Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Fórum Social Mundial começa em uma semana



Grandes temas serão debatidos no coração da Amazônia

A crise econômica mundial, os problemas ambientais e a situação das minorias que habitam a Amazônia devem dominar as discussões do Fórum Social Mundial (FSM), que começa na próxima terça-feira, dia 27/1, em Belém (PA).

Essa é a nona edição do evento que acontece anualmente desde 2001.O FSM é realizado sempre em janeiro na mesma data em que na Suíça ocorre o Fórum Econômico Mundial de Davos. É por essa razão que no início era conhecido com anti-Davos.

A Carta de Princípios do Fórum define o evento como "um espaço aberto de encontro para o aprofundamento da reflexão, voltado para o debate democrático de idéias e a formulação de propostas para superar o processo de empobrecimento gerado pela globalização”. A primeira edição foi realiza em 2001, em Porto Alegre (RS).

A capital gaúcha foi sede do FSM também em 2002, 2003 e 2005. Em 2004, a quarta edição do evento ocorreu na Índia. Em 2006, o Fórum foi realizado em três países simultaneamente: Mali (África), Paquistão (Ásia) e Venezuela (América). Em 2007, voltou a ser centralizado, dessa vez no Quênia (África).

Em 2008, o Fórum foi transformado em um Dia de Ação de Mobilização Global, realizado em 26 de janeiro em mais de 80 países, com cerca de 800 atividades e manifestações auto-gestionadas.O número de participantes cresce a cada edição.

A expectativa para esse ano é que Belém receba 120 mil participantes. Na primeira edição, em 2001, foram 20 mil participantes. Nas duas seguintes o evento reuniu respectivamente 50 mil e 100 mil pessoas. O recorde foi em 2005, em Porto Alegre, com 155 mil participantes.

O Fórum Social Mundial é organizado por um comitê internacional formado por organizações da sociedade civil e movimentos sociais de todo o planeta. Sob o slogan “um outro mundo é possível”, o evento é considerado “altermundista”, já que busca uma nova ordem econômica e social para todo o planeta. A informação é da Agência Brasil.
....................

É de lamentar que o portal web do FSM 2009 (http://www.forumsocialmundial.org.br) esteja operando de forma tão precária: trava a todo o momento, apresenta inúmeros erros e falhas no carregamento das páginas.

Certamente é mais fácil e rápido navegar pelos pequenos rios e igarapés da Amazônia do que navegar pelo portal oficial do Fórum 2009.

6 comentários:

Anônimo disse...

Faltou crase no "assistindo a posse de Obama".

Anônimo disse...

http://www.fsm2009amazonia.org.br/

Essa é a página do FSM - Amazônia 2009. Funciona um pouco melhor que a que você sugeriu, que pertence à organização geral dos fóruns.

Abraços!

Anônimo disse...

Sim, faltou crase, anônimo.

Mas já foi recuperada.

Obrigado!

CF

Anônimo disse...

Feil, Estaremos organizando no FSM, dia 30/01 uma atividade com o prof. Paul Singer sobre sua obra, "Uma utopia militante- Repensando o socialismo, que desenvolve a tese do papel da Economia SOlidária na construção do socialismo. O cartaz está em www.economiasocialistads.blogspot.com

Anônimo disse...

Só quero ver se vão servir carne nas refeições.

Anônimo disse...

Pmarkes, mande o material.

Abç.

CF

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo