Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sábado, 29 de janeiro de 2011

Egito insurgente

Daniel Paz & Rudy


Num ato chamado de "sem precedentes" por alguns especialistas, o governo egípcio cortou as redes de internet e telefones celulares do país, uma tentativa de evitar que fossem usadas na organização de protestos.

"Praticamente todos os endereços de internet do Egito estão inacessíveis mundialmente", disse James Cowie, da empresa Renesys, que monitora a transmissão de dados da rede.


"Foi uma ação sem precedentes na história da internet. O governo parece ter dado ordem para os provedores apagarem suas conexões internacionais", disse.


O bloqueio só se compara a ações do governo chinês, como a suspensão dos acessos à internet na região de Xinjiang após protestos em 2009. No Egito, no entanto, foi o país inteiro emudecido.


Os quatro principais servidores do país foram desligados pouco depois da meia-noite de ontem (20h de anteontem em Brasília), afetando 20 milhões de pessoas.


Segundo o jornal britânico "The Guardian", 88% da internet egípcia parou de funcionar. Apenas um provedor internacional continuou em rede.

2 comentários:

Anônimo disse...

Grande volta do Tóia!
Começou dando de relho na escolha da impactante foto do Egito insurgente.Depois a Eliza e a lúcida a correta análise do mito dos bombachudos.
Estávamos ansiosos pela volta do Negro Velho, e, agora, estamos nos deleitando por sua presença.Continua assim e boa sorte!

Anônimo disse...

E hoje o DITADOR egipicio,que a grande midia brasileira tão zelosa pela democracia e liberdades individuais em todo o mundo chama de presidente mubarak,recebeu apoio dos monarcas feudais da arabia saudita. O curioso é são duas DITADURAS bem piores que o odioso regime iraniano mas que contam com a simpatia do ocidente,do mundo livre.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo