Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Palin agora é um problema para os republicanos


Vice de McCain é muito despreparada

Quando foi indicada para vice de John McCain, a governadora do Alasca, Sarah Palin, incendiou a convenção republicana e virou um trunfo do partido. Um mês depois, abaixada a poeira, a inclusão de Sarah na chapa parece ter sido uma péssima idéia. Para muitos republicanos, ela se tornou um problema. A informação é do The New York Times.

As gafes a transformaram em piada favorita dos comediantes e sua popularidade despencou. Ontem, ela foi enviada para a casa de McCain, no Arizona, para um curso intensivo sobre política interna e externa para o debate contra o democrata Joe Biden, vice de Obama, marcado para amanhã.

Enquanto isso, Sarah virou alvo até dos companheiros de partido. "Ela provou que não está pronta para o cargo", disse David Frum, que escreve discursos para o presidente George W. Bush. Semana passada, Kathleen Parker, uma das mais influentes colunistas conservadoras, pediu a renúncia de Sarah. David Brooks, colunista do New York Times, chamou sua candidatura de "constrangedora".

O maior problema é que Sarah vem se mostrando um fiasco quando fala sem o teleprompter. Em sua primeira entrevista, a Charlie Gibson, da rede ABC, ela não soube dizer o que era a Doutrina Bush e afirmou ser especialista em política externa por causa da proximidade entre seu Estado e a Rússia. "Dá para ver a Rússia do Alasca", disse. Os democratas não perdoaram. "Da minha casa, eu vejo a Lua. Isso não faz de mim um astrofísico", disse Paul Begala, comentarista da CNN.

No auge da crise econômica, em entrevista a Kate Couric, da CBS, Sarah elogiou McCain por defender a intervenção no mercado financeiro. "Mas McCain sempre foi contra a regulamentação. Você poderia me citar alguma medida que ele tenha tomado para regular a economia?", perguntou Kate. "Eu vou checar e te falo depois", respondeu Sarah.

"A entrevista com Katie mostra que ela precisa estar mais preparada sobre certas questões", admitiu Jim Greer, presidente do Partido Republicano da Flórida. O desempenho de Sarah tem sido tão desastroso que conseguiu até mesmo ofuscar as gafes do vice de Obama.

Em comício na semana passada, Biden criticou a passividade de Bush, afirmando que ele deveria agir como Franklin Roosevelt, que foi à TV acalmar os mercados após a crise de 1929 - quando Roosevelt não era presidente e nem havia televisão.

Alguns dias depois, em discurso no Missouri, Biden pediu um caloroso aplauso para o senador democrata Chuck Graham, que estava presente no salão. "Vamos, Chuck, fique de pé", gritou Biden, sem perceber que o senador era paraplégico.


7 comentários:

Anônimo disse...

Bá ...a Yeda fazendo Escola pro mundão!

Abraço

Anônimo disse...

Só de pensar que essa dupla tem chances REAIS de vencer a eleicao me da arrepios.

Anônimo disse...

Marcelo, depois do colapso financeiro é difícil que o neguinho de alma branca perca.

Anônimo disse...

Por favor zozé o que vem a ser: "neguinho de alma branca?", maneira de pensar, jeito de ser? Alma pra mim não tem cor, a cor da pele pouco importa, deves te referir então ao comportamento do cidadão ou não?

Carlos Eduardo da Maia disse...

Se McCain vencer a chance dessa imbecil ser presidente não são pequenas...

Anônimo disse...

é, naum é só aqui na patria guasca que tem as descompensadas...

Anônimo disse...

Veja isso, principalmente se és admirador do Monty Python:

http://brancoleone.wordpress.com/2008/10/01/politica-internacional-e-coisa-seria/#comment-2527

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo