Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Frota da Petrobras está sendo privatizada



A Petrobrás, com apenas 10% do negócio, junto com os fundos de pensão (Previ, Petros, Funcef e Valia) e os bancos Bradesco e Santander, somando os outros 90%, formaram a empresa Sete Brasil, com o objetivo inicial de construir as sondas necessárias à exploração do petróleo do pré-sal pela Petrobrás.


Acontece que agora, além de construir as sondas, a Petrobrás pretende repassar à Sete Brasil os 49 navios contratados pelo PROMEF (Programa de Modernização e Expansão da Frota da Petrobrás). Na prática, isto significará a privatização do programa, que foi carro chefe da campanha eleitoral da presidenta Dilma Rousseff, visto que além de repassar a esta nova empresa a responsabilidade pela construção, também repassará a propriedade destes ativos.


Os problemas políticos não param por aí, pois todos os riscos do PROMEF já foram superados, como a revitalização dos estaleiros existentes e a construção do estaleiro Atlântico Sul, o financiamento garantido pelo Fundo da Marinha Mercante e pelo BNDES, com juros subsidiados e prazos bem maiores do que os praticados pelo mercado, além do fato de que as tarifas a serem pagas à Petrobrás no afretamento serão maiores, para remunerar o capital desta nova empresa formada por banqueiros.


No caso concreto de se confirmar a doação dos contratos do PROMEF para a Sete Brasil, a frota da Transpetro passará novamente a caminhar para a curva da morte, visto que os navios que possui são em sua grande maioria de casco simples e que por força de lei serão obrigados a deixar de navegar.


A Petrobrás passará a ser a única empresa de petróleo que não terá frota própria para transportar seu negócio, o petróleo.


Rio de Janeiro, 16 de junho de 2011


Nota de protesto do Fórum do Setor Naval do Rio de Janeiro, formado pelas seguintes entidades:


CUT-RJ
CTB
Força Sindical
CNM-CUT
Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro
Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói
Sindicato dos Metalúrgicos de São Gonçalo
Sindicato dos Metalúrgicos de Angra dos Reis

5 comentários:

Marcelo Sperling disse...

quem diria, depois de a Dilma massacrar o Serra nos debates sempre em torno do tema das privatizacoes. O que está acontecendo, hein?!

Nelson disse...

A guinada do governo Dilma para a direita é evidente. Não à toa, ela andou rasgando elogios a FHC.
Deprimente.

Cezar disse...

Pela segunda vez consecutiva o Conselho de Administração da Petrobrás rejeitou o plano de investimentos da companhia para 2011-2015. Presidido pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, o conselho rechaçou também a proposta da estatal de repassar à empresa privada Sete Brasil os contratos do programa de modernização da frota petroleira.

Cezar disse...

Não tem privatização nehuma Isso é lorota

Omar disse...

Não tá +.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo