Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Camponeses protestam no RS e SC


Via Campesina forçou a liberação do pedágio em Eldorado do Sul

Trabalhadores rurais organizados pela Via Campesina protestaram ontem contra os prejuízos da estiagem no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Mil e quinhentos camponeses protestaram em frente a Aracruz Celulose em Guaíba e depois seguiram em marcha em direção à Porto Alegre.

O pedágio de Eldorado do Sul teve as cancelas liberadas pelos manifestantes, por meia hora. Em São Borja, na fronteira com a Argentina, 350 camponeses bloqueiam a Ponte da Integração. Os protestos também ocorreram nas divisas entre os dois Estados na ponte sobre o Rio Uruguai no distrito de Goio-En e entre Lages (SC) e Vacaria (RS). A Via Campesina quer anistia das dívidas e a criação de uma bolsa-estiagem. A informação é da Agência Chasque.

4 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Sobre o cabeçalho. Yeda foi eleita porque o RS rejeitou Olívio Dutra. Qualquer poste consegue ganhar de Olívio Dutra. E os apoiadores de Olívio nunca se conformaram com a derrota de 8 pontos. Sempre quiseram uma revanche. E Yeda deu chance para essa revanche antes mesmo de tomar posse. Existe uma forte suspeita de que dinheiro do caixa 2 ou de sobra de campanha (400 mil) foram utilizados para a compra da famosa casa da governadora. Isso é muito pouco comparado com o esquema de Caixa 2 do Delúbio e do mensalão na campanha da eleição de Lula. Mas a oposição quer revanche e não consegue coletar assinatura para fazer uma CPI, porque crime eleitoral é uma coisa e improbidade administrativa é outra. A governadora, se culpada, fez aquilo que o PT fez em âmbito nacional, cometeu crime eleitoral que está prescrito. Não é caso de improbidade, porque ela não estava no exercício do cargo de governadora. Ontem a Deputada Stela Farias conversou ao vivo com o Lasier. Juro que senti pena da deputada, porque ela não tem nenhum poder de síntese e as denúncias apresentadas no requerimento deixam de lado exatamente os fatos que estão nos jornais e na Revista VEja. Então, fazer CPI para quê? Mas a oposição revanchista aproveita. Se utiliza do fato para tentar mostrar que o governo Yeda é um mar de corrupção, como se o poder tivesse sido tomado por gângsters etc.. Mas nada disso ocorre, o governo Yeda administrativamente não é ruim, porque administrado por técnicos. O problema do governo Yeda é político e, como disse o David Coimbra um dia desses, o que falta à Yeda é a hipocrisia que os políticos carregam.

Gustavo Guglielmi disse...

Amestraram rápido e bem esse David Coimbra, um rapaz pobre do IAPI que ascendeu pela escada da RBS.

Essa boutade dele "o que falta à Yeda é a hipocrisia que os políticos carregam" diz duas mentiras. A primeira, que Yeda não é política, a segunda, que não é hipócrita.

David Coimbra é uma foca lustrosa no picadeiro dos Sirotsky.

Anônimo disse...

O Maia disse:

"Se utiliza do fato para tentar mostrar que o governo Yeda é um mar de corrupção, como se o poder tivesse sido tomado por gângsters etc.. Mas nada disso ocorre"

NADA DISSO OCORRE.


Volta para o teu footing no parcão,
Maia, volta!

É por issso que ele acha que não foi a midia que enganou o povo gaucho com o "novo jeito de governar", para esconder as velhas maracutaias.

Claudio Dode

anarfavotalula disse...

a yeda é a culpada pela seca do rs

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo