Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

TV Globo quer um Itamaraty de vira-latas


O sabujismo diplomático foi formulado pelo Farol de Alexandria

Ontem à noite, consegui ver o Jornal Nacional da tevê Globo. Admito que se continuar cometendo essa imprudência, em poucos dias mais estarei definitivamente convertido ao lulismo de resultados. É inevitável, a estupidez da Globo provoca o efeito contrário ao pretendido por seus editores, joga o espectador nos braços gordinhos de Lula. Se o sujeito não for Homer Simpson ao-pé-da-letra, se tiver o lampejo mais adiantado - pouca coisa - que as governadoras Yeda Rorato e Sarah Palin, se não zurrar agudo e não andar de quatro, vira lulista no ato. Inverte-se, assim, a intenção original da Globo. [Aliás, suspeito que aí mora um dos motivos da popularidade exponencial de Lula.]

A tevê da família Marinho está atacando o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim. É que o ministro afirmou que o Brasil não vai reconhecer as eleições de Honduras, marcadas para o próximo domingo. Já o governo dos Estados Unidos defende que o reconhecimento do resultado das eleições presidenciais em Honduras pode ajudar a colocar um fim à crise política que se instalou no país desde a deposição de Zelaya, em 28 de junho passado.

Se vocês desconfiam que o presidente Lula é conciliador, tenham a mais absoluta certeza que o presidente Obama incorpora no fundo cavo de sua nobre alma a quintessência da própria conciliação. Obama está convicto que eleições, qualquer eleição, têm propriedades mágicas de "branquear" (a ótima expressão é de Marco Aurélio Garcia) a sujeira e a vileza de um golpe de Estado, como o golpe que foi desfechado contra Manuel Zelaya em Honduras, meses atrás. Obama acredita nisso porque quer proteger os interesses dos 10 ou 15 bilhões de dólares que empresas norte-americanas têm aplicados em Honduras, especialmente, em suspeitos business de maquiagem de mercadorias. Obama quer combinar variáveis inconciliáveis de interesses multitudinários: democracia formal com golpe sujo com eleições fake com investidores inescrupulosos com pose de detentor de Nobel da paz com anti-Bush com oligarquias fascistas centro-americanas... Quer harmonizar num bolo único dezoito ou setenta fios desencapados. Só isso.

O que a tevê Globo está propondo ao Itamaraty, da forma mais desavergonhada e vira-latas, é que o Brasil siga com subserviência e abnegação a política externa do Departamento de Estado dos EUA.

Quem é o formulador da política sabuja de acompanhar os Estados Unidos em todos os âmbitos da sua política externa? Ora, o nosso Farol de Alexandria, o príncipe dos sociólogos, o homem que estudou anos a fio o Rio Grande do Sul e jamais suspeitou que aqui tivesse havido um processo de revolução modernizadora, no final do século 19.

Dias atrás esteve no Brasil o chefe de Estado de um país emergente da Ásia, com um mercado de 70 milhões de pessoas, e a tevê Globo orientou os seus Homers espalhados pelo território brasileiro a manifestarem seu protesto contra o tal líder. Em Porto Alegre, eu vi uma dúzia de sionistas, se tanto, e o untuoso vereador Alceu Brasinha, atendendo o chamado da Globo. Fiquei comovido.

Essa é a política externa que a Globo e o Farol querem para o Brasil.

Não vejo mais a Globo. Caso contrário, daqui a pouco irei pendurar no peito um bótom com os dizeres: Volta Zé Dirceu!

Coisas da vida.

11 comentários:

Anônimo disse...

garanto que o unto$o bra$inha nem sabia o que estava acontecendo. o que ele entende é de aprovar construção de espigões de 200 andares dentro do guaiba. ele e seus comparsas.

Francisco Goulart disse...

A Globo contribui muito para a alta avaliação negativa que o Imperialismo Norte-Americano tem no Brasil.

Anônimo disse...

Por que sera que a globo tem tanto interesse em apoiar o golpe em Honduras e a posicao vergonhosa do eua?
Sera pq esse golpe foi so o test drive para que outros ocorram na America Latina,como num passado nao muito distante?
Sera que eles querem fazer um revival do golpe de 64 no Brasil qdo tiveram seus dias de apogeu?
Que a diplomacia brasileira siga firme na sua decisao,que é a correta!!

Anônimo disse...

O Zé já voltou. Esses dias ele estava entre os 200 convidados de uma recepção da Lilly Marinho.

DANIEL disse...

Parabéns Sr.Feil pela lucidez! Não somos submissos aos FARIZEUS!! GRAÇAS A DEUS !! OS FARIZEUS PERSEGUIRAM JESUS ATÉ O CALVÁRIO !! VIVA A NOSSA POLÍTICA EXTERNA HONRADA!!

Anônimo disse...

O "cãozinho" não tem culpa...

anti-vermes disse...

se nem cristão o cão é, como vai ter culpa?

Anônimo disse...

Cristovão, viste a baixaria que escreveram na folha de sp sobre o lula, tá lá no blog do azenha, é barra pesada a coisa. Abraços Marcelo J.

Anônimo disse...

não vejo a globo desde o milenio passado, e vivo muito bem.

Anônimo disse...

Peloamordedeus, Itamarati é com i, assim como Parati.

Tenham dó da nossa língua.

Anônimo disse...

Querido Tóia leia o Nascimento da BioPolitica de Foucault...Entenderás Lula! Meu abraço! Lúcia

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo