Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sexta-feira, 10 de junho de 2011

A Copa de 2014 e a limpeza imobiliária dos que atravancam os negócios



"Aqui no Rio de Janeiro estamos passando por um processo crítico de total desrespeito à legislação urbana, em função das obras para a Copa e Olimpíada. Coisas muito semelhantes estão acontecendo ai em Porto Alegre, como remoções de pessoas (exclusivamente de baixo poder aquisitivo), mandando-as para os confins mais afastados da cidade para deixar a paisagem das áreas centrais "limpas".


A pobreza está deixando de ser tratada como problema social e se tornando só uma questão paisagística a ser resolvida com remoções. Isso está documentado em consultorias que a prefeitura do Rio encomendou de planejadores urbanos de Barcelona (ou seja, é legitimado pelo Estado), e está acontecendo também em várias cidades por onde ocorrerão os megaeventos.


Segue anexa uma fotografia que uma aluna minha tirou, no Rio de Janeiro (da localidade de Campinho, entre Madureira e Cascadura), que ilustra um pouco dos conflitos urbanos que estão acontecendo em função do território de exceção que se instaurou por aqui.


Os movimentos organizados aqui no Rio (e aí em Porto Alegre também) estão preocupados e esperançosos em função da quase inexistente repercussão que estão tendo os despejos e os conflitos que estão acontecendo (pois são abafados pelo furor em função dos jogos e pela expectativa de investimentos que as cidades vão receber - esquecendo das dívidas que estas cidades estão contraindo com infraestrutura que só vai servir para os grandes investidores, à custa do erário público)".


Carla Hirt, professora universitária


Fotografia de Alessandra Migueis

6 comentários:

José disse...

Ora gente. Por muito menos o capitalismo segrega, discrimina e até mata. Aqui como no RJ, criaram um "regime de exceção" para burlar a lei e aos direitos humanos, fazendo uma limpeza social por onde passará o concreto , o asfalto e as redentoras obras a espera dos mega eventos que tanto dinheiro propciciará aos já ricos e com muito poder. Há que se fazer um movimento de conscientização, principalmente para as pessoas simples do povo que ignoram a violência sobre seus comuns e que apóiam as obras faraônicas pois entendem que essas lhes rendem trabalho e beleza para a cidade.São concepções assimiladas, construídas pela mídia capitalista.

Marcelo Delfino disse...

Uma correção: Campinho não fica exatamente entre Madureira e Cascadura. Fica ao sul de Madureira e a oeste de Cascadura. Não há bairro nenhum entre Cascadura e Madureira.

No que diz respeito à gestão do prefeito paespalhão, 2014 está chegando. E a população pobre removida pelas remoções ditatoriais por conta da Copa e das Olim Piadas cobrará sua fatura também da coalizão lulo-dilmo-esquerdista, que também apóia o prefeito e seu guru governador do Estado.

Carlah disse...

A fotografia é de Alessandra Migueis.

Anônimo disse...

A copa e a olimpíada estão custando a entrar na pauta dos blogues, com exceção daqueles que tratam especificamente desse assunto. Será por q, no decorrer dos debates, teremos q apontar o dedo para aqueles q cometeram a insanidade d nos empurrar goela abaixo esses "eventos"? Denúncias e barbaridades ñ faltam e ñ faltarão, por certo. Será um debate bem desagradável, onde veremos várias figuras do campo dito "progressista" comprometidos com esses delírio megalômanos, a começar por Lula e Dilma.

Eugênio

Anônimo disse...

mais sobre a copa

http://megaeventos.ning.com/video/raquel-rolnik-no-seminario-da

Eugênio

Welington disse...

Tenho procurado tematizar esses elementos no blog Esporte em Rede – Acesse o blog . Acesse e leia as postagens.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo