Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sábado, 8 de agosto de 2009

Permanência de YRC é "inoportuna e tumultuária"


Sem comentários. Seria inútil e empobrecedor.

Fac-símile da Ação Civil Pública por Improbidade Administrativa do Ministério Público Federal (MPF), página 1219. Nesta ação do MPF, a atual governadora tucana do Rio Grande do Sul é demandada como ré.

Clique na imagem para ampliá-la.


19 comentários:

guma disse...

Nem o Gilmar Mendes salva a véia e os quarenta ladrões.

ita disse...

Yeda x Google.
Algo sintomático: Ao digitar “Yeda Crusius”, o Google sugere “Yeda Crusius Corrupção”

Cropsiva disse...

Só para retomar um assunto tratado com impressionante sectarismo pelo rábula da imprensa alternativa gaúcha. Detalhe, busquei no Brasil de Fato:

Em meio a especulações, Marina Silva defende sustentabilidade no Concut
por Michelle Amaral da Silva última modificação 07/08/2009 11:46 Para senadora, desenvolvimento sustentável não se refere apenas ao meio ambiente, mas também às esferas culturais e econômicas


06/08/2009



Renato Godoy de Toledo
da Reportagem



O 10º Congresso da CUT deve ser o encontro da entidade em que a preocupação com o meio ambiente se mostra mais presente. Exemplo disso foi a Conferência: Desenvolvimento, Soberania e democracia, que contou com a participação da senadora Marina Silva (PT-AC) e da professora Tânia Bacelar, nesta quarta-feira (05).

Marina chegou ao Concut sendo questionada sobre a possível candidatura à Presidência da República pelo Partido Verde em 2010. A ex-ministra do Meio Ambiente não negou a possibilidade e disse estar avaliando, mas sem ”pragmatismo”.

“Recebi o convite e agora estou fazendo minha reflexão. E isso não tem nada a ver com qualquer coisa imediata ou pragmática. Quero que o tema seja baseado no que é prioridade para o Brasil e o mundo”, revelou.

Em sua exposição, a senadora deixou de lado as especulações eleitorais e debateu o modelo de desenvolvimento no país, além de relatar momentos de tensão nos seus 5 anos de ministério. Em choque com setores do governo, a senadora ressaltou o lado positivo de sua demissão, dizendo que a reação da sociedade diante de sua saída levou o governo Lula a promover agendas de sustentabilidade ambiental.


Crise civilizatória
Para Marina, a crise atual não é meramente econômica, mas civilizatória. Nesse quadro, o modelo de desenvolvimento tem impulsionado uma crise ambiental mais profunda do que a financeira.

A senadora acredita que o momento serve de reflexão acerca do modo de vida dos cidadãos do planeta. “Até pouco tempo, havia o sonho de ser como os EUA e a Europa. Hoje sabemos que a Terra não suportaria a universalização daquele padrão de consumo. Tudo aquilo que não pode ser universal não é ético, defensável. É preciso, sim, ser feliz consumido menos”, defendeu.

O desenvolvimento sustentável não se refere apenas ao meio ambiente, mas também às esferas culturais e econômicas. Como exemplo de sustentabilidade cultural, Marina Silva citou a vitória dos povos indígenas da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, sobre os 6 arrozeiros que pretendiam controlar o local.

“Arroz pode ser plantado em qualquer local com terra fértil e água. Já a cultura daquele povo, que crê no início do mundo nos montes de Roraima, não pode ser encontrada em nenhum lugar do mundo”, ressaltou.

Cropsiva disse...

Essa é a marionete da direita???????

Noiram disse...

Amigos, permitam-me digitar com caps lock.

IMAGINEM SE O MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL, O TRIBUNAL DE CONTA E A RBS NÃO FOSSEM CÚMPLICES DA VÉIA E SE A OAB NÃO FIZESSE VISTAS GROSSAS.
A JARARACA NÃO TERIA NEM ASSUMIDO!!!

Cropsiva disse...

A Candidatura de Marina
Escrito por Roberto Malvezzi
06-Ago-2009


A possibilidade de Marina da Silva candidatar-se à presidência da República brilha como um facho de luz na escuridão. É o mínimo que se pode dizer ao surgir essa possibilidade.



Marina apresentou muitos limites como ministra. Fez concessões excessivas ao governo, inclusive de suas convicções pessoais. A justificativa que apresentou para apoiar a transposição do São Francisco na audiência pública em Juazeiro da Bahia raiou o deprimente. Assumir esse constrangimento foi mais forte que negar a proposta e sair do governo. Mais tarde, preterida no comando do desenvolvimento da Amazônia, renunciou. Renúncia tardia, mas, quem sabe, a tempo de injetar um novo horizonte na campanha de 2010.



Marina não seria apenas o desaguadouro dos insatisfeitos com a política predadora do atual governo. Ela traria para o debate político um ângulo que fatalmente estará ausente, se a eleição ficar polarizada entre Serra e Dilma. Marina poderia suscitar o debate sobre as florestas, os rios, as novas energias, as novas tecnologias, os direitos das comunidades tradicionais, o respeito por seus saberes, por seus territórios, enfim, sobre um novo projeto de país.



Se mostrar fôlego eleitoral, colaborará mais ainda com país, retirando-nos desse fatalismo PSDB/PT que estão querendo enclausurar a política brasileira.



Roberto Malvezzi (Gogó), ex-coordenador da CPT, é agente pastoral

Alice Mann disse...

É salutar para o desenvolvimento social essa Ação Civil Pública do MPF, ao mesmo tempo que pode servir de referência para a formação educativa das novas gerações. Esses poucos parágrafos da Ação são reveladores da capacidade investigativa e interpretativa desses Promotores.
E o impressionate da sua entrevista, era a consciência de que eles estavam relatando, não para uma confraria de juristas ou para a academia, mas para o grande público.

Anônimo disse...

Parabéns a RBS que ajudou a eleger a Yeda. Uma governadora que colocou as contas em dia (as dela e dos rastaqueras que andam junto) E ainda tem uns desclassificados que querem invadir o palácio para dormir na cama dela (põe desclassificados nisso). Yeda fez mudanças no Piratiní (comprou um tapete) Ingratos! Todo mudo sabe que o culpado é o mordomo! Perguntem para Agatha Christie que não me deixa mentir. Mas vocês petralhas, não querem ver! Comunistas! Brigões! Tinha razão o Luciano Alabarse!

Anônimo disse...

Um cientista descobriu que além do virus Y, que se desenvolve nos detritos das cuecas dos petralhas, se desenvolve outro virus. É o virus L. O virus L é muito deletério. Felismente como todo virus deletério tem baixa possibilidade de se multiplicar e está encontrando dificuldade para transmitir seu dna, para sorte da saude da democracia.

Anônimo disse...

SENTA NO COLO DELE!!!!

edu disse...

Como bem comentado aqui.

Foi necessaria a INTERVENçAO FEDERAL no Rio Grande.

Onde fomos chegar, executivo, legislativo e judiciario DOMINADOS por uma organizaçao CRIMINAL.

Me digam, amigos, é possivel reformar um Estado tao infectado??

Ou a intervençao federal faz a limpesa total, ou esses quadrilheiros voltam.

edu disse...

*limpeza...

O idioma esta fugindo...e a emoçao é grande...desculpem.

Callado SP disse...

Cropsiva, a Marina é sim marionete da direita tucana. Se sair candidata, estimulada por Gabeira e Serra, fica mais que óbvio que ela está fazendo o jogo das oligarquias, mesmo que com o seu elogiável passado e a sua luta que todos respeitam. Mas deixarão de respeitar se ela cometer essa guinada à direita.
Ninguém duvida da capacidade de Marina, não está se questionando o seu passado, mas o seu presente e o seu futuro. Se ela associar o seu presente e o seu futuro ao jogo eleitoral baixo da direita, pronto, estará fulminada. Comprometerá a sua história de luta em nome de uma vaidade passageira, disputar as eleições de 2010, mesmo sem a menor chance de ganhar. Será outra Heloísa Helena. Será que Marina não aprendeu com o fiasco de HH? Que fez uma campanha pela direita, nas últimas eleições presidenciais? Marina não tem memória coletiva? Só tem memória com os feitos dela?

Cropsiva disse...

Callado, e quem é a esquerda???? O Lula????? O PT????? É claro, eles assumiram o nacional-desenvolvimentismo. Agora quem é minimamente nacionalista (até os nacionalistas antigos devem se revirar no tumulo com esse "neo-nacionalismo") é de esquerda??? A disputa esquerda direta virou a disputa mais "privatista" x menos "prvatista" (exatamente assim, em nivel rasteiro, pq conbenhamos que de não privatista o PT tem muito pouco hj). Já se aliou ao Sarney, e se o Golbery tivesse em vida ia ser conselheiro estratégico, assim como o Unger foi... Triste cenário...sigo achando que a marina é melhor que isso, e que nem mesmo uma possivel candidatura Serra, no atual contexto de crise do neoliberalismo (ou melhor para não cair na disputa intracapital explicitada acima, estrutural do capital) teria a furia privatizante do FHC. O pessoal se prende numa conjuntura e não consegue refletir sobre a dinâmica da realidade. Usam dialética Hegeliana, aliás muito elogiada peo DG quando os conceitos são bem "operacionalizados"! O fato hj é que Dilma e Serra, apesar de algumas nuances, representam projetos similares. E a Marina seria algo diferente, que se choca de fato com um dos pilares do capitalism, que não é mais ou menos estado, inclusive diferenciando-se do patético moralismo do PSOL.

Cropsiva disse...

Vale se aliar ao Coronelismo, as oligarquias, ao latifundio, para combaer os "neoliberais". Ará! Faça-me o favor...oque é pior??? Dificil dizer...Para os Maranhenses eu digo sem titubear que é o clã Sarney. É engraçado que o atraso de ontem virou o menos pior de hj;;; Que legitimidade se constroi a partir disso?????!?!?!?

Cropsiva disse...

Por fim: quem então deu GUINADA A DIREITA?? Foi a Marina, que estaria indo pro PV (que é um saco de gatos tanto qto o PT, ou para o PSOL, defender um projeto dentro de suas convicções que sim, são progressistas ( e duvido q ela venda sua história)???? Que tem o Zequinha Sarney??? Ah, mas o clã Sarney não é alidado tático???????

Digo mais, vale mais um Simon (lumpem a serviço de oligarquias débeis) do que um SArney que representa diretamente uma oligarquia que oprime um estado inteiro!

Anônimo disse...

E as provas?

Callado SP disse...

Cropsiva, vc não defendeu Marina. Nenhuma frase sua fez isso.
Vc. só atacou os oligarcas, com quem justamente Gabeira e o PV estão irmanados.
Marina fará o mesmo, por uma colher de lentilhas?

Cropsiva disse...

Como não Callado??? Coloquei diversas vezes que Marina enfrentou, que suas posições chocaram-se com interesses das oligarquias...ao contrário do Lulalá. Isso não é defender??? Coloquei q o PV tem seus podres, mais que o próprio PT, mas isso de forma alguma invalida uma candidatura mais progressista, pois o nosso sistema de representação faliu, e TODOS os partidos
(com rarissimas exceções) são de aluguel e tem suas nuances...e o PV tem um campo bem progressivo sim...Me mostre então qu uma candidatura Marina reproduziria os interesses de Gabeira et caterva???!!!??!?!? Já o PT do Lula mostra por A + B que representa os interesses do grande cpital, do latifundio...leilões de petróleo, atuação do sist. financeiro, mp 458, Meireles, enfim tem muito pano pra manga...

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo