Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 1 de junho de 2010

Israel: terrorismo de Estado


Um governo de piromaníacos põe fogo no Oriente Médio

“Só um governo que já tenha perdido toda a capacidade de se autoconter e toda a conexão com a realidade comete tal crime. Atirar contra ativistas pacifistas, agentes de obra de auxílio humanitário, de várias nacionalidades, tomá-los como inimigos e enviar força militar massiva, em águas internacionais, atirar para matar e matar, é inconcebível!”

“Ninguém no mundo acreditará nas desculpas e mentiras do governo de Israel e dos porta-vozes do Exército” – disse o ex-deputado Uri Avnery, do movimento “Bloco da Paz”. Os ativistas do “Bloco da Paz”, com vários outros grupos, reuniram-se hoje em Ashdod, Tel-Aviv, Haifa e Jerusalem.

Hoje é dia de desgraça para o Estado de Israel. Dia de ansiedade, em que os israelenses descobrimos que nosso futuro está entregue a um bando de alucinados, todos de armas engatilhadas, atirando sem qualquer senso de responsabilidade. Hoje é dia de desgraça e loucura e estupidez sem limites. Dia em que o governo de Israel enlameou o nome do país ante todo o mundo, juntou mais provas, a comprovas que a imagem de uma Israel brutal, agressiva, não é invenção de propaganda. Hoje Israel dá um passo gigantesco afastando-se dos poucos amigos que nos restam no mundo.

Sim, houve ato de provocação no litoral de Gaza. Mas os provocadores não foram os ativistas pacifistas convidados a vir à Palestina e que tentavam chegar. Provocação houve, isso sim, praticada pelos comandos armados e encapuzados dos barcos de guerra, a mando do governo de Israel, que, para bloquear o avanço dos barcos dos pacifistas, não vacilou em atirar para matar, e matar!

É hora de levantar o bloqueio que sufoca a Faixa de Gaza e que tanto sofrimento causa aos palestinos. Hoje, o governo de Israel arrancou a máscara da face – com as próprias mãos – e mostrou a verdade: Israel jamais “desengajou-se” de Gaza. Nenhum desengajamento há, se Israel bloqueia o acesso à área ou manda soldados com ordem para matar e ferir quem tente chegar a Gaza.

Pelos Acordos de Oslo, há 17 anos, o Estado de Israel comprometeu-se a permitir e estimular a construção de um porto de águas profundas em Gaza, pelo qual os palestinos pudessem importar e exportar livremente seus produtos e o que necessitassem comprar, para desenvolver livremente sua economia. É hora de cumprir o acordado e abrir o Porto de Gaza. Só depois que o porto de Gaza estiver aberto, para livre movimentação, como acontece nos portos de Ashdod e Haifa, então sim, Israel ter-se-á “desengajado” da Faixa de Gaza. Até lá, o mundo continuará – com razão – a considerar a Faixa de Gaza como território ocupado por Israel; e Israel, responsável pelo destino dos seres humanos que vivem lá.

Artigo do jornalista judeu Uri Avnery (nascido Helmut Ostermann, na Alemanha), do Gush Shalom (Bloco da Paz). Avnery vive em Israel desde 1933, ainda jovem ingressou no grupo paramilitar sionista Irgun, saiu quando este começou a praticar o terrorismo na Palestina. Hoje, Avnery é um pacifista, reconhecido mundialmente, escreve regularmente para a revista eletrônica estadunidense de esquerda CounterPunch (Contra-golpe). Tem a célebre frase de Avnery: "Você não pode falar comigo sobre terrorismo. Eu fui um terrorista." - proferida em agosto de 2002.

Tradução do artigo: Caia Fittipaldi. O artigo não foi publicado na CounterPunch.

7 comentários:

Anônimo disse...

É incrível a covardia da nossa imprensa ao tratar do assunto, e a completa submissão da ONU e do mundo a esses terroristas que são os israelenses. Ninguém está nem aí para a tomada do território palestino, os milhões de refugiados, e o campo de concentração que é Gaza!!!

jogos da memoria disse...

E o pior não é nem se foi ou não auto-defesa, o que é piada, mas a QUESTÃO PALESTINA. O mundo é conivente com Israel e o que aconteceu com aquele povo palestino! Há um campo de concentração sim, e a ONU não existe.

Anônimo disse...

A grande midia está na mãos dos sionistas, como pode constatar no RGSul. Esta é a estratégia! A função da "livre imprensa" não é só informar o que interessa aos grupos sociais e econômicos, mas também não informar o que pode prejudicar os "negócios" das "famiglias".

goijacksons disse...

E os comediantes da Globo fazendo humor pró establishment, pró preconceito e discriminação.

Aquele Marcelo Madureira foi no afeganistão debochar do povo chamando-os de terroristas.

http://fanfraria.wordpress.com/2010/06/01/panaca-cidadao/

Anônimo disse...

o que faz uma rede de televisão gastar os tubos para mandar um babaca desses, que nem engraçado é, zombar da cultura alheia e prestar um desserviço a cultura de quem assiste? Ideologia, nefasta, pró-tudo o que há de pior...

Anônimo disse...

Percebe-se nítidamente, porém em um cenário diferente uma similaridade com o massacre de sem-terras em Eldorado dos Carajás, não só em mortes (infelizmente) mas também em estratégia. Isso tem cheiro de receita de bolo militar, procedimento padrão que tanto nossa Gloriosa BM usa aqui em casos de manifestação social.

marcos disse...

Feil, cuidadocom teus posts, o isento programa dominical " A Hora de Israel " pode te acusar de anti-semita.......
Podem até te segregar por isto.....

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo