Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O discurso delirante do yedismo de fracassos



A fala da Fiergs
está carregada de violência simbólica

O hábito de viver isolado da sociedade de massas e da insegurança que a mesma acarreta têm provocado uma certa alienação suplementar nos indivíduos. Refiro-me aos indivíduos exclusivistas, os endinheirados, que moram em condomínios de segurança máxima, deslocam-se em veículos de vidraçaria negra, frequentam rodas existenciais e negociais tão reduzidas quanto seletas. Esses.

Entre esses, certamente está o presidente Paulo Fernandes Tigre, da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, Fiergs. Hoje, em artigo publicado no jornal Zero Hora, Tigre teve oportunidade de mostrar o quanto está alheio à realidade que o cerca. Para tanto, ele montou um discurso completamente artificial para representar a realidade, não para narrá-la, mas para substituí-la com palavras postiças, eufemismos, retóricas e outros rolando-lerismos nauseantes. A conversa fácil do presidente Tigre bóia no mesmo molho marrom onde foi gerado e nutrido o discurso do yedismo de fracassos.

O pensamento autônomo e a percepção consciente e politizada da realidade sul-rio-grandense sentem-se violentados com o discurso mecânico da propaganda yedista. Essa retórica é violenta, porque debochada. Supõe que está tratando com uma vara de porcos ou um rebanho de cordeiros. Implícito a esse blablablá tigre-yediano há um profundo desprezo pela cidadania e sua memória, porque é uma linguagem que induz ao esquecimento quando afirma que "esse é o momento de o Estado dar um salto, baseado no ensino de qualidade, na pesquisa e na tecnologia. [...] As condições estão postas para o Rio Grande ser reconhecido como o Estado da Inovação".

Como assim? Um estado - como o RS yedista - que ocupa o 24º lugar entre os demais em investimentos em educação básica, como pode investir (no luxo) de pesquisa e tecnologia? Onde estão esses recursos, presidente Tigre?

Já não se exige que o presidente da Fiergs vá censurar a governadora pela anomia administrativa do estado, nem pelo pântano moral no qual chafurda - mesmo porque a Fiergs é fiadora política do atual governo - mas esperar que o RS seja "reconhecido como o Estado da Inovação" já é um exagero imperdoável. Prova de severa alienação que pode abalar a própria saúde mental de seu desventurado portador.

Coisas da vida.

3 comentários:

Adir disse...

Essa parte desse excelente texto é de trucidar:

'A conversa fácil do presidente Tigre bóia no mesmo molho marrom onde foi gerado e nutrido o discurso do yedismo de fracassos.'

Nelson Antônio Fazenda disse...

Feil. Se eles não se elogiarem, para tentar engabelar ingênuos e/ou incautos, quem os elogiará?
Com sua arenga, Tigre faz pleno uso da velha máxima popular "Se eu não gavo, o Juca gava".

Anônimo disse...

Vanguarda do atraso. E mal-intencionada.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo