Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 9 de março de 2010

RBS e Piratini mantém uma Central de Dados Fictícios


A mentira organizada

Dias atrás o secretário da Educação da governadora Yeda, cujo nome não lembro, afirmou que o declínio súbito do número de alunos - menos 75 mil entre 2009 e 2010 - matriculados na rede pública estadual se devia à queda dos índices de natalidade no estado.

Na hora, achei imprudência uma autoridade afirmar isso de maneira tão leviana, sem dados empíricos para sustentar esse verdadeiro "chute", mas, como tudo no governo Yeda é irresponsável, ficou por isso mesmo.

Mas hoje, na página 3 do jornal Zero Hora, a afirmação é ratificada: "o fenômeno se deve, em grande parte, - garante o jornalista de ZH - à diminuição do número de filhos por família nas últimas décadas".

Já se vê que a RBS e o Palácio Piratini mantém uma espécie de Central de Dados Fictícios (CDF), bem como um rosário de falsas razões e motivos inventados para justificar as tagarelices do tal "Déficit Zero" e outras lorotas que criam com o objetivo de engambelar a cidadania do estado. Porto Alegre está coalhada de audórs com propaganda enganosa do governo Yeda onde aparecem números notáveis no desempenho da educação (a qualidade teria crescido 98%), da segurança (melhorou 151%), da saúde (melhorou 120%), das estradas (qualidade 110% melhor) e assim por diante. Esses cartazes imaginosos e mentirosos devem estar espalhados por muitas cidades do Rio Grande do Sul. Mentiras às mancheias.

A propósito do tema, "Mentira" com o ótimo Manu Chao:

manu chao - mentira
Found at skreemr.com

15 comentários:

Jordi disse...

Enquanto isso…

“Subcomandante da Brigada Militar admite onda de violência atípica em 2010
Seis assaltos de grande porte aconteceram no RS nesta segunda”



O subcomandante ainda não tem uma avaliação concreta sobre os motivos para a onda de violência. “Quem sabe os criminosos estejam lendo os jornais e, ao notarem o crescimento da criminalidade, estejam acreditando que a impunidade aumentou”, especulou.

Ele nega que o fato de a corporação ter hoje menos PMs do que possuía na década de 80 esteja por trás do problema “Creio que o déficit de PMs é suprimido pela distribuição eficiente de soldados de acordo com a população de cada município e os índices de crimes”, avaliou.

No início deste mês, dados publicados no site da Secretaria Estadual de Segurança revelaram que o número de homicídios nos primeiros dois meses de 2010 cresceu 20% em relação ao mesmo período de 2008 e 10% em comparação com 2009.



“A situação chegou a um nível caótico”, declarou o coordenador da comissão de direitos humanos da entidade, Ricardo Bréier.



(CP, 9/3)

Anônimo disse...

É que o fenômeno realmente vem se dando nas últimas décadas.
O problema do secretário ruim de bola é que esse governo precisa explicar o declínio em 2 anos e não nas últimas décadas.
Bando de chutadores chechelentos, o limiar da vagabundagem é dado pelo jornalismo da RBS, tudo que a RBS topar passar adiante.
E jornalista não é cientista, não tem postura critica, é aquela corja que flutua no mar de opiniões.

Anônimo disse...

Precisamos de leis mais duras ...

Anônimo disse...

É o melhor e mais claro retrato do governo Yeda: mentiras às mancheias.

Anônimo disse...

Tem mais mentiras na ZH de hoje: anunciaram, pela enésima vez, uma nova penitenciária em Guaíba. Obra mesmo, nada... E nem referiram que esta obra (se sair), será com verba federal.

Anônimo disse...

Confira a animação feita pelo coletivo Muralha Rubro Negra. Animação em stop motion contra a Zh e Fora Yeda
http://videolog.uol.com.br/video.php?id=522100

Anônimo disse...

E mais: a tal "Queda de braço" entre a Brigada e a SUSEPE, assunto de ontem e hoje do "porta voz" Túlio Millmann, é sim, ao contrário do ele diz, assunto institucional. O único na SUSEPE que concorda com esta intromissão da BM é o atual Superintendente, que faz parte da turma do Lied (ele estava junto no episódio do filho do presidente do Detran, lembram?), isto porque teme entrar em confronto com uma Secretária de Estado que está com muito poder. Nenhum outro servidor da SUSEPE, seja chefia ou subalterno, concorda com esta intromissão, que é ilegal. A verdadeira queda de braço é interna e não com a BM

flics disse...

É sempre bom avisar... existem os jornalistas e os "jornalistas da rbs".

Agora, esse Milman ou algo assim, es un PAPA FRITA.

Flics

Anônimo disse...

Pq a afirmação do colunista da Zero Hora é mentirosa? Li o texto deste blog e não encontrei nada que a desmentisse. Como é que se sabe que eles realmente não tem esses dados?
Se eles vêm com dados mentirosos, que se prove isso com os dados corretos então. O blogueiro ao afirmar que é mentira simplesmente porque se quer que seja iguala-se àqueles investigados pelo MP que dizem que são vítimas de perseguição política simplesmente porque querem que as pessoas acreditem nisso.

gustavo disse...

Anônimo, quando que a Segurança no RS melhorou 151% no governo da velha?

Respeita a gente, pôxa, ninguém aqui é débil mental.

cazé disse...

essa música do Manu Chao pode ser o hino do governo da paulista velha.

É mentira! É mentira! Mentira!

j maurer disse...

Ahh, manu chau, se estes gaudérios vagabundos te ouvissem, a história gaúcha seria beeem diferente!

Gilmar Antonio Crestani disse...

É, parece que eles não lembram do fechamento de escolas, obrigando alunos se deslocarem para lugares distantes. Outro dado que não foi lembrado pela relações públicas da Yeda foi a escola de latas. Que aluno se sente motivado a ser enlatado. Mas de que importa estas questões mesquinhas diantes do famigerado "déficit zero"?

Anônimo disse...

Igual sem tirar nem por aos relatário do PAC;

Oscar T disse...

Repassei o texto, citando o autor e o link pro Tulio e outros da ZH.
Espero que leiam...

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo