Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Candidatura própria se fortalece no PT de Porto Alegre


Nota Política de Tendências e Militantes

A tese da candidatura própria do PT de Porto Alegre é hoje uma realidade vitoriosa. Estivemos junto com o PT municipal, através da sua direção e com a base partidária, desencadeando um processo de debate de conjuntura e diretrizes programáticas que afirmou a necessidade e a legitimidade da candidatura do PT.

Defendemos sempre a unidade partidária, através de um processo de debate e diálogo internos, para construir a nossa candidatura à prefeitura de Porto Alegre de maneira consensual, evitando a realização de prévias.

Neste sentido, o companheiro Raul Pont colocou o seu nome a disposição do Partido para fortalecer a tese da candidatura própria, dando densidade política à tese e para construir a unidade partidária e a busca do consenso, condição para uma campanha vitoriosa.

No início do mês de outubro tivemos um ato a favor da candidatura própria quando a militância do PT, em pleno horário de meio-dia, superlotou o auditório da sede municipal, apontando que o PT não podia abrir mão do seu protagonismo nas eleições 2012. No final de outubro, uma plenária com mais de 800 militantes e simpatizantes do Partido não deixou dúvidas, aclamou e consagrou a tese da candidatura própria.

A base partidária não concorda com o PT ser vice num papel de coadjuvante a exemplo do que já ocorre no Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Um Partido que tem a maior bancada na Câmara de Vereadores e as maiores Bancadas Estadual e Federal e uma inserção reconhecida nos diversos movimentos sociais não pode virar as costas para isso. Por isso, entendemos que o Partido não pode abrir mão do seu papel central e protagonista, que construiu quando por 16 anos governou a capital, acumulando ricas e variadas experiências de gestão e participação popular. Através das políticas públicas definidas com o Orçamento Participativo, os conselhos setoriais, os movimentos sociais e de quatro congressos da cidade, construiu resultados importantes na melhoria da qualidade de vida da população e na construção da cidadania. A realização do Fórum Social Mundial, em Porto alegre, é um exemplo emblemático da importância da nossa gestão na cidade para o mundo.

Portanto, a candidatura do PT a Prefeitura de Porto Alegre não é uma invenção de uma cúpula partidária. A tese da candidatura própria é a expressão política e social da militância partidária e da sociedade.  Agora, queremos resgatar este acúmulo e construir o futuro da nossa cidade, implementando um programa de governo com desenvolvimento econômico e social ambientalmente sustentável com democracia participativa e popular. Conceitos esses, que estiveram expressos e foram vitoriosos em lutas recentes ocorridas na cidade, que combinaram a luta por direito à moradia digna com a preservação da natureza.

Por tudo isto, reafirmamos a tese vitoriosa da candidatura própria com unidade partidária e inscrevemos o companheiro Raul Pont como pré-candidato do Partido a Prefeito de Porto Alegre, para a decisão do encontro municipal do PT no dia 3 de dezembro.

“A vitória do PT em Porto Alegre passa por um amplo debate com a militância partidária e com a população na construção de um programa de governo democrático e popular, buscando a constituição de uma política de alianças no campo popular e com os movimentos sociais” (Carta a Porto Alegre).

Porto Alegre, 16 de novembro de 2011

Assinam: Democracia Socialista, Esquerda Democrática, PT Amplo e Democrático e outros militantes do PT
Foto do evento de hoje na sede do PT de Porto Alegre

5 comentários:

Ary disse...

Espero que não haja prévias. Considero uma aventura politicamente perigosa alguém disputar a indicação com o Raul. Vide o caso Maria do Rosário.

Ary disse...

Em relação à foto-legenda, uma história: A do quase extinto povo da Ilha de Páscoa que, após dizimar a natureza, praticaram o canibalismo quase até a extinção. Não estamos longe disso, afinal, não é de hoje que "comemos o fígado uns dos outros".

Remindo disse...

Acho arriscado o PT ir contra o Fortunatti e a Manuela. O problema é o segundo turno, contra o candidato do PDT ou contra ca andidata do PCdoB, seja quem for o adversário, provavelmente o PT estará sem as alianças que levaram o Tarso a vencer. Vai ser todo mundo contra o candidato do PT, que deverá ser o Pont. Como petista cumpridor de seus deveres votarei no cachorrão.

Francisco Goulart disse...

As duas candidaturas apresentadas sem dúvida representam o processo de renovação natural de um partido político.

Daniel disse...

Raul Pont? Aquele que apoiou o aumento da contribuição previdenciária de trabalhadores e não dá um pio sobre o auxílio-moradia recebido pelos detentores dos maiores salários do estado (juízes e promotores)? E ainda teve a desfaçatez de dizer que o fez em nome do socialismo?

Antes nulo. A conta virá.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo