Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Carta de um judeu ao governo de Israel


Carta ao governo israelense

Senhores que me envergonham,

Judeu identificado com as melhores tradições humanistas de nossa cultura, sinto-me profundamente envergonhado com o que sucessivos governos israelenses vêm fazendo com a paz no Oriente Médio.

As iniciativas contra a paz tomadas pelo governo de Israel vem tornando cotidianamente a sobrevivência em Israel e na Palestina cada vez mais insuportável.

Já faz tempo que sinto vergonha das ocupações indecentes praticadas por colonos judeus em território palestino. Que dizer agora do bombardeio do navio com bandeira turca, que leva alimentos para nossos irmãos palestinos?

Vergonha, três vezes vergonha!

Proponho que Shimon Peres devolva seu prêmio Nobel da Paz, e peça desculpas por tê-lo aceito, mesmo depois de ter armado a África do Sul do Apartheid.

Considero o atual governo, todos seus membros, sem exceção, merecedores por consenso universal do Prêmio Jim Jones por estarem conduzindo todo um pais para o suicídio coletivo.

A continuar com a política genocida do atual governo, nem os bons sobreviverão, e Israel perecerá, debaixo do desprezo de todo o mundo.

O Sr. Lieberman, que trouxe da sua Moldávia natal vasta experiência com pogroms, está firmemente empenhado em aplicá-lo contra nossos irmãos palestinos. Este, merece, só para ele, um tribunal de Nuremberg.

Digo tudo isso porque um judeu humanista não pode assistir calado e indiferente o que está acontecendo no Oriente Médio. Precisamos de força e coragem para, unidos aos bons, lutar pela convivência fraterna entre dois povos irmãos.

Abaixo o fascismo!
Paz, já!

Silvio Tendler,
Cineasta

Um comentário:

Anônimo disse...

Grande texto,as pessoas precisam entender quem nao sao todos os judeus que sao a favor desse genocídio contra os palestinos.Eu mesmo nao faz muito que fui entender que são os sionistas e esse governo de extrema direita responsáveis pelas atrocidades contra os irmãos palestino.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo