Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Delírio da governadora exige junta psi


Yeda sonha com vida de príncipe saudita

Leio no jornal Zero Hora que a governadora tucana Yeda Crusius quer comprar um jatinho com capacidade para vinte passageiros mais tripulação. O avião deverá fazer "viagens intercontinentais" com a tucana, segundo ZH. Custo do artefato: 26 milhões de dólares. O jornal da RBS – aliado incondicional e mentor político da governadora – sugere de forma difusa que o presidente Lula teria aconselhado a insólita aquisição. Duvido. Isso foi agregado à notícia com o objetivo de amenizar o gritante deficit de juízo da senhora Yeda Rorato Crusius.

Confesso que fiquei apatetado diante desta notícia. Parece um pesadelo. Num Estado insolvente, com carências no setor público as mais corriqueiras, com ameaça de epidemias de febre amarela, dengue e quem sabe até da medieval “peste negra”, a governadora quer satisfazer o capricho de desejar um avião próprio de um príncipe saudita.

Nota-se que a governadora perdeu completamente a noção da realidade. Neste sentido, cabe muito bem sugerir a intervenção de uma junta psi para interditar Sua Excelência por delírio mental incompatível com o exercício são e racional da função pública.

Casos delirantes como esse foram estudados pelo filósofo Karl Jaspers. Segundo ele, os indivíduos portadores de fixações no juízo apresentam os seguintes sintomas:

1) Certeza, o indivíduo mantém a fixidez de forma convicta;
2) Incorrigibilidade, impassível à mudança, resistência à contra-argumentação ou prova em contrário;
3) Falsidade do conteúdo, o objeto da fixação comumente é implausível, bizarro ou patentemente divorciado da realidade.

Coisas da vida.

32 comentários:

Anônimo disse...

é muito barbitúrico...

Anônimo disse...

Além desse assombro derivado do "fazer mais com menos", tem a "nomeação" do Busatto pelo "petista" Jairo Jorge (o defensor da Ulbra). Como é possível dormir com um barulho desses?

Carlos Eduardo da Maia disse...

A Yeda está conseguindo sair da crise que abalou seu governo, mas ela tem uma impressionante capacidade de gerar novas e novas polêmicas. Diz a governadora que foi o Lula que exigiu que ela tivesse um avião mais potente, mas não é hora para o Estado do RS adquirir um jatinho executivo. Parece que a governadora adora dar azo para a oposição cair em cima dela. Talvez ela seja masoquista...

Anônimo disse...

Lula "exigiu"?
Tudo é o Lula.

Noves fora tudo isso, ela é a velha e popular LOUCA.

Louca e com mania de grandeza.

Anônimo disse...

Dizer que o Lula "exigiu" que a desavergonhada comprasse um avião mais potente, é o "novo jeito de mentir" do "novo jeito de governar".

O que ela devia comprar, se encontrar, é um minimo de vergonha na cara.

Claudio Dode

Anônimo disse...

Louca com o dinheiro público, né doutor Pinel?

Com o dinheiro dela ela é bem certinha. Antes mesmo de assumir o governo já tratou de comprar uma casa cuja origem do dinheiro ela jamais conseguiu explicar. Comprou uma casa com dinheiro de origem duvidosa. O MP e o TCE lavaram as mâos dizendo que não iam entrar no mérito porque ela ainda não era governadora. Portanto, ainda paira uma nuvem de suspeita sobre a tal compra da casa.

Anônimo disse...

Concordo com o Feil e mais: é caso de INTERNAÇÃO URGENTE!
Estes dias, ouvindo rádio, ouvi D.Yeda falando em um encontro do PSDB.
A voz dela era cavernosa!
Levei um susto.
Já está "sonhando" com uma bancada do PSDB de 7 deputados ...muitos venais pois trocaram/trocarão de partido após eleitos.
Estes dias, o Tio Lasier, fez um programa para discutir a plástica da Dilma!
Nem minha mãe, com 82 anos, acreditou no Lasier.
Palavras da minha mãe: que falta de assunto, fazendo fofocas...
Pois é...
Minha conclusão: estamos mal, muito mal enquanto sociedade gaúcha.
Cadê a tal politização dos(as) gaúchos(as)?

Anônimo disse...

e acho que uns comprimidinhos que a demente toma foram parar em canoas na mesa do jairo jorge, só pode, nomear aquele brittista nauseabundo como secretário é dose, mais um pouco e ele convoca o chico merenda fraga!!!
acorda, jairo jorge!!!!

Anônimo disse...

Seria...por acaso, o "caso de Canoas",algo semelhante a Sindrome de Estocolmo?

Anônimo disse...

Olha a coisa tá descambando de uma forma....
A ZH sem jeito de arrumar mais desculpas para a doidivanas da véia, agora diz que a culpa é do Lula.
E agora o prefeitinho meia boca do PT em Canoas abraça o Bussatinho.
Será que foi após ler o livro em que Bussato conta como ajudou o Obama a se eleger que JJ teve essa idéia iluminada???

sil

Anônimo disse...

O jato pode representar 5% do orcamento do estado pra um ano.
É só calcular com os valores que a ZH sultilmente apresenta.

Anônimo disse...

Pois eu sou a favor de que ela compre o jatinho. Desde que entre nele e desapareça.

Anônimo disse...

O macaquinho e a macacada guasca e trouxa ficam olhando! Conseguiu comprar uma casa nas condições absolutamente inexplicáveis que fez e ainda teve o topete de complementar a renda (vitalícia) para pagar o resto! O que é um avião a mais ou a menos?! Nada! É o supra sumo da desfaçatez!

Anônimo disse...

O Feil com certeza le uma edição da Zero Hora diferente de todo o resto do Estado. A minha, que abri hoje de manhã, diz com todas as letras, no título principal da coluna da Rosane Oliveira:

"Não é hora de comprar avião"

Diz ela:

"O Estado precisa de um avião? Não vale a justificativa de que o governo de Santa Catarina tem um jatinho supermoderno. Cada Estado com suas circunstâncias. A questão é de prioridade."

E sobre o conelho do Lula, não foi ZH que "sugeriu". Yeda disse com todas as palavras que o presidente recomendou a compra de um novo depois de conhecer o avião do governo do Estado.

Anônimo disse...

Se está na Zaro Hora, então tá.

O Lula sugeriu para ela trocar de avião, só se for algum secretário, porque bobinho não tem neste governo, segundo a confissão do secretário do Jairo.

Anônimo disse...

Nao existe nenhum advogado com culhao no RS?? Ninguem cotnestou o contrato misterioso que substituiu nossa divida por reais minguados por dolares (no momento) valorizados???

Imaginem vcs, atrelarem as Vossas dividas, aos juros do usuraio!!! Eu tenho de pagar no valor do ELE QUER, nao do que eu recebo!!!

O RS arrecada em R$ e deve fazer CAMBIO, para pagar em dolares...

Anônimo disse...

Ela está certa, ao contrário do que dizem quase todos. Impressionante que só analisam as iniciativas desse atual governo superficialmente. Temos que olhar o custo-benefício para o Estado que esta compra trará. Aumentaremos as divisas, os deslocamentos serão mais rápidos e seguros e virá, com certeza, mais dinheiro para o RS. Muito mais que o valor do jatinho. Por favor, enxerguem um palmo adiante do nariz e parem de criticar por criticar. Aliás, a começar pelo editor do blog, passando pelos grandes gênios comentaristas: POR QUE NÃO PEDEM DESCULPAS PELAS ACUSAÇÕES CONTRA A GOVERNADORA EM RELAÇÃO À COMPRA DA CASA? A GOVERNADORA FOI INOCENTADA!!! POR QUE NÃO FALAM MAIS NO ASSUNTO. SEJAM HUMILDES, RECONHEÇAM QUE MAIS UMA VEZ FIZERAM CRÍTICAS E ACUSAÇÕES SEM O MENOR EMBASAMENTO.
O tempo dirá... este será o melhor governo que os gaúchos já presenciaram. E façam o favor de se informar melhor. E para o Feil, principalmente: seja humilde e reconheça que foi açodado na acusação que fez de maracutaia na transação da casa. Ou serás processado, com certeza.

Anônimo disse...

Pronto não falta mais nada! Agora a ameaça e processar blogueiros por emitirem opinião, ainda por cima por um anônimo! O fato de ter sido inocentada por um ministério público que tem ligações diretas com o executivo e por um tribunal de contas que ainda tem que contar porque existe não invalida a sucessão de fatos obscuros que cercam a compra daquela modesta casinha! Já coloquei aqui várias vezes que, se por acaso, tivesse sido Olívio Dutra o emitente comprador em semelhante negócio, agora, no mínimo, estaria preso! As explicações da casa da yeda não colam. Nenhuma! Conta outra! Todos os fatos indicam que usou sim o futuro e importante cargo de governador (que iria assumir) para obter vantagens pessoais e isto, se não é crime, é no mínimo o anuncio de algo sulfídrico! Passamos a fase 2 agora: censurar blogueiros?

Anônimo disse...

Nada tem a ver com censura ignorante. Quem emite uma opinião tem que ter equilíbrio e responsabilidade. Quem diz ou escreve o que quer, colhe o que não quer. O ditado é antigo, mas ainda há quem não entenda. Quanto à transação da casa da governadora, os argumentos são de jumentos que não entendem nada de leis. Se parece crime é crime. Gênio!!! Quanto ao Olívio Dutra, por favor, nem se compara ao atual governo. O bigodudo quase faliu o Rio Grande do Sul.

Anônimo disse...

Opa! Opa!
Anônimo não pode emitir opinião contra o bigodudo , meu companheiro, meu governador competente , elevou este Estado a melhores patamares!
Me poupa anônimo.
Quem mente/mentiu?
Com certeza, não foi Olivio Dutra!
Quanto a casinha da D.Yeda: foi um "negócio da China"!

Anônimo disse...

Pra terminar a conversa: deixem a mulher governar. Ela é ótima. E merece andar de jatinho.

Anônimo disse...

Eu também mereço andar de jatinho, mas não tô nem conseguindo manter minha firma aberta, de tanto imposto que pago e de tão pouca retribuição que recebo. Eu até nem me preocupo tanto com o negócio da casa dela, acredito que a Justiça possa de fato ter constatado que não houve nada, nada de muito cabeludo pelo menos. Mas ela quer um jato pra ir buscar grana no exterior? Me poupe, cara, mas realmente me poupe. Se é atrás da "grana" como a de certas empresas que tempos atrás anunciaram negócios aqui no RS, já sei que minha vida vai azedar mais ainda. Tô com esse "jeito Donna de viver" até os gargomilhos.
Eu gostaria muito de ter um governo que se preocupasse com a geração de emprego ambientalmente construtivo,útil para o conjunto da sociedade e descentralizador de renda. Pra isso não precisa ir buscar dinheiro a jato no exterior. Olívio teve equívocos? Sim, acho que sim, mas seu foco era correto.
Diz que anônimo não pode emitir opinião contra o bigodudo, acho que a favor pode.

Anônimo disse...

E pensar que em minha cidade as escolas estaduais têm cheiro de xixi nos corredores... Nada mais a de importante para investir?
Já tenho o nome para o próximo filhote de minha pintcher.

Anônimo disse...

Tchê! Esta mulher é certa da moringa?

Anônimo disse...

Dama delirius.com

Anônimo disse...

Incrível: concordo c/ o Maia...ela é masoquista! Ela é a louc de pedra que toda cidade do interior tem. Pobre RS, mas bem-feito pra quem votou nela!
Anônimo, criticando ou elogiando só tem uma definição: COVARDE.

Anônimo disse...

Não é de hoje que venho alertando sobre a saúde da governadora Casanova. Nome para o artefato: Casanova Aérea.

Anônimo disse...

AVIÃO NOVO E ME DEVENDO!

Anônimo disse...

Ué, Oscar, se for de gosto escolho um pseudônimo. Posso ser o Maia Versão Três, por exemplo. Por que tu achas que uma não exposição eventual é covardia? Covardia pra mim é se esconder pra tentar prejudicar alguém.

Anônimo disse...

Anônimo(a), Maia é um nome masculino e claramente vemos que pertences ao "sexo frágil". Pareces ser daquelas bem barraqueiras e desaforadas que se acham o máximo por não levar desaforo prá casa, discutem como ninguém (agredindo sempre, pois não sabem argumentar) e estão todo o tempo ameaçando o síndico e os vízinhos com processos! Tive oportunidade de conhecer a economista e professora Yeda Crusius a qual, apesar, de ter sempre este ar soberbo, demostrava ser uma pessoa educada e de argumentações (não era uma grossa). Tenho certeza que ela não corroboraria com teus comentários chulos e mal educados!

Anônimo disse...

panoramix, acho que tu tá confundindo os anônimos... ponto pro Oscar, esse é um dos aspectos negativos de opinar como anônimo, pode gerar um bocado de confusão...
Anônimo das 23:10 e das 12:27

Anônimo disse...

- E TEM GENTE QUE A DEFENDA!! DEFINITIVAMENTE, TEMOS GENTE PARA TUDO. PORETA!! ÀS VEZES ATÉ O MAIA MALA, ENQUADRA O DOIS NEURÔNIOS.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo