Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Morre aos 100 anos o antropólogo Claude Lévi-Strauss


Autor da obra "Tristes Trópicos" morreu no sábado passado

O antropólogo Claude Lévi-Strauss, um dos intelectuais mais importantes do século 20, morreu no sábado passado aos 100 anos, informou hoje a editora Plon. A informação é da Agência Efe.

Lévi-Strauss influenciou de maneira decisiva a filosofia, a sociologia, a história e a teoria da literatura.

O intelectual nasceu em Bruxelas em 28 de novembro de 1908, de pais judeus e franceses. Estudou direito e filosofia na Universidade de Sorbonne, na França. Nos últimos anos, Lévi-Strauss viveu recolhido no apartamento que morou nos últimos 50 anos em Paris e recebia poucos amigos.

Lévi-Strauss iniciou seu grande projeto intelectual em 1934, quando foi convidado pela recém-fundada USP (Universidade de São Paulo) para lecionar sociologia.

O antropólogo viveu durante três anos no Brasil e fez várias excursões para o Centro-Oeste e o Norte do país e, em contato com índios cadiuéus, bororos e nambiquaras, começou a esboçar as bases do estruturalismo, corrente que revolucionaria a antropologia em meados do século 20.

As várias missões etnológicas e as experiências em Mato Grosso e na Amazônia foram contadas em seu terceiro livro, "Tristes Trópicos" (1955), também considerado uma espécie de autobiografia intelectual. As obras fundamentais foram lançadas bem depois de sua curta temporada no Brasil.

De volta a Paris, pouco antes do início da Segunda Guerra Mundial, foi convocado para combater em 1939, mas deu baixa por causa da origem judia.

Em 1941, se refugiou nos Estados Unidos, dando aulas em Nova York, onde conheceu o lingüista Roman Jakobson, que teve uma grande influência sobre seu pensamento.

Lévi-Straus notabilizou-se também por sua atenção entre as relações entre a cozinha e a cultura.

Na obra "Mitológicas" (1964-71), ele ilustra a oposição entre a natureza e a cultura, utilizando as noções de alimentos crus e cozidos, frescos e podres, molhados e queimados, por exemplo. Com isso, seria possível alcançar generalizações sobre o pensamento humano.

Os estudos de Lévi-Strauss contribuiram muito para a formação de uma consciência ambientalista no mundo.

4 comentários:

Anônimo disse...

E eu que pensei que ele era eterno. Tenho uma foto dele do início dos anos 80. De lá pra cá tinha mudado muito pouco. Grande figura humana e intelectual.
Marcos

elektrofossile disse...

Oh tempora, oh mores. Nos meus tempos de estudante combati este agora louvado intelectual "até a morte". Estruturalista e pulverizador da realidade, anti´-marxista.
O que não faz uma queda de um muro ...

udo disse...

Só vc acha isso eletro. Anti-marxista? Nunca ouvi falar disso.

elektrofossile disse...

Udo! Em khe planeta vc vive? Até Bourdieu desmontou L-S

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo