Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Por que Fogaça não reabilita Busatto?


Por que Yeda não reabilita Busatto?

É muito curioso o procedimento dos chamados comunicadores guascas acerca do caso Busatto-JJ. Ficaram indignados porque a militância petista reagiu contra aquilo que considerou uma nova ameaça de descaracterização do seu partido, já tão desfigurado em seu antigo perfil de vigor e combatividade. Julgaram que o PT, e somente o PT, deveria reempregar o bala-perdida do Cesar Busatto.

Mas por que o PT deveria fazê-lo? Logo o PT, que sofreu ao longo dos anos tantos e tão intensos revezes comandados indiretamente pelo renegado Busatto?

O senhor Cesar Busatto em priscas eras foi um militante de esquerda, mas por algum motivo que mora no seu estômago, sovaco, intestino, sei lá, ele achou por bem de pular o alambrado das concepções de mundo e se aninhou no quentinho da direita mais empedernida do Rio Grande, tendo inclusive um certo destaque entre seus novos camaradas, afinal, não se diz que em terra de cego, quem tem um olho é Napoleãozinho?

Muito bem, cabe então a seguinte questão: se Busatto está reabilitado, nada pesa contra ele, nem no Judiciário, nem no tribunal das consciências da direita guasca, por que então esta mesma direita não trata de empregá-lo novamente, seja no governo estadual, seja na prefeitura de Porto Alegre? Por que o PT é que tem que demonstrar tolerância, espírito flexível e bonomia com o senhor Busatto? Por que o “piratinável” José Fogaça não o chama novamente para ocupar funções relevantes na governança do Paço municipal?

Aguardamos (sentados) a manifestação dos atentos comunicadores guascas.

50 comentários:

Anônimo disse...

Por que não trabalha na Secretaria da Fazenda, já que é funcionário concursado, para fazer jus ao salário que recebe?

Anônimo disse...

Tinham é que caçar a filiação deste inconsequente prefeito de Canoas.

Fabrício Nunes disse...

Simples, Feil: porque, hoje, o PT se traduz na "direita moderna", capaz de acolher figuras como Cesar!, estremecido com os aliados de ontem por conta de "algumas indiscrições..." hehehe..


PS: parabéns pelo comentário. Pegou a mídia empresarial no fígado!

Anônimo disse...

BOTA ÊLE NA SECRETARIA DA FAZENDA PARA LIDAR COM O DINHEIRO É O QUE ÊLE MAIS GOSTA É DE ESTAR NO MEIO DO DINHEIRO !! ÊLE CONHECE SUA TURMA !! TAMBÉM PARABENIZO PELO COMENTÁRIO !! ÓTIMO !! BUSATTO É UM GANGSTER DISFARÇADO A SERVIÇO DA EXPLORAÇÃO DO DINHEIRO PÚBLICO !!

Carlos Eduardo da Maia disse...

Quem fez o convite ao Busatto foi o Jairo Jorge... Perguntem ao JJ que ontem justificou seu ponto de vista na ZH e no Correio.

Anônimo disse...

O PT necessita perseguir aliados caso contrário ficará somente na memória dos 16 anos. Tá certo que Jairo Jorge extrapolou com Busatto, mas ele e futuros governos petistas precisam de alianças com gente de fora do partido!

Carlos Eduardo da Maia disse...

Dessa vez eu fecho com o druida. O futuro do PT no RS é Jairo Jorge. Como disse o Obama ontem, fazer política é fazer aliança. Está mais do que na hora do RS ser mais convergente e acabar de vez com esse ranço de petismo e antipetismo. Vamos além... É assim, Panoramix, que vamos construir os necessários consensos.

Anônimo disse...

ALIANÇAS? MAS NÃO ALIANÇAS COM O BIABO, SEU MAIA-LACAIO-DO-CAPITALISMO!

Anônimo disse...

Essa de que esquerda "moderna e competente" é a que abdica da luta estratégica e de uma visão-de-classe - ou seja, que deixa de ser "esquerda" - é tão velha quanto o pós-modernismo político.

Quanto so Sr. JJ, deve procurar futuro em quem o acolha, possivelmente não mais no PT gaúcho... quem sabe o PPS...?!

Carlos Eduardo da Maia disse...

Luis, se o PT-RS tivesse a cara do Jairo Jorge eu -- e zilhões de pessoas -- seriamos eleitores do PT. Não há mais espaço, tendo em vista o tipo de sociedade que existe de fato, para lutas estratégicas e visões de classe, como se a dialética da vida moderna se resolvesse pela exclusiva divergência. A classe dominante hoje na sociedade mundial é a classe média, seus diversificados valores, suas complexas idiossincrasias. É ela, a classe média, que impõe a "pax romana" da cidade moderna, com seus mercados, suas vias de fluxos e refluxos e seus movimentos. E a esquerda continua perdida diante do labirinto da modernidade, porque insiste numa narrativa de confronto que não mais se justifica. E essa linguagem -- que era para ser materialista -- passou a ser idealista, como uma religião. O mundo inteiro se deu conta disso, mas certas aldeias gaulesas ainda resistem. E parece que o druida já está pensando melhor.

Anônimo disse...

Maia menos! Menos Maia! Já estas me deixando em posição difícil, quase insustentável. As alianças o próprio PT já sabe que devem ser feitas o problema é como!

Anônimo disse...

O Maia seria eleitor do PT se o PT fosse o PSDB...

Anônimo disse...

Maia-lacaio-do-capitalismo disse:

Blá-blá-blá... Blá-blá-blá...Blá-blá-blá...Blá-blá-blá...Blá-blá-blá...Blá-blá-blá...Blá-blá-blá...Blá-blá-blá...Blá-blá-blá...Blá-blá-blá...Blá-blá-blá...Blá-blá-blá...Blá-blá-blá...Blá-blá-blá...Blá-blá-blá...Blá-blá-blá...Blá-blá-blá...Blá-blá-blá...Blá-blá-blá...Blá-blá-blá...Blá-blá-blá...Blá-blá-blá...Blá-blá-blá...Blá-blá-blá...Blá-blá-blá...Blá-blá-blá...Blá-blá-blá...Blá-blá-blá...Blá-blá-blá...Blá-blá-blá...

Somente bobagens que nem ele próprio entende.

Anônimo disse...

Será que o Fogaça vai manter o Maia no cargo de polícia de blogues de esquerda quando a yeda sair?

Carlos Eduardo da Maia disse...

Panoramix, o PT, no âmbito federal, resolveu fazer alianças equivocadas com a banda podre do congresso nacional. Estão lá o Sarney e o Jader Barbalho. Não é esse tipo de aliança que deve ser feita. Eu ainda acredito que o Brasil ainda vai ter um governo de coalizão de centro esquerda. Vamos lutar para que isso ocorra.

Anônimo disse...

Essa discussão mais estratégica, feita seriamente, é sempre bem-vinda, mesmo que particularmente em mim não mudaria a opinião... entre eu o Sr. Olacir de Moraes, por exemplo, ou entre o Olívio e a Yeda, eu sei muito bem distinguir quem é "excludente"...

Anônimo disse...

quer dizer que um cara que "assume" (se assumisse realmente, pelo menos o Busatto seria mais honesto) que está bem desviar dinheiro público para sustentar partidos não é banda podre? Ah tá. O Maia é a centro-esquerda do PFL! Ops, democratas.

Anônimo disse...

Impressionante como gostam de atacar a pessoa do Maia. Ataquem suas ideias, com argumentos. Deruubem-no com conteúdo, e não com uma frase de crítica pessoal. Tem um geógrafo que se deu ao desplante de escrever "bla-bla-bla" e falar do "lacaio do capitalismo". Que fundamentação sólida! Certamento o Sr. Geógrafo vive numa caverna, recusa-se a acessar os bens que o capitalismo provém e acredita que deveríamos ser todos camponeses de subsistência, plantando para comer. Por ironia, ele acessa um blog que é fruto de uma empresa capitalista, escreve em uma máquina feita por capitalistas e, ao que parece, mantém um blog, o qual deve ter conteúdo tão letificante como seus comentários aqui.
Saudações
ZéMané

Anônimo disse...

Ah, Zé Maiané, fazendo exatamente o que criticas... Tuas críticas não são à maneira como criticam o Maiazémané, e sim ao conteúdo delas - ou seja, elas tem conteúdo, argumentos.

Anônimo disse...

PORQUE SEMPRE TEM UM BURRO DO PT PRA DAR UM TIRO NO PRÓPRIO PÉ

O PT É CAMPEÃO DISSO!!!

DEPOIS NÃO SABE PORQUE PERDE!!!!

Anônimo disse...

"MAIA-LACAIO-DO-CAPITALISMO"

Hahahahaha... não sei como o Maia aguenta.

Anônimo disse...

Agora o Maia-lacaio-do-capitalismo aranjou um defensor (pois o próprio não tá mem aí) o ZÉ-QUE-É-UM-MANÉ. Prá teu governo, Zézinho, já cansamos de argumentar com o jumento do Maia-lacaio-do-capitalismo, virou até chacota por aqui. Chega a ser patético os seus argumentos, por isso, não passa de blá-blá-blá, balela, papo furado, conversa prá boi dormir. Vivemos num mundo capitalista, é tão óbvio, que até um mané sabe disso. A crítica é ao modelo capitalista adotado que está levando a destruição do planeta e da humanidade (os pobres é claro). Tudo que está aí é fruto da inteligência do homem mas é, na maioria das vêzes, utilizado para matar, escravizar, ururpar, roubar, impôr, etc.
Se eu vivo nas cavernas, pelo menos vou me acostumando para quando o planeta entrar em colapso. Em suma, seu ZÉ-QUE-É-UM-MANÉ, vá defender o Maia-lacaio-do-capitalismo, que vocês se merecem. Ah! vá visitar o blog do Maia, lá sim está escrita toda a verdade, tudo muito "bunitim". Vai se catar!

Jean Scharlau disse...

Pimba, ProFeilsor! Acertaste nos bagos da direita guasca. Ao menos dizem que a direita guasca tem bagos. A esquerda guasca já sabíamos baguala, embora ultimamente ande se afrescalhando por demais. Torço para que não oPTe por uma operação transgênero, esta nossa canhota.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Tadinho do Geógrafo, decorou a cartilha catastrófica de um medíocre como o Meszarós e impõe a todos o cântico monocórdico da calamidade: Socialismo ou barbárie!!!

Anônimo disse...

"Dai a Cesar o que é de Cesar!"

Excelente texto, Feil.

Anônimo disse...

o Busatto é o novo zumbi da política guasca. Merece ir para Santa Maria da Boca do Monte e depois termirá a carreira em Restinga Seca.

Anônimo disse...

Tem gente que acredita que todos os bens e conhecimentos produzidos pela humanidade são fruto do capitalismo. Computador? foi o capitalismo que fez. Internet? o capitalismo inventou. Ovo frito? o capitalismo fritou. De onde vem os bebês? Do capitalismo. E os manés? da manelândia de mercado. Isso é que é religião... viva a religião delirante de mercado do Zé-mané!

Anônimo disse...

Se minha memória não estiver pifada, conheci o Busatto vendendo o Hora do Povo do MR8 há quase trinta anos e com pose ultraesquerdista...

Anônimo disse...

Parabéns cristóvão pelo post. A direita guasca precisa a todo o momento tentar desgastar o PT. E depois é o PT que é raivoso, sectário e outras "cocitas" mais. À propósito Mr. Maia, por que não sugere o Busatto para a sua amiga Yeda recontratá-lo. Por que tem que ser o PT?

Anônimo disse...

Tens razão Maia-lacaio-do-capitalismo, essa história de colapso ambiental é pura balela. Somente um cego, como tu, não vê que a barbárie já está aí. Vamos continuar tudo como está, para o bem do mercado, claro. A humanidade já consome 40% a mais do a terra pode recompor. O aquecimento global, intensificado pela queima dos combustíveis fósseis, já fez subir em um grau a temperatuta dos oceanos e está destruindo os corais, berço de milhares de espécies que, mais tarde serviriam de alimento, está fazendo sumir ilhas (Tuvalú já era) e vai inundar milhares de km2 de terras agricultáveis. A concentração de CO2 já chegou ao ponto crítico (360 ppm), o que desencadeará consequências imprevisiveis ao clima do planeta . Sem falar na água, onde mais de 2 bilhões já estão sofrendo com sua falta, até 2025 serão 4 bilhões. Rios, lagos e, até mesmo oceanos estão poluídos com a extinção de milhares de espécies. Mas isso tudo é discurso oco, né seu Maia-lacaio-do-capitalismo, o que importa é que os ricos vão sobreviver. Sem falar nas florestas derrubadas, sem falar nas guerras, que destóem o ambiente, contaminando com matais radioativos e elementos químicos que levam séculos para serem absorvidos. Teria mais FATOS para enumerar, mas não adianta, tua cabeça não chega lá, pois são necessários pelo menos dois neurônios para entender isso. Mas todas as provas já apresentadas, não passam de uma “cartilha catastrófica”. “Tadinho do geógrafo” não seu Maia-lacaio-do-capitalismo, tadinha da crianças, que vão herdar um mundo cinza, quente, inóspito, nós já estaremos mortos.

E o que importa? Que se foda o planeta, as pessoas, a vida. O que importa, prá ti são os “números”, pena... Mas eu sei, que lá no fundo, bem lá no fundo, bem escondidinho, tú és um cara legal, somente te vendestes, bem baratinho, com certeza. Não foram trinta dinheiros?

Anônimo disse...

Concordo, Marioangel. E temos outro dilema, Marioangel: a persistir esse ritmo de crescimento, em 2050 serão 25bilhões de habitantes. Ou seja, muitos Maias nascerão para reproduzir a falsa idéia do caos ambiental.

Anônimo disse...

Rendo-me à sagacidade intelectual do giógrafo. Sua argumentação sólida e embasada realmente prova que o socialismo de Estado é a única saída e que os porcos capitalistas são exatamente isso, porcos. Viva Stalin, viva o paredón!!
KKKKKKKKKKK
ZéMané

Anônimo disse...

Não disse, O Maia-lacaio-do-capitalismo arrajou um defensor:

O ZÉ-QUE-É-UM-MANÉ

Além de ser mané, não entende o que lê: é burro (nada contra os muares).

Carlos Eduardo da Maia disse...

Uma das coisas mais interessantes do mundo em que vivemos é a liberdade de idéias e de opção econômica e política. Mas essa liberdade também tem seus limites. Um deles é em relação ao meio ambiente que deve ser respeitado e preservado. Por isso é necessário sempre um Estado fiscalizador e responsável para coibir os abusos. Estou dizendo isso para demonstrar que existem meios termos, existem opções mais sensatas do que as do radicalismo. Enganam-se aqueles que acham que o mundo capitalista que estamos embutidos é feito integralmente de lixo. Isso não é verdade. Mas a humanidade, por outro lado, pode virar lixo se o meio ambiente não for respeitado. Por isso, a vida da humanidade e na humanidade deve ser pautada por uma agenda de respeito e equilíbrio, de sensatez e prudência. É exatamente esse caminho de tolerância que falta aos radicais de direita e de esquerda.

Anônimo disse...

e a cadela demente acaba de dizer que quer o tal de avião pra "brilhar" em reunião de governador.
é dose!!!

Anônimo disse...

Vem cá, esse textinho aí de cima é composição de quarta-série? Bom, o professor pediria que o aluninho explicassse o que pode querere dizer "a vida da humanidade e na humanidade"?

Anônimo disse...

Belém tá sentindo tua falta, giógrifo. Aproveita que dá tempo de ir lá mamar um pouco na grana federal.

Anônimo disse...

O Zé-que-é-um-mané, não assina mais?

Agora é só "anônimo"?

Ficou brabinho, ficou bebezinho?

quá quá quá...

Anônimo disse...

O prefeito de Pelotas, Sr. Fetter Jr, quer trazer o Busatto para cá. Seria bom que ele viesse à noite e de carro pela RS 471, aquela que seus amigos do DAER dizem ter um viadutro muito seguro no entroncamento com a BR 392.
Fernando Paim

Anônimo disse...

O zé mané é o próprio Maia, afinal se ninguém defende a mala, ele cria um indivíduo virtual para defendê-lo.

Milton V.

Anônimo disse...

Este facista do Maia nao aprende, justifica e defende qualquer ato da direita. Tenta justificar o caso do Meliante Bussatto comparando com a "banda podre" que o gov. federal se aliou, vamos lembrar ao amnésico seletivo do Maia que estes da banda podre estão no partido da Yeda ou que apoia a Yeda e portanto sao farinha do mesmo saco,. Ele que guarde a conversa mole da RBSenhjo p de que o PMDB daqui é diferente do de Lá para os incautos.
Onde está o Ministerio Publico para porcessar o Bussatto - que fugiu para os EUA - quando o mesmo quis comprara o siencio de alguns?
Com que dinheiro este senhor o porque permaneceu 45 dias no exterios? Se o mesmo é um santo porque nao está no gabinete da Yeda ?
Maia, voce é um coitado....tenh pena..

Anônimo disse...

PT nao é psdb, fizeram m. empobreceram um monte de gente nas bolsas e com suas administraçoes desastradas e incompetentes, deveriam ser presos, e agora estao querendo ser amiguinhos!!!

Querem é "COMOçAAAAOOOO"!!!


Vem, Vem, Vem, Vem com Galo Missioneiro!!!

Carlos Eduardo da Maia disse...

Grazziotin, please, qual o dinheiro que financia as viagens e os spas do companheiro Zé Dirceu? Alguém paga essa conta, porque ele não tem dinheiro para isso. Malandragem, falcatrua e corrupção são palavras que não estão apenas nos dicionários da direita. Essas picaretagens existem, também, nas agendas, nas reuniões dos partidos de esquerda. O PT, na época do Olívio, pediu para que a polícia fizesse vista grossa à banda podre do jogo do bicho. Isso é fato. Isso está gravado e o dono da voz é um amigo íntimo e oculto do ex companheiro governador. Ninguém é santo na história da política do RS e do Brasil. Quando a esquerda brasileira - finalmente - conseguir superar suas crises de identidade, tal como já fez a esquerda européia, a gente vai poder conversar melhor....Agora tá difícil, porque as linguagens definitivamente não se sintonizam. O Feil foi para Davos????

Carlos Eduardo da Maia disse...

Só para lembrar, o Miguel, o Grazziotin é um daquelas poucas pessoas no mundo que apoia os atos "revolucionários" das FARC e eu que sou o fascista. Hoje o Contardo, o Calligaris, aquele psicanalista, escreveu um artigo interessante sobre o caso Cesare Battisti. Diz ele:

"O que mais fere os italianos é a ideia de que, segundo o Brasil, Battisti, voltando para a Itália, correria perigo de vida; como se o Estado italiano fosse um bandido, pronto a eliminar restos incômodos de seu passado. Há, nessa ideia brasileira, uma projeção: nos anos 70, a Itália teria sido uma ditadura, como o Brasil. Essa visão da Itália, além de errada, é cúmplice do próprio ideário dos anos de chumbo. Pois, nos anos 70, foi graças à visão de um Estado bandido que os terroristas italianos, de esquerda e de direita, justificaram seu ódio pelo que lhes parecia ser a "mediocridade" democrática.

Neofascistas ou "revolucionários", eram adolescentes enlouquecidos que queriam vidas e mortes "extraordinárias". Atiravam em sindicalistas e comerciantes ou colocavam bombas nos trens para acabar com a "normalidade" cotidiana que receavam para seu próprio futuro; e juravam que era para lutar contra a opressão do Estado. Hoje, é possível dizer que a Itália ganhou a guerra dos anos de chumbo: a jovem República se manteve sem deixar de ser um Estado de Direito."

Anônimo disse...

O PT tem que fazer alianças, sim, mas problema é como e com quem!
Busatto foi rejeitado por nós do PT não apenas pelo que é, mas pelo símbolismo que representa! Fosse um economista liberal autêntico, sem vínculos afetivo/partidários c/ Britto e Yeda, ainda se engoliria, mas não foi o caso.

Anônimo disse...

Maia, dependendo do caso, o estado italiano pode ser bandido, sim. Depois que o Papa João paulo I foi assassinado dentro do Vaticano, não há mais estado santo.

Anônimo disse...

"JJ" seria "jeitinho jeitoso"?

Anônimo disse...

Pois é Feil!
Eu conheci o Bussato no MR8.
Subia nas cadeiras, pulava "muros", etc...etc...na Ladeira.
No Sindicato dos Bancários no final dos anos 70, inicio dos 80...lá estava ele peleando pelo MR8 nas eleições sindicais e Fortunatti também, em outra tchurma!
Quando olho para eles... não "entendo" mais nada, faz tempo!

Anônimo disse...

Vocês tão dando muita asa pra este Maia.
A partir dos episódios em Gaza não tinha ficado combinado que tipos como ele seriam proscritos???

Anônimo disse...

Dona SUSI ! ÊLES ARREDONDARAM PARA A DIREITA ULTRAPASSADA !! OS MEDONHOS DO DINHEIRO PÚBLICO !! A TURMA DO DETRAN TÁ POR AÍ PROCURANDO CARNIÇA !! JUSTIÇA ! POR FAVOR VIGIEM ESSA QUADRILHA !! ELA PERIGOSA PARA NÓS GAÚCHOS !!

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo