Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Lamento informar: o governo Yeda ainda não é o nosso fundo-do-poço



PL 154 representa o quanto ainda podemos regredir no RS

Uma gracinha o editorial de Zero Hora, hoje. Parte dele, está aqui:

"Avanços ambientais dependem antes de mais nada de decisões de âmbito individual que, ao se somarem umas às outras, possam contribuir de alguma forma para um desenvolvimento capaz de conciliar progresso com preservação. É óbvio, porém, que os governantes têm um papel importante nesse aspecto e precisam se preocupar em definir políticas factíveis para esta área, que permitam crescimento seguro sem impor prejuízos irreversíveis para as futuras gerações".

ZH sugere - não afirma de forma categórica, porque pode pegar mal com os leitores-consumidores -, apenas sugere, que não precisa legislação ambiental, já que "avanços ambientais dependem antes de mais nada de decisões de âmbito individual".

Ora, sendo assim, também não precisa de legislação contra o trabalho escravo, os avanços nessa área dependem igualmente "antes de mais nada de decisões de âmbito individual". Sendo assim, não precisa de legislação que proíba e puna o ato de matar para roubar, os avanços nessa área dependem igualmente "antes de mais nada de decisões de âmbito individual". Estado? Para quê Estado? Cada pessoa de forma ordeira e civilizada, no âmbito de sua própria consciência individual, irá procurar construir o bem comum, respeitar os direitos do próximo e calcular o cumprimento estrito dos seus deveres.

O espírito de Polyanna moça de ZH é comovente. Mas enquanto ocupa suas páginas com essa conversa fiadíssima, não tem espaço para estampar o verdadeiro objeto de seu interesse na esfera ambiental e suas legislações pertinentes. Hoje, curiosamente, ao lado deste editorial rolando-leroso, há um pequeno artigo do deputado Luiz Carlos Heinze (PP) onde estão alinhados todos os motivos para a completa erradicação de toda e qualquer legislação ambiental no estado e na União. Outra peça que comove e aperta o coração da gente. Fica-se sabendo que o agronegócio será confiscado em 30% das suas terras e que logo logo não haverá mais comida na mesa dos brasileiros, que os "rurícolas" (como eles se denominam, aliás, o que será isso?) caminham a passos largos para a mais profunda miséria e desintegração moral. Só faltou o deputado Heinze informar o número bancário de uma conta-solidariedade para que a população passe a fazer donativos espontâneos a esses futuros párias brasileiros com o objetivo humanitário de minorar-lhes o infortúnio e a exclusão social.

Brincadeiras à parte, o que de fato paira, qual entidade fantasmática ronda esses discursos pela metade? O que querem expressar estes gestos confusos, esse claro-escuro entre a verdade e a negaça?

O que eles querem, seja ZH, seja esse deputado da direita, está grafado no Projeto de Lei 154/2009. O famigerado PL 154 foi gestado no ventre do atraso sulino e tem a paternidade da Farsul, do governo Yeda, seus aliados e apoiadores na Assembléia Legislativa, além, claro, das papeleiras, da mídia sulina e os predadores ambientais do estado.

Assim, o Rio Grande do Sul mostra que caminha na contramão da tendência mundial, enquanto os governos de todas os matizes ideológicos se preparam para se autoimpor novos limites ao desenvolvimento e à sustentabilidade, o nosso estado anuncia um aniquilamento geral e irrestrito na legislação ambiental, sendo que grande parte dela nem regulamentada está.


Então vocês achavam mesmo que o governo Yeda representa o ponto mais rebaixado a que pode chegar o Rio Grande do Sul? Ledo-ivo-engano!

É que vocês ainda não conhecem o que promete o PL 154. É o inverso da revolução castilhista, a hegemonia definitiva dos maragatos (agora quebrados e gangsterisados), quando o Rio Grande se transformar numa imensa (e deserta) Bagé - uma espécie de Mad-Max-guasca-apocalíptico.

Coisas da vida.

Foto-mosaico do filme Mad Max 2 (1981).

9 comentários:

Anônimo disse...

Eu juro de pés juntos que me debulhei em lágrimas enquanto lia o depoimento do Dep. Luis C. Heinze, foi tanta agua que tive de usar um balde embaixo do queixo. Muito triste isto, me lembra muito aquela novela O Salvador da Pátria, só que no plural. Abraços

Marimbondo Oveiro disse...

Feil, esqueceu de colocar o número da conta pra depositar uma grana pros coitados dos fazendeiros. Essa pobre gente ainda vai ter que trabalhar...

Anônimo disse...

Animais são comida, não amigos.

O homem vem antes de tudo

Anônimo disse...

viram a cara debochada do dublê de lumpén, vigário e moleque de recados da destrambelhada lá no blog do andré azevedo (zh)?
que bom de dar uma bifa bem dada nos dente dum fdp daqueles!!!!

Anônimo disse...

bah, imagina se os agropilantras tb. fossem forçados a pagar o que devem ao bb?
pobres coitados, rolou até uma lágrima aqui, snif...

Nelson Antônio Fazenda disse...

Resumindo: há espaço para piorar.
Com a palavra a gauchada - aqueles que fazemos parte da nação mais politizada do país, aqueles que nos apresentamos como bons de briga. Aqueles que, à exceção de alguns poucos gatos-pingados, nada estamos fazendo para nos contrapormos a essa coisa espúria que ousam qualificar como Governo do Estado.
Quanta pusilanimidade! Quanto comodismo!
A grande maioria só quer saber do "queromeu", de pegar sua parte no bolo. A grande maioria fica só olhando para seu umbigo. O seu mundo é esse; no máximo limita-se à porta do apartamento ou ao portão do pátio de sua casa.
Mas, a choradeira nunca falta. Estamos sempre reclamando contra governos e políticos corruptos, contra fncionários públicos preguiçosos, "contra Deus e meio mundo".
E...nada fazemos, enquanto a destruição campeia ao redor de todos.

marcelo disse...

Eu teria vergonha numa hora dessas de trabalhar na RBS. A maneira como esse jornal se vendeu está ai escancarada para todos verem. A que ponto chega um editor pra escrever uma coisa tosca dessas? Será que dorme de noite uma pessoa dessas? Esse editorial deveria entrar para a história como exemplo de irresponsabilidade da mídia. ZH mais uma vez debocha das pessoas, leitoras ou nao.

Cíntia Barenho disse...

Diante desses fatos que enquanto ambientalista e coordenação da APEDEMA-RS, estamos conclamando a todos e todas para aderirem ao MANIFESTO POR UM PROCESSO EFETIVAMENTE DEMOCRÁTICO NA DISCUSSÃO DO PL 154/09 – O PL da desproteção do Meio Ambiente Gaúcho
Além de que, nos ajudarem na mobilização contra esse atentado dos agrosacanas mau carateres...
Para conhecer o manifesto acesse: http://www.apedemars.org.br/ ou http://centrodeestudosambientais.wordpress.com

Anônimo disse...

Temos que nos preparar la Bruja no fim de seu (des)governo vai rifar o RS,a uma velocidade cada vez maior! A sociedade tem que tentar impedir o máximo possível das perdas que esta corja nos causou, causa e causará...

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo