Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Parque Estadual de Itapuã será fechado


Governo Yeda alega que a reserva ambiental só dá despesa

Recebo uma denúncia exclusiva.

O contrato de prestadores de serviço no Parque Estadual de Itapuã (Viamão, região Metropolitana de Porto Alegre) se encerra no dia 13 de outubro, próxima segunda-feira. A empresa contratada através de licitação chama-se "Terra e Mar", que reúne profissionais como marceneiros, faxineiros, monitores de visitantes em trilhas nos diversos ambientes naturais do parque, etc.

Informalmente, o governo estadual diz que não fará nova licitação porque a unidade de conservação ambiental não apresenta lucro contábil, uma vez que o Estado arrecada cerca de 270 mil reais/ano com o ingresso de milhares de visitantes, especialmente nos meses quentes, e investe cerca de um milhão de reais do orçamento público anual.

O resultado desta drástica decisão do governo Yeda é o seguinte: o Parque Estadual de Itapuã será fechado à visitação pública (agora, de imediato), não irá receber a manutenção permanente necessária e será presa fácil de predadores ambientais e outros malfeitores das espécies raras que apresenta dentro da região Metropolitana. Motivo: unidade ambiental que não dá lucro, só despesa, revelando uma noção de mero cálculo contábil do ambiente natural a ser preservado.

Este é o governo tucano de Yeda Rorato Crusius e seus aliados, o mesmo governo que libera licenças ambientais no afogadilho para projetos que predam o bioma Pampa, como o das papeleiras Aracruz, Stora Enso, Votorantim Celulose, Veracel, e outras.

Foto: Farol de Itapuã, município de Viamão (RS), na cabeceira da laguna dos Patos, um dos locais mais belos do Estado e dos mais ricos em biodiversidade, animal e vegetal.

38 comentários:

Anônimo disse...

sujeitinha bem cadela mesmo...

Anônimo disse...

Como geógrafo e ambientalista, fico revoltado com uma decisão dessas. O que importa se milhares de pessoas aproveitem a natureza, ao visitarem o parque?

Tenho certeza que, os de sempre, virão dizer que "lá só tem mato".

Quem sade se constrói um "Pontal de Itapuã", com torres e centro de convenções, ou se planta eucalíptos?

Esta mulher é uma vaca (sem querer ofender a vaca).

É a mais pura visão do "racionalismo econômico", o mesmo que está levando o Mundo a falência (econômica e ambiental).

FORA YEDA!

Nilton Fernando disse...

Todos nós, principalmente os blogueiros, devemos divulgar, cobrar e questionar o absurdo desta atitude do governo estadual gaúcho.

Parabéns pelo Blog

www.kiminda.wordpress.com
Nilnews

Anônimo disse...

A Tia, nessa luta louca por controle do fiscal, só está represando o gasto. Adiante vai estourar tudo: o não-gasto de hoje é um gasto maior adiante.

Anônimo disse...

Bem, se ela está preocupada com a despesa, que comece fechando o Palácio Piratini e entregando a chave para outro gestor.

Anônimo disse...

falando em despesa, quero saber a quantas anda a dívida EM DÓLAR que essa vaca destrambelhada contraiu recentemente, e que vai ser a ruína da pátria guasca.

Anônimo disse...

Grande Bigode!
Fez o Parque de Itapuã e nunca perguntou o custo contábil disso. Quem põe preço na Natureza é esses doentes do neoliberalismo.

Bigode fez o Parque a o asfalto pra se chegar até lá. Agora a Velha Paulista diz que não tem dinheiro pra manutenção de um patrimônio que não tem preço.

Unknown disse...

eu proponho um atentado ao palacio piratini! Essa idiota ainda fica 2 anos no poder, tempo suficiente para destruir este estado. E o que a gente pode fazer? tenho a sensação de que não temos nenhum poder... nenhum... e cuidado que manifestações publicas contra essa mulher dá no mínimo cadeia, hein?!

Anônimo disse...

Caí fora com este papo daquí gutcha. Vai propor atentado no afeganistão! Cuidando que ainda tão procurando quem explodiu aquela bomba na Av. independência no auge da crise do detran!

Gustavo Schirmer disse...

Pelo mesmo critério, o palácio da governadora deveria ser fechado, já que não apresenta lucro contábil. Por outro critério, da fauna, os habitantes do Itapuã pelo menos não tem nos causado danos...

Anônimo disse...

EM PLENO 2008 TEMOS UMA REACIONÁRIA DESSAS GOVERNANDO. CORTA SALÁIO DE PROFESSOR, AUMENTA SEU PROPRIO SALÁRIO, TRAZ EUCALIPTOS E AGORA ISTO !!!! E APENAS EM 2 ANOS. SÓ MATANDO UMA MULHER DESTAS!!!!

Carlos Eduardo da Maia disse...

Eu gostaria de saber onde é que está a fonte dessa "denúncia". Isso que é engraçado, se faz uma denúncia quase anônima e o pessoal já dá o caso como consumado, líquido, certo e exigível. Eu duvido muito que o Estado do RS vá simplesmente abandonar um parque público, da forma como estão falando. O fato de rescindir contrato com empresa terceirizada que cuida do local não significa que o local vá ser abandonado. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, mas quando se trata do governo Yeda aqui, a coisa é sempre horrorosa. Talvez não seja.

Anônimo disse...

Henrique, menos.
Vai matar um bem-te-vi.

Anônimo disse...

Casanova faz um governo chulo.

Unknown disse...

não faria um atentado pois não sou idiota... nem acredito que quando o henrique fala em "só matando", tá se referindo a uma ideia concreta de fazê-lo. A questão é o desespero que dá ver essa mulher no poder. E se isso é verdade ou não, se não renovar contrato com os funcionários não significa diretamente desativar o parque, qualquer um que vive nesse estado sabe como as coisas funcionam e como vem funcionando pelo menos nos dois ultimos anos. Foi assim que a Yeda desativou a escola de musica da ospa (gratuita), foi assim que liberou o plantiu de eucalipto em regioes de alto risco para o estado, foi assim que trocou todos os dirigentes da fepam, é assim que ela faz. E a gente só assiste. E ainda tem algumas pessoas que se prestam a fazer piadinhas. E assim ela vai dando risada.

Unknown disse...

sem contar as várias escolas desativadas... informação importante...

Remindo disse...

Tô muito crítico hoje. A tia Yeda tá certa, em vez de gastar dinheiro com grama e capivara vamos construir mansões populares para todos moradores do Estado. Quero a minha no Ricaldone, cercadinha.

Anônimo disse...

apenas um reaça mataria um bem-te-vi. mas tudo bem, fui drástico. mas imaginem oq mais vai acontecer nesses dois anos? talvez a sociedade mereça mesmo tudo isso. afinal elejeram a inergúmina. eu não tenho nenhuma identificação especial com os partidos de esquerda. mas é chocante a limitação mental, a indiferença social e a insensibilidade ambiental dos governos de direita. é de ficar louco mesmo saber que este governo q está aí seguirá influindo nestas questões por décadas.

Remindo disse...

Yedinha, fecha logo o estado. Aproveita a crise do Busch e te manda para a Islândia.

Anônimo disse...

Henrique, "bem-te-vi" no sentido figurado, uma velha expressão para os que cultuam uma amante paraguaia ou o prazer solitário.
Sacou?

Remindo disse...

Agora é sério. Uma das ações ecológicas desenvolvidas no Parque Itapuã, era a erradicação das invasoras (eucalipto, ficus elastica, pinus, etc). Vai ver que a Aracruz não gostou e deu uma pequena recomendação a Tia Yeda.

Anônimo disse...

A véia podia ir pra Islândia mesmo, ser fiscal de gêisers, pra regular a temperatura da água que vem do centro da Terra.
Passava o dia fazendo planilha com a temperatura da água a cada 60 segundos.

Anônimo disse...

Para gutcha e henrique: os blogs de politica, principalmente os de esquerda, são constantemente policiados, uma palavra diferente pode dar um problemão!

Anônimo disse...

Quem nunca matou um bem-te-vi que atire a primeira pedra!

Anônimo disse...

Epa! Não é o estado que quer fechar o parque é só pantalhuda da governadora.

Para quem fecha sala de aula, isto não é nem bem-te-vi.

Claudio Dode

Anônimo disse...

Nesse caso da reserva do Parque de Itapuã é possível identificar dois modos de administração. A Administração da Frente Popular no Governo Olívio cuidou desse espaço e deixou funcionando para visitação pública. Enquanto que a administração de feudos partidários e da mesma coligação, na prefeitura de Fogaça e no estado de Yeda, está sempre fechando as portas dos espaços públicos e proibe a entrada dos usuários. Isso é registrado nos postos de saúde, nas escolas até nos Parques, Auditório Araujo Vianna, etc.
E ainda a candidatura dos dinossáruos vive dizendo que arrumou a casa. Alguem viu o que foi arrumado na casa? Se até o relógio da casa está sem funcionar, então imaginem as outras dependências? Eles são incapazes de administrar seja lá o que for, por isso terceirizam todos os serviços e o orçamento público é gasto no pagamento de seus cargos e com as empresas patrocinadoras de suas campanhas e com os salários extras.
Cláudia

Anônimo disse...

Informação mentirosa e isso será comprovado nos próximos dias. Resta saber: este blogueiro vai se retratar e noticiar também o seu próprio erro?

Anônimo disse...

Anônimo disse...
'Informação mentirosa e isso será comprovado nos próximos dias. Resta saber: este blogueiro vai se retratar e noticiar também o seu próprio erro?'

Que puxa saco!
Isso é fato.

Lauro Neto
lauroneto@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá.....fiquei assustada com esta notícia, afinal eu retratei em 4 aquarelas este paraíso que conheci pessoalmente para a CLEPEI...o que gerou um cartaz, nem tão amplamente divulgado quanto gostaria, com o objetivo na época de concretizar a efetivação do mesmo (Parque Estadual de ITAPUÃ)...Espero sinceramente que o fechamento dele não ocorra nunca...
Pelo respeito a toda a forma de vida!
Solange Zomer (Soso)

Anônimo disse...

Ilustres : O PT , um partido supostamente " popular " , pensando em 2010 uniu-se ao DEM e ao empresariado para reduzir a arrecadação do Estado na gestão de Yeda ! Restou o ajuste fiscal proposto pelo " companheiro " ( do PT e assemelhados ! ) Feijó ! Sem recursos o poder público , naum importa o governante , nada pode ! E é isso o que agora assistimos !!!!!

Anônimo disse...

Ilustres :

O último comentário é meu ! J F Alff - j_francisco_alff@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Como sempre alguns blogs publicando noticias "tendenciosas" e "manipulativas" sempre defendendo legendas politico-partidarias.....!!
O PT e sua corja....aiaiai.
------

ZH 15/10/08

Serviços em Itapuã serão mantidos

O governo do Estado decidiu manter todos os serviços que são prestados no Parque Estadual de Itapuã, mesmo com falta de pessoal.

A carência de servidores ocorre porque chegou ao fim o contrato entre o governo e uma empresa. Enquanto tramita a licitação para que outra empresa faça o serviço, ficarão apenas 66 dos 109 funcionários ligados ao parque. Outros 43 serão dispensados.

A interrupção nas visitas guiadas por trilhas no parque chegou a ser anunciada pelo Piratini na segunda-feira, mas ontem o secretário Estadual do Ambiente, Otaviano Moraes, decidiu que o serviço será mantido.

Anônimo disse...

Está para todos verem a péssima administração do governo Yeda, mas devemos ter muita cautela com qualquer informação precipitada e sem conhecimento de causa. O parque itapuã não vai ser fechado, até porque, ninguém admitiria um fato desses, é um patrimônio público já conquistado. Outro fator, é que apenas está terminando uma licitação e que vai ser colocada outra, ou ainda, terá a contrapartida de institutos universitários ou outros meios cabíveis. Sou militante do PT e teria todos os motivos para jogar pedra na governadora por inúmeros motivos que mostra a sua incapacidade administrativa, mas acho prudente atacar apenas quando temos consciência total de causa.

Anônimo disse...

Porra, até fiquei assustado quando recebi essa notícia por e-mail!!!
Cara, aquele lugar tem história pra mim.. fiz muito churrasco la´em Itapuã com amigos e família, vão fechar o Parcão ou o Parque Farroupilha pra ver...
poxa, no único lugar que o guaíba tá despoluído os cara fecham a visitação...

ainda bem que decidiram manter, mas que eu tomei cagaço, eu tomei, hehehe

Unknown disse...

Tive a satisfação de conhecer o parque Itapuã no último sábado, 15 e fiquei impressionado com a beleza natural do local e o esforço da natureza para se recuperar onde era extraído o Granito Rosa.
Ao mesmo tempo, fiquei triste com a sujeira nas areias das praias, sujeira essa, proveniente da região metropolitana. O que se vê é o que boiou e o que fica no fundo?
Elogiável o trabalho da equipe de segurança e guias, que fazem de tudo pra manter o local.
Lamentável a decisão dessa governadora broaca, que como a maioria dos políticos, só visam o lucro ou vantagens corporativistas.
O planeta está morrendo e eles não "tão nem aí".
Vale lembrar também, que o cuidado com a natureza começa por cada um denós, na nossa casa. Façamos pelo menos, a nossa parte.

Anônimo disse...

Sinto muito por você governadora, o castigo nunca vem apé,êle vem à cavalo, eu espero que o seu não seja tão cruel, porque a natureza não perdoa.
Eu tive o prazer de conhecer o PARQUE, e parecia que eu estava em um país de primeiro mundo. As pessoas que frequentavam aquela beleza pareciam uma familha. Quero também parabenizar aquêles que trabalhavam no PARQUE, a educação com que tratavam os frequentadores, a simplicidade e a atenção que nós recebemos, era de encantar.
Êste meu protesto eu sei que não vai resolver nada, mas saiba sha. governadora que governar não é só encher os bolsos de dinheiro. Você talvez não viverá para ver, mas seus filhos e netos vão ver, e talvez pensarão!... o monstro que a sha. foi. Isso se êles não sairem igual a você, sua vaca.

Anônimo disse...

Fiz parte da equipe de monitores do parque e gostaria que todos soubessem da importância daquele paraíso para nós moradores,lá tem nossas hitórias e raizes,gostaríamos que o parque fosse passado de geração em geração,com todo cuidado que tínhamos com o mesmo quando trabalhávamos lá! amo aquele lugar,espero que a governadora tome uma boa decisão quanto ao parque!Não é só para moradores regionais,é para o mundo,preservar o que ainda temos de bom!gostaria de continuar com a equipe,levando pessoas em trilhas a conhecer as histórias,plantas,anim,ais e belas paisagens!!!!!!que conheceu,sabew o que estou falando!!!!!!!!Lucimara S.P

Unknown disse...

não podemos ofender as vacas e cadelas comparando com a mau carater da governadora paulista do Rio Grande do Sul, essa é a visão que ela aprendeu com pessoas como José Serra, Geraldo Alkimin, Aécio Neves e FHC, a política do interesse governamental acima dos interesses da comunidade.
em 2010 teremos a chance de afastar essa governadora cretina e devolver ao nosso estado um caminho de desenvolvimento sustentável.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo