Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sexta-feira, 4 de julho de 2008


Rádio suíça afirma que os reféns foram comprados e que tudo foi encenação

Dirigentes da guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) teriam recebido milhões de dólares para liberar a franco-colombiana Ingrid Betancourt e outros quatorze reféns, afirma a Rádio Suíça Romanda (RSR), uma emissora estatal.

"Os quinze reféns foram comprados na realidade a preço forte. Depois disso toda a operação foi uma encenação", afirmou a rádio pública.

Quase 20 milhões de dólares foram entregues aos seqüestradores, segundo a RSR, que cita uma "fonte ligada aos acontecimentos, confiável e testada em reiteradas ocasiões nos últimos anos".

A emissora acrescentou que os Estados Unidos estiveram na "origem da transação".

Nos últimos anos, a Suíça atuou ao lado de Espanha e França, a pedido do presidente colombiano Álvaro Uribe, em uma missão de mediação com as Farc.

Além de Betancourt, o Exército colombiano "libertou" na quarta-feira três agentes americanos e onze militares e policiais colombianos. A informação é da Agência France Press, divulgada agora pela manhã.

14 comentários:

Anônimo disse...

Uribe a rigor cumpriu com as exigências de resgate das Farc. Devolução da mercadoria só cash, 20milharinas verdes.

Anônimo disse...

Viva Hugo Chaves "el cagón".

Kayser disse...

Minha cunhada que mora na Colômbia já tinha me cantado esta pedra. Ela tinha me dito que o Uribe deve ter negociado com as Farc e pago pelo resgate (em dinheiro e/ou em troca de guerrilheiros presos).

Anônimo disse...

Ela está bonitinha, não parece que ficou um tempão na selva acorrentada, se usar pretinho básico até dá para tomar um wisquinho. O velho jeans de outros tempos até calçou legal. Essa tia foi bem tratada na selva por aqueles jovens guerrilheiros entediados.

Guilherme Mallet disse...

É muito estranho que os meios estejam tão voltados para a cobertura, mas estão mais preocupados com as FARC do que com a missão que na versão oficial teria sido algo cinematográfica. Se é a verdade, por que a falta de interesse em explicar a operação? Entraram na selva com um helicóptero e foram embora?

Anônimo disse...

tem uma coisa que esta doendo nos meus ouvidos a cada vez que ingrid se manifesta:
ela está muito conjunturada pra quem estava no meio do mato..
-sabe da briga de uribe, chaves e garcia.
-quer agradecer a lula pelos esforços em resgatá-la.

estranho..observe.

Anônimo disse...

tem uma coisa que esta doendo nos meus ouvidos a cada vez que ingrid se manifesta:
ela está muito conjunturada pra quem estava no meio do mato..
-sabe da briga de uribe, chaves e garcia.
-quer agradecer a lula pelos esforços em resgatá-la.

estranho..observe.

Anônimo disse...

Esse pessoal de esquerda radical (burra) sempre manifesta seus delírios persecutórios. Tudo que for contra o que acreditam cegamente é uma armação, um grande embuste...ora, abram os olhinhos...já é tempo.

Anônimo disse...

Assisti a um documentário agora há poucas horas atrás na GNT, canal 41, sobre a história de Ingrid, do dia do sequestro até o dia da libertação dela. O vídeo mostrava inclusive o dia das eleições na Colombia(ela já sequestrada), onde de onze candidatos, Uribe ficou em primeiro lugar com mais de 50% dos votos, e Ingrid, do Partido Verde Oxigênio em quinto lugar. Achei estranho que nos vídeos em que eram divulgados à familia, onde ela se dirigia à familia, ela sempre estava muito bem 'aparentemente', menos naquela última foto divulgada no mundo todo, onde ela aparece bem fragilizada e magrinha. Isso de fato dá margem a muitas interpretações...

Anônimo disse...

Caros amigos,

Das duas uma, ou as FARC foram de fato enganadas, para gáudio do Uribe e EUA, ou venderam a Ingrid. Na segunda hipótese, as FARC SÃO CAPITALISTAS. Venderam-se por 20 milhões...

No frigir de los uevos, os fins justificam os meios. A mulher tá livre, as FARC mais ricas e os otários ainda falando em socialismo e revolução na América Latina.

Anônimo disse...

Será? Ou é contra-propaganda? A esquerda fossilizada ainda acredita que há lugar para a luta armada para a conquista do poder.
Colômbia: um dos países que a Tradição Família e Propriedade - a famigerada TFP - tem poder. Falam que o Presidente Uribe é terciário da TFP. Caraca mano: ele reza terço no palácio presidencial. Membros do TFP circulam discretamente pelos corredores e gabinetes governamentais.
As Farcs já eram. Até Cuba, mano. Ícone da esquerda. Tá passando por operação plástica política. É isso aí gente. Jogo democrático. O povão tá cansado de violência. Falou o companheiro José Dirceu. As Farcs tem de sair do palco. Já tiveram sua vez. O que a galera assiste? Enterro da tática luta armada para conquista do poder. Sacou? Nora

Anônimo disse...

Ô Nora,

Só para ajudar. Quem no Brasil está acreditando emluta armada é a direita. Veja as milícias criadas no governo do Cesar Maia, com forte presença nas Baronetti da Zona Sul.

Claudio

Nivaldo disse...

ô Cláudinho. Meu querido. No Brasil, que vc acha das mílicias e do quebra-quebra, invade-invade do MST? Tu podes não concordar com a galera do TFP. Mas que eles fazem tudo direitinho, ah isso eles fazem. Um deles uma vez falou que o TFP faz tudo dentro da lei e da constituição. Cê conhece alguma outra organização de direita além do TFP? Que milícias do governo César Maia meu querido? Não é bando de oportunistas extorquindo o povão? O Estado não dá segurança prá gente. Aparecem os piratas do asfalto. Num mistura as coisas Claudinho. E procure estar melhor informado meu bem. Nora

Anônimo disse...

O Nora:

A TFP faz tudo certinho, bonitinho, que beleza Norinha! E se acha bem informada. E ainda tem um outro que diz que a TFP faz tudo dentro da lei e da constituição.

Só falta pesquisa na junta comercial!

Você ainda não tomou conhecimento das milicias e suas atividades no Rio de Janeiro?

Sabias que está preso um vereador e um deputado estadual foi indiciado por comandar as tais milicias. E que tais deputado e vereador são do circulo do Cesar Maia e por ele apoiados?

E o Caiado e seus ruralistas?

Norinha não me venha de burzeguim ao leito? como dizia o portugues da padaria.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo