Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

"A vida é um sopro" - o documentário



Documentário de 90 minutos sobre a vida do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer (Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 1907 — Rio de Janeiro, 5 de dezembro de 2012).

Um comentário:

Anônimo disse...

Documentário fantástico. Aliás, lembro de uma história sobre o Niemeyer, ocorrida logo após o Golpe cicil-militar de 1964:

Ele estava fora do Brasil quando ocorreu o Golpe de 1964. Aí, quando voltou, foi interrogado por um coronel do exército. Afinal, todos sabiam que ele era comunista. Mas o problema é que ele já era mundialmente famoso, e os gorilas não podiam botar a mão nele. Aí o Coronel "preparou" a pergunta informando que haviam quebrado o sigilo bancário de Niemeyer e descobriram vultosa transferência de dólares recente. E tentaram incriminar ele, com aquela velha história do "ouro de Moscou".

"O Sr. pode explicar a origem desse dinheiro Dr. Oscar?". "Posso sim, coronel, ganhei dando o cu em Paris", respondeu o arquiteto comunista. O Coronel tentou engrossar, pediu respeito, deu ordem para o Sargento não transcerver a declaração etc.

Oscar Niemeyr disse que não assinaria o depoimento se a declaração não constasse textualmente. O resultado foi que o interrogatório acabou ali mesmo.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo