Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Mujica será eleito no Uruguai


Candidato governista lidera com 49,6% das intenções de voto

A três dias do segundo turno da eleição presidencial no Uruguai, o candidato governista José Mujica (Frente Ampla, centro-esquerda) mantém a dianteira nas pesquisas com 49,6% das intenções de voto, contra 42,1% de Luis Alberto Lacalle (Partido Nacional, direita). A informação foi tirada parcialmente da Folha, de hoje.

Analistas consultados pela Folha dão como certa a vitória do ex-guerrilheiro e senador Mujica, 75 anos, candidato do presidente Tabaré Vázquez, cuja gestão é aprovada por 70% da população.

"Lacalle não vence nem com os votos de todos os indecisos", afirmou Juan Doyenart, da Interconsult, responsável pela pesquisa que ouviu 900 pessoas de 19 a 22 de novembro. Votos em branco somam 3,8% e indecisos, 4,5%.

Para o cientista político Gerardo Caetano, o ex-presidente Lacalle (1990-1995), 68 anos, errou ao tentar vincular Mujica a um caso policial. "Houve efeito bumerangue", afirma. Tentou ainda outra estratégia, com tom emocional na propaganda e ênfase em uma ampla baixa de impostos, mas a mudança veio tarde, diz Caetano.

O clima de enfrentamento foi responsável pela ausência de debate durante o segundo turno - os candidatos não entraram em acordo sobre regras.

Outro revés na opinião pública para Lacalle, segundo Caetano, foi a revelação de que sua publicidade de TV usou sobras de imagens de campanha do deputado eleito na Argentina Francisco De Narváez. O ex-presidente contratou o mesmo publicitário do deputado argentino.

Já Mujica (foto) apostou em uma campanha discreta, com poucas entrevistas e aparições públicas, para evitar erros e garantir a vitória. O candidato da Frente Ampla recebeu nesta semana mensagem de apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi entregue pessoalmente pelo ex-governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra (PT).

6 comentários:

Milton Ribeiro disse...

Ótimo.

Anônimo disse...

E a zh furiosa com... Olívio.

É um prazer ver essa gentinha esbravejar.

Flics

marcelo disse...

ZH fez um pequeno interrogatório ao Olívio, que elegantemente se deu ao trabalho de responder.

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&newsID=a2729577.xml&channel=13&tipo=1&section=Geral

marcelo disse...

ZH em tom de deboche escreve ao introduzir seu pequeno interrogatório:

"E Olívio, presidente estadual do PT em fim de mandato, o que conta?"

Juliana Mesomo disse...

Lacalle foi à TV uruguaia "denunciar" que havia "homens públicos estrangeiros" cometendo ingerências nas eleições uruguaias...haha! Sem contar que o PT pagou dois ônibus para levar uruguaios de Porto Alegre pra votar em Montevideo... solidariedade internacional literalmente! achei ótimo.

Valeriobrl disse...

Vai ser um ótimo presidente!!
Parabéns Pepe!!

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo