Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Explicando a dívida grega (e global)



“Debtocracy - Χρεοκρατία - Debitocracia"

É um documentário realizado em 2011 pelos jornalistas gregos Katerina Kitidi e Ari Hatzistefanou. Foi distribuído livremente pela internet, com a intenção de analisar as causas da crise e da dívida na Grécia – de resto, hoje, uma crise europeia e global. 


O filme propõem soluções que tanto o governo grego quanto os meios de comunicação dominantes ignoram e ocultam, a saber: imediata convocação de um comitê popular para auditar a dívida do país, e não-pagamento de dívida derivada de corrupção financeira.    

Duração: 1h14min

Legendas em espanhol. 

8 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

A Grécia recebeu dinheiro (sobretudo público) de outros países (europeus) e não fez o que deveria fazer: racionalizar os gastos públicos, gerenciar com responsabilidade fiscal e arrumar a estrutura administrativa do estado. Nada disso a Grécia fez, porque recebia valores consideráveis de seus parceiros, mas evitou de fazer a lição de casa. Hoje a Grécia paga o preço de sua omissão. O problema da Grécia não se resume ao simplismo demagógico de auditar a dívida.

Juarez Prieb disse...

O Maia pensa que os outros são idiotas. Ele acaba de fazer uma auditoria simplista da dívida grega e não quer que o povo grego faça a sua auditoria profunda da crise grega.

Cohn-Bendit, agora deputado no parlamento europeu, disse tudo, vários países, inclusive a Inglaterra, a França e a Alemanha, emprestaram dinheiro grosso para a Grécia para financiar a compra de armamento e aviões de caça deles próprios. Vc acha Maia que esses não merecem um calote? Por acaso isso não é corrupção disfarçada de troca comercial "legalizada" pelo Parlamento grego?

Rocco disse...

Voltaram os Trolls maias. Tá na cara que ele não assistiu ao vídeo, fica lendo coisinhas por aí. A Grécia, como tantos outros países, fez exatamente o "dever de casa" que a professora do neoliberalismo mandou, mas quando dá errado, ninguém é responsável. Aliás, onde deu certo? Rússia, Irlanda, Espanha, Portugal, Reino Unido, a lista seria interminável. Ah, e o Brasil do FHC, com nossa telefonia ruim e mais cara do mundo, e o RS da Yeda, que não investiu nada em educação e agora está 'saneado'. Faz-me rir...

Callado - SP disse...

e a gestão tucana neoliberal de SP, a ex-locomotiva do Brasil, cujo PIB cai ano a ano, depois de quase 20 anos de governos neoliberais. Hoje o paulistano está fugindo da sua cidade, ninguém mais aguenta a falta dos mais elementares serviços públicos.

Anônimo disse...

Telefonia boa era aquela do tempo da CRT. Como era bom passar a noite na fila para poder comprar uma linha. Podia-se conhecer pessoas novas, comer pipocas colocar as fofocas em dia. Além disto comprar telefone deva status já que poucos conseguiam. Naquele tempo com certeza a telefonia era melhor.

Memória disse...

Tem mal-intencionado pra sofismar tudo, mesmo.

Quer dizer que porque antes era ruim, a solução que alguns encontraram, que os deixou ricos e construiu o péssimo serviço que temos, o mais caro do mundo, foi boa? Esses são os mesmo que, ao se deparar com as cômicas estradas pedagiadas, dizem: "Mas tu te lembras de como era isto antes do pedágio?"

Ou seja, eu tenho que optar pela corrupção dos militares (Mário Andreazza e seus comparsas) e a privataria neoliberal.

Descupem a falta de originalidade, mas com a mesmice, ela não é possível: é o tal de bode na sala.

Anônimo disse...

Memória só pra aviventar a tua memória, se a telefonia está ruim e é culpa do FHC porque em 10 longos anos o PT resolveu. Se forem resolver, só não vale repassar para o Estado ou melhor para os cumpanheiros chegados em boquinhas.

Anônimo disse...

"A Grécia [...] evitou de fazer [sic!!!] a lição de casa."
Pois é, nem a regência verbal o "Maia" acerta... rssssss

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo