Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Israel ataca barcos com ajuda humanitária


Ajuda ia para a Faixa de Gaza, que está bloqueada pelo exército de Israel

Pelo menos 19 pessoas morreram e outras 36 ficaram feridas na sequência do ataque de comandos israelenses à "Frota da Liberdade" que transportava cerca de 10 mil toneladas de ajuda humanitária a centenas de palestinos. O ataque deu-se em plenas águas internacionais. O Primeiro-Ministro israelense, Benjamin Netanyahu, decidiu manter a sua viagem oficial ao Canadá e aos Estados Unidos apesar do ataque. A informação é da RTP/Portugal.

Um conjunto de barcos liderados por um navio de nacionalidade turca dirigia-se para a Faixa de Gaza com ajuda humanitária e algumas centenas de pessoas que procuravam furar o bloqueio imposto por Israel àquela região do Médio Oriente. Aparelharam no domingo pelo meio-dia levando a bordo vários deputados do Parlamento Europeu que viajavam a título individual.

Detectados pela defesa israelita, três navios lança-mísseis da classe Saar saíram do porto de Haifa e dirigiram-se à frota internacional com a missão de a interceptar e impedir a sua aproximação de território palestino.

Era madrugada quando nesta segunda-feira os três navios de guerra avistaram a frota auto-denominada "Frota da Liberdade".

"O comando agiu em alto mar entre as 04h30 e as 05h00 da manhã (01h30 e 02h00 GMT) a uma distância de 130 a 150 quilômetros das nossas costas", informa o porta-voz das Forças Armadas israelenses.

"Quinze pessoas foram mortas durante o ataque, sendo a maior parte delas de nacionalidade turca", afirmou Mohammed Kaya que dirige uma ONG em Gaza.

De acordo com um canal de televisão israelense, os comandos de Israel abriram fogo após terem sido atacados com machados e facas por membros que seguiam a bordo da flotilha humanitária.

.........................

A explicação da tevê israelense é hilária: o comando assassino de Israel foi atacado em águas internacionais por palestinos com machados e facas.

Não é ótimo? Palestinos nadando, portando machados (certamente seguros nos dentes), ousaram atacar um comando israelense que tripulava navios e helicópteros de guerra... tudo isso em águas internacionais.

E ainda dizem que o perigo vem do Irã...

Foto acima: soldados israelenses levam vítimas para hospital em Tel Aviv. Roni Schutzer/EPA.

Imagens da última madrugada (31/5).


15 comentários:

Anônimo disse...

Feil, o total é de 10 mil ton de alimentos.

Schlomo disse...

Israel é o nazi-fascismo do século XXI.

Hitler vive!

Mussolini vive!

Anônimo disse...

Só os tucanos, os PIGuistas, e os sionistas aprovam a agressividade, a violência e o perigo que efetivamente Israel oferece ao mundo.

E aí ficam com a falsa preocupação com o Irã que não ataca ou agride ninguém.

Que corja....

Claudio Dode

jader resende disse...

É muito triste, deprimente.
Se alguém ver machados ou facas ma avisa. Derrepente eles também filmaram as .....

Anônimo disse...

Caro Cristóvão,
Realmente é incompreensível que os ativistas fossem atacar os israelenses a nado portando facas ou machados.
Segundo informações da imprensa israelense o ataque ocorreu após os israelenses abordarem os barcos.
Um deles relatou que desceu do helicóptero por uma corda e se viu cercado por ativistas que estavam reunidos no convés da embarcação.
É hilária isto sim, a explicação do porta-voz das forças armadas isrealenses, de que os comandos estavam equipados com armas de paintball e tinham como back-up armamento com munição real para o caso de serem atacados.
Afinal queriam o que? Realizar uma inspeção de embarcações navegando em águas internacionais. O que me parece, é que este foi mais um movimento deliberado para deixar a resolução do conflito mais distante; o obetivo de alguns grupos em Israel não é definitivamente a paz.
A propósito não é em Israel que o comando da Brigada foi aprender novas técnicas para lidar com nossos movimentos sociais?

Abraços,
José Luís.

Anônimo disse...

Simplesmente, um Estado terrorista e desqualificado.

armando do prado

Anônimo disse...

José Luiz,

O pior de tudo é que a midia sionista (PIG) vai defender esta versão criminosa e falsa.

Só para ter idéia o Noblat antes de postar, já na parte da tarde, a noticias do crime sionista, postou um relatório ultrapassado sobre o enriquecimento de uranio no Irã.
Deve ser para diluir o resgate.

Enquanto eles levantam nuvens de fumaça sobre o Irã, o estado sionista segue matando e saqueando os Palestinos.

Claudio Dode

Azarias disse...

A Alemanha nazista fêz igualzinho e ninguém tomou providência. Todos vimos o resultado. Quando abriram os olhos, precisou milhões de pessoas morrerem para sanar um país psicopata. Além da covardia do ato em sí, têm a deslavada desculpa que foi agredida primeiro (parece que aprendeu com a polícia brasileira). Se eles são macho mesmo, porque não assumem? É só dizer: "Avisei que atiraria se ultrapassassem a linha... e atirei mesmo; e daí? Alguém vai encarar?" Mas, eles são medrosos, se armam até os dentes porque são medrosos. Não se sustentam em tempos de paz. Macho que é Macho não deixa ninguém chegar perto, porque vão descobrir suas nulidades (e todo macho é medroso).

Anônimo disse...

morreram 2 deputados alemaes no navio. Quem conhece a Merkel viu que ela estava levemente irritada no pronunciamento (ela nao se irrita nunca). Mas mesmo assim aproveitou pra falar de Hamas e outras coisas que sempre vem a quase justificar o fascismo israelense.

Nelson disse...

Mais uma ação típica das forças que guarnecem o Sistema de Poder que domina Israel: covarde.

Nelson disse...

Depois do ataque covarde ao Líbano; depois do ataque mais covarde ainda contra Gaza, imaginava-se que o Sistema de Poder que domina Israel tivesse alcançado o ápice da ignomínia. Mas, eis que eles vivem a se superar.

E a cobertura do crime pelos órgãos da mídia hegemônica? Procuraram expor em destaque as justificativas das forças de Israel. Sobre os mortos e feridos, quase nenhum comentário - tangenciaram o máximo que puderam.
Uma demonstração do nível de apodrecimento moral em que está megulhada a sociedade dos países ditos civilizados do Ocidente.

Tomás Rosa Bueno disse...

ANTES UM FIM HORRÍVEL QUE UM HORROR SEM FIM?

A hipótese mais pessimista confirmou-se, e o impensável aconteceu: uma flotilha de seis barcos levando civis desarmados e ajuda humanitária foi atacado com força letal em águas internacionais por comandos israelenses, resultando na morte de pelo menos dez pessoas – mas há relatos que falam em vinte mortos e três vezes mais feridos.

Os suspeitos de sempre já se espalharam pela mídia, dizendo que isso era de esperar, culpando os mortos pelas mortes e acusando as vítimas de terem atacado comandos israelenses portando armas de guerra com cabos de vassoura e facas de cozinha, forçando os pobres rapazes a abrir fogo a queima-roupa com as suas armas automáticas para se defenderem.

Israel, dizem eles, não podia permitir que os navios da flotilha chegassem a Gaza, furando um bloqueio legítimo de um território habitado por 1,8 milhão de bandidos e terroristas.

Deixando de lado a questão da legitimidade e da legalidade do bloqueio de Gaza pelos israelenses e admitindo, para facilitar a discussão, que as leis internacionais dão-lhes o direito de deter a flotilha pelos meios que se fizessem necessários, por que foi preciso enviarem comandos para tomar de assalto os navios antes do amanhecer, em águas internacionais, em descarada violação dessas mesmas leis internacionais?

Havia outros meios de deter os navios sem correr o risco de matar civis. Poderam, para ficar apenas num exemplo óbvio, esperar que eles chegassem em águas territoriais de Israel, desabilitar os sistemas de comando dos barcos e rebocá-los calmamente para um dos seus portos, acusando a todos os passageiros de entrada ilegal no país e deixando-os guardados por um tempo até esfriarem a cabeça. Ninguém poderia acusá-los de coisa alguma e eles ainda poderiam dar umas boas risadas às custas do fiaco da flotilha.

Em vez disso, preferiram abordar a bala seis barcos com setecentos civis desarmados a bordo, em águas internacionais, juntando a pirataria ao homicídio. Todos sabemos, sobretudo depois que eles foram praticar tiro-ao-alvo com civis de Gaza em 2008, que a noção de relações públicas dos israelenses é meio bizarra, mas isto parece ser demais mesmo para eles: matar palestinos é coisa corriqueira, já estamos acostumados. Matar brancos europeus é inaudito.

O que aconteceu? Será que estão perdendo o controle? Será que a gangue governante deles está decidida a dar razão aos que dizem que são loucos?

Não. Há metodo na loucura deles: estão mandando um recado prà gente. Com a maré da opinião pública mundial voltando-se contra as práticas delinquentes eles, frente à derrota certa da iniciativa conjunta deles com os EUA de imporem mais sanções ilegais ao Irã, vendo o seu arsenal nuclear condenado por unanimidade por 189 países em uma declaração que atéos seus aliados mais próximos foram forçados a assinar e prestes de serem arrastados aos tribunais internacionais pelo que fizeram em Gaza em 2008, os israelenses nos estão dizendo que farão o que for preciso para defender os seus interesses – e que não ligam a mínima para o que o mundo acha deles.

Vão abater a tiros que ficar no caminho deles, vão invadir os vizinhos quando lhes der na telha, vão enviar submarinos com ogivas nuclearres para o litoral iraniano e *vão usá-los* se for preciso. Nada pode detê-los.

Este é recado dos vinte mortos em alto mar: não mexam conosco, podemos tudo.

Está claro que a população israelense, mergulhada em uma barragem de propaganda que os convenceu de que *eles* são as vítimas e que o mundo todo está atrás do couro deles, não vai fazer nada para deter os bandidos que os governam e, ao contrário vão elegê-los de novo até o fim dos tempos. De modo que já está mais que na hora de a comunidade internacional tome uma atitude firme e unida contra as loucuras deles. Se os EUA não assumem as suas responsablidades de pôr um freio nos seus aliados ensandecidos, outros deverão fazer isso por eles.

Urgentemente. Antes que nos arrastem a todos para o Armageddon que parecem desejar tão ardentemente.

Anônimo disse...

E a suplente da Monica Lewinski diz o que sobre isso?

E os que apoiam a política "moderna" do Obama o que tem a dizer?

Quem é que achou que o Obama por ter a pele escura tinha de ser gente boa?

O Obama é do quadro dos negócios de morte dos EUA e sionistas, quem tem dúvida ainda?

Claudio Dode

Anônimo disse...

Caros amigos,

Venho por meio desta pedir a ajuda de todos, para uma explicaçao clara e justa para a açao de Israel junto ao navio Turco que se dizia "ajuda humanitaria" a Gaza. Ajudem a espalhar esta explicaçao, porque como de praxe o mundo inteiro, incluindo o Brasil, vem bombardeando Israel passando somente mentiras.

Abaixo todos os topicos que voces podem passar as pessoas para explicaçao clara e justa da situaçao:

1) O unico navio no qual houve o incidente com mortes, e um navio que foi organizado por uma organizaçao turca que tem ligaçoes com Al Kayda, Hezbolla, Ira e Hamas, portanto havia terroristas a bordo. Todos os outros navios aceitaram pacificamente se dirigir ao porto de Ashdod, para que as mercadorias fossem checadas, e depois enviadas para Gaza, este nao aceitou.

2) Israel tem a obrigaçao de checar toda mercadoria em diraçao a Gaza, pois a mesma e controlada pelo Hamas, que é uma organizaçao terrosrista que qualquer mercadoria que receber e que possa fabricar com ela misseis para atacar Israel ira faze-la e como foi feito ate hoje.

3) O governo de Israel, antes dos navios chegarem a costa Israelense, disse que poderia enviar a ajuda huminataria sem custo nenhum para Gaza passando por checagem antes.

4) Quando os navios entraram no territorio maritimo israelense, receberam uma advertencia pacifica, para acompanha-los ate o porto de Ashdod, checar as mercadorias, enviar para Gaza e ainda mandar todas estas pessoas de volta para seu pais de graça, pago pelo governo israelense.

5) O unico navio que nao concordou foi este que teve os problemas que voces ja sabem. O exercito de Israel nao teve outra alternativa se nao entrar no navio para negociar. Ao entrar no navio, os soldados foram recebidos com bastoes de ferros, facadas e tiros, e até granadas, nao tendo outra opçao senao a de reagir da maneira que todos sabem qual foi. Se este incidente acontecesse com qualquer outro exercito no mundo, com certeza seriam muito mais de 10 mortos, como o exercito abriu fogo em ultimo caso, isto nao aconteceu e ainda pelo resultado, 7 soldados israelenses ficaram gravemente feridos, um com perigo de vida.

Foram mostradas imagens pela televisao mostrando que os terroristas deste navio, receberam os soldados com porrada e tiros facadas, antes dos soldados entrarem no navio pacificamente, ao contrario dos paises arabes e seus aliados estao dizendo que o exercito israelense entrou atirando, mas as imagens que mostram a televisao, estao ai para desmentir.

Anônimo disse...

Venho por meio desta pedir a ajuda de todos, para uma explicaçao clara e justa para a açao de Israel junto ao navio Turco que se dizia "ajuda humanitaria" a Gaza. Ajudem a espalhar esta explicaçao, porque como de praxe o mundo inteiro, incluindo o Brasil, vem bombardeando Israel passando somente mentiras....
QUE TE VAYA LA MIERDA.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo