Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sábado, 15 de maio de 2010

Brasil será condenado pela OEA por tortura praticada por agentes do Estado na ditadura


Anistia não foi fruto de amplo acordo social

Especialistas reunidos na quarta-feira [pelo grupo Folhas] para debater a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a Lei da Anistia divergiram quanto ao acerto da posição adotada pelo Judiciário, mas concordaram que, por causa dela, o Brasil deverá ser condenado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos.

O país é réu em ação que será julgada na corte da OEA (Organização dos Estados Americanos) nos próximos dias 20 e 21. O processo foi motivado pela detenção arbitrária, tortura e desaparecimento durante a ditadura militar (1964-1985) de 70 pessoas ligadas à Guerrilha do Araguaia e camponeses que viviam na região.

"A jurisprudência da Corte Interamericana é consolidada. Não há nenhuma decisão em que a lei de anistia a repressores, a ditadores, tenha sido considerada legítima ou aplicável", afirma Beatriz Affonso, diretora do Cejil (Centro pela Justiça e Direito Internacional). A informação é da Folha, de hoje.

4 comentários:

Banca dos B-Boyzz disse...

Uma perguntinha... A imagem, de quem é a pintura?

Outra: quando vemos a Espanha assinar o retrocesso, colocando-se a favor da monarquia e do generalíssimo Franco - como imaginar que isso possa ser diferente no Brasil? logo no Brasil, das tamanhas desigualdades? A "governabilidade" das elites tem limites? Nem sei + se isso é uma pergunta...

1 braço e luta - Poeta Xandu

Anônimo disse...

Peço desculpas pelo desvio de foco neste comentário, mas fiquei impressionado com o a pedido de entidades que dão chancela à estratégia de descentralização da FASE. Tudo bem, alguns dos argumentos parecem de boa qualidade no que tange à oferta e qualidade de prestação dos serviços da instituição, só que a hora de divulgar na grande imprensa só reforça a marcha - inexorável? - da falcatrua imobiliaria do morro. Ou é gente muito estúpida, ou ingênua ou safada. Sabe-se lá.
Durma-se com um lance desses!!!
Tobino

Prof Toni disse...

Isso é consequencia dos acertos que as elites, de diversas matizes ideológicas, fazem, sempre por cima, desprezando o povo e sua luta. Que o Judiciário, reacionário e oligárquico, faça isso não me surpreende, surpresa mesmo foram os recuos dos Plano Nacional de Direitos Humanos III!

Unknown disse...

Impressionante a capacidade que os lacaios do Kremlin na América Latrinade têm tentar viver no passado. Getúlio, Stálin, Mao, e Fidel foram ditadores muito piores e vocês não aceitam essa triste realidade.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo