Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

A propósito da gangsterização crescente do Rio Grande



"Diz são Tomás – que se os príncipes tiram dos súbditos o que segundo justiça lhes é devido para conservação do bem comum, ainda que o executem com violência, não é rapina ou roubo. Porém, se os príncipes tomarem por violência o que se lhes não deve, é rapina e latrocínio. Donde se segue que estão obrigados à restituição como os ladrões, e que pecam tão mais gravemente que os mesmos ladrões, quanto é mais perigoso e mais comum o dano com que ofendem a justiça pública, de que eles estão postos por defensores"

Excerto do "Sermão do Bom Ladrão", Padre Antônio Vieira (1608-1697), jesuíta.

Foto: Palácio Piratini, em Porto Alegre, sede do Poder Executivo estadual. 

5 comentários:

Lucas Jerzy Portela disse...

vale lembrar:

1) Vieira era bahiano;

2) e desde ele, na Bahia, Jesuita significa "anarco-sindicalista anti-papal";

3) eu me criei num colégio jesuita bahiano. Isto é: humanista religioso, pluralista, teologia da libertação e ensinava Marx em aulas de religião da terceira série primária.

daí, tenho orgulho infinito disso. E adoro quando alguém involuntariamente aponta para a insubordinação multicultural da Bahia - terra onde na páscoa se faz banquete pra Oxossi mesmo em famílias da aristocracia branca, em que o Arcebispo se aconselha com mãe de santo, e em que ser Jesuita é ser anti-clerical.


Obrigado, Feil.

jorge disse...

Vieira nasceu em Portugal. Viveu, sim, na Bahia.

Anônimo disse...

Por favor, agora os jesuítas viraram referência? Aonde vamos parar? Anti-clerical, só pode ser piada. Trata-se de uma máfia fundamentalista cristã, o que aliás é uma tremenda redundância!

Licurgo

Lady Guga disse...

Licurgo, o bom é a véia, não?
A tua referência é a véia, não?
A tua referencia é o Bira Vermelho, não?

Fernando disse...

Quanta ignorancia, os jesuitas queimaram vivo Giordano Bruno (entre outros muitos), ameacaram torturar Galileu e foram expulsos do Japao por intolerancia sim. Isto nao quer dizer que tudo o que um jesuita diz esta' errado por ser dito por um jesuita. Por exemplo, o texto do padre Vieira me parece bem. E o maior absurdo e' achar que falar mal dos jesuitas e' defender a Yeda! Morri de rir. Patetico.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo