Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Agência Brasil segue falando em gripe suína


É a prática do jornalismo-funcionário-do-pensamento-hegemônico

A agência estatal brasileira de notícias continua chamando a gripe A de “gripe suína”, mesmo depois de a OMS ter orientado para que a denominação do vírus de influenza não causasse mais estragos do que os próprios danos bio-patológicos.

Muitos orgãos do próprio PIG obedeceram a OMS e hoje tratam o caso com o nome correto.

A Agência Brasil, assim, passa a idéia de que é dirigida por um espírito de senso comum o mais irresponsável e avesso a criar um jornalismo que não seja domesticado pelo pensamento hegemônico, servil às conveniências comerciais e funcionário dos arranjos políticos tradicionais e conservadores.

Temerosa de ser apontada como informativo chapa-branca e evitando incidir nas obrigações tediosas do chamado “politicamente correto”, que de fato, a ser seguido à risca, torna tudo uniforme, sem criatividade e muito chato, a Agência Brasil acaba decalcando e reproduzindo a fórmula sebosa, conservadora e decadente da grande mídia comercial brasileira - metida a moderninha só nos gadgets tecnológicos que emprega.

Já se vê, pois, que a nossa estatal de notícias é uma agência sem nenhum caráter, mas essa constatação não tem nada de censura moral, e sim a de verificar que ainda não se conseguiu dar-lhe uma personalidade própria – mesmo que tenham transcorridos mais de seis anos de governo Lula.

E o pior: não se observa preocupação em buscar essa identidade cultural – pública e republicana – à empresa estatal de notícias e suas muitas emissoras. O caso da “gripe suína” é apenas uma expressão pálida, mínima e passageira da inconsistência da política lulista no campo das comunicações sociais do País. Tem muito mais, ou melhor, não tem quase nada.

......................

O texto deste post foi publicado aqui no último 7 de maio. Não adiantou nada, a Agência Brasil é refratária a qualquer alteração no seu jornalismo-funcionário-do-pensamento-hegemônico. É jogo duro. O lulismo de resultados fracassou completamente no quesito comunicação social. Mas será que quis mesmo modificar alguma coisa?

7 comentários:

Lucio disse...

Caro Feil, nunca vi você tão orientado pelas normatizações que a OMS determina. Fazer essa cruzada contra a Agência Brasil, pelo fato dela usar a nomenclatura "gripe suína" é por demais com todo respeito. De resto parabéns ao blog, ta sempre muito bom.

Cristóvão Feil disse...

Obrigado, Lucio.

Mas se você ler com atenção o post, verá que a gripe suína é lateral e acessória. O central, o decisivo é que a Agência Brasil não está sendo uma agência independente, republicana, autônoma, mas sim funcionária do pensamento hegemônico, na mesma linha da mídia oligárquica.
Este é o ponto, meu prezado Lucio.
Abç.

CF

Carlos Eduardo da Maia disse...

Isso é tipicamente estatal. Não há cobrança, não há eficiência e qualquer mexida na gestão é vista com desconfiança.

Renato de la Rocha disse...

A CNN tupiniquim, digo, a Globo News, continua falando em "gripe suína" em todos os seus programetes, sendo que o noticiário(?) "em cima da hora", todos os sabujos falam GRIPE SUÍNA. Basta ver para conferir que eles nem estão aí para os criadores de porcos, afinal, esses não pagam publicidade.

marcelo disse...

po..., feil, f...-se a nomenclatura. e a indústria da carne. Eu, com todo respeito, prefiro ler notícias sobre a gripe suína... a oms está preocupada com interesses não hegemônicos?
se quer fazer críticas a agencia brasil, por favor, faça a partir de outros exemplos..

e o vídeo do serra explicando como se pega a gripe suína, voce viu?

ta no meu blog: www.fazereacontecer.zip.net

Cristóvão Feil disse...

Caro Marcelo, quer fazer divulgação do seu invulgar e sensacional blog, solicite. Use aquelas palavrinhas mágicas.

Pega mal para você fazê-la (a divulgação) do modo como está fazendo.

Esse vídeo do Serra falando dos "pôrquinhos" foi ao ar aqui no blog DG há pelo menos dez dias.

Por favor, aqui ninguém usa bombachinhas, saiba disso.

Abç.

CF

marcelo disse...

feil, peço, por favor, que retire o meu comentario... eu não escrevi para fazer propaganda de p. nenhuma. ate porque nao tenho maior apreço por meu blog.. de fato leio sempre seu blog. se fui mal entendido por vc, desculpa, realmente queria discutir o merito. nao entendi a historia das bombachinhas... mas deixa pra lá...
de verdade, retire esse comentario, se pudesse ou soubesse retiraria eu... e não vi em seu blog o video do serra... se tivesse visto nao teria dito nada...

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo