, o nosso delfim, no trono que lhe é de direito. A vitória está cada vez mais próxima. Alvíssaras!!!

do Blog do Professor Hariovaldo - http://hariprado.wordpress.com/

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo