Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Aumenta a procura pelas obras de Marx


Crescem as vendas de O Capital

Com o sistema financeiro em crise, a teoria marxista ganha novo fôlego. As vendas de O Capital, a obra maior de Karl Marx, estão “aumentando visivelmente”, disse Jörn Schütrumpf da editora Karl-Dietz-Verlag. A informação é da Agência France Press.

“Marx está de novo na moda e a procura das suas obras, em alta”, explicou Schütrumpf ao jornal Neue Ruhr Neue Rheinzeitung.

Segundo a editora de Berlim, o primeiro tomo de O Capital já vendeu este ano 1,5 mil exemplares, contra 500 em 2005, e as vendas vão continuar a aumentar até ao fim do ano, assegurou o editor.

Os leitores pertencem a “uma nova geração de eruditos que reconheceu que as promessas neoliberais não se realizaram”, sublinhou.

O próprio ministro alemão das Finanças Peer Steinbrück fez uma referência a Marx em finais de setembro último, no contexto da crise financeira.“Certas partes da teoria de Marx não estão erradas”, como a que refere à autodestruição do capitalismo por causa da sua avidez, disse o ministro à revista Der Spiegel.

Karl Marx, nascido em 1818 em Trier, na Alemanha, foi um dos mais célebres críticos do capitalismo e a sua visão da História previa a sua dissolução, dando origem a um diferente modo de produção.


5 comentários:

Anônimo disse...

hehehehhe ... ontem mesmo eu procurei no submarino !

Anônimo disse...

Marx nos neoliberais de oportunidade.

armando

Anônimo disse...

Como o George Soros afirmou ler O Capital, os neocons resolveram imitá-lo: pura moda!
:-)

Anônimo disse...

Quem sabe leiam também Gramsci, Trotski, Althusser etc.
Será que posso enviar um exemplar pro cel. Mendes da briosa BM?

Carlos Eduardo da Maia disse...

Um dos assuntos que mais me fascina é a globalização. Devorei zilhões de livros sobre o assunto: Robert Kurz, G. Arrighi, S. Huntington, J.Stiglitz, Chossudowski, G. Dupas etc.. Mas um dos melhores livros que li sobre o assunto foi "A Crise do Capitalismo Global" de George Soros. Soros escreve bem, tem boa cultura, faz comparações interessantes e tem senso de humor.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo