Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 30 de junho de 2008


Yeda diz que na sua volta “não havia nenhum japonês que valesse a pena”


Cada vez que a governadora Yeda Crusius abre a boca, causa um calafrio no cardinalato tucano. Tanto que a jogaram à própria sorte no Sul. Devem ter recomendado-a à Deus e trataram de sair de perto, pois não se ouviu mais falar da tal de força-tarefa (seja o que isto queira significar) que a direção nacional tucana iria colocar à disposição do Palácio Piratini.


Ontem, no lançamento do candidato tucano à prefeitura de Porto Alegre – prova do mais completo isolamento do partido yedista – a governadora usou novas metáforas organicistas (analogia indevida entre fatos sociais e organismos vivos), e mesmo racista. Disse ela:


- Me caiu no colo um nenê japonês e, na minha volta, não havia nenhum japonês que valesse a pena. Então, não é meu, não é nosso esse filho que me caiu no colo. Mas quando um bebê é jogado no meu colo, não jogo no rio. Vamos achar o pai e a mãe. Esse bebê vai voltar para seu local de origem. Essas coisas requerem que a gente avalie o tamanho do inimigo – completou Yeda.


Na semana passada, Yeda não-havia-nenhum-japonês-que-valesse-a-pena Crusius já havia naturalizado a crise ética que abate o seu governo, comparando-a a um “terremoto seguido de tsunami”. Mais uma vez se enganou Sua Excelência. Crises éticas não tem nenhuma relação com fenômenos naturais (raios, trovões, enchentes, terremotos e tsunamis). Crises éticas tem a ver com comportamento anti-social, deslegitimidade política, prevaricação administrativa, anti-republicanismo, confusão entre público/privado, etc.


De qualquer forma, resta-nos mais um enigma – dos tantos já formulados pelas atrapalhadas elucubrações yedianas – qual seja, que diacho ela quis dizer com “na minha volta, não havia nenhum japonês que valesse a pena”?


Será algo elogioso ou ofensivo à colônia japonesa sulina?


28 comentários:

Anônimo disse...

Os alunos da Tia devem ter sofrido muito quando elabora uma prova.

Será que ele usava a metáfora do "japonês no colo" para as questões de macroeconomia?

Anônimo disse...

No popular, ela quis dizer que não deu pra nenhum japonês gostoso, então como é que vai aparecer um japinha no seu colo?

Que tal, o linguajar da tia?

Essa senhora é um perigo, gente!

Anônimo disse...

zapones nom come canissa, no

Anônimo disse...

tia bagaça

Anônimo disse...

Que uma papeleira analfabeta e vira-latas se expresse assim, até se admite, mas a Governadora do Rio Grande do Sul, que ocupa a cadeira de Julio de Castilhos, de Flores da Cunha, de Brizola e outros ilustres, francamente gente, fiquei pasma.

Anônimo disse...

Feil, "prevaricação" para ela é isso. É fazer japinha com um japonês que "valha a pena".

Anônimo disse...

tá pegando pesado nos barbitúricos, já não tá falando coisa com coisa essa véia bagaça...

Anônimo disse...

Hoje prenderam um estudante que estava protestando na frente da casa da Yeda, cuja compra ainda não foi explicada.

Aquele boçal do Cel. Mendes agora está dizendo onde pode e onde não pode fazer protesto.

É muito grave o que está ocorrendo no RS.

Anônimo disse...

E a ZH tentando construir a imagem do fascista dá destaque para o fascinora no Domingo.

"Lé com lé. Cré com Cré"

Claudio Dode

Guilherme disse...

"...candidato tucano à prefeito..."

Tira a crase, por favor.

De resto... impecável como de costume.

DÁ-LHE GRÊMIO!!!

Anônimo disse...

que saudade do Sr. Olivio Dutra, cidadão que embora tenha frequentado o salão negrinho do pastoreio, ainda hoje reside no mesmo apartamento e, muito embora sua fala rebuscada da fronteira, sempre foi muito claro e incisivo, diferente dessa 'doidivana' de pseudo-idiossincrasia-neurolinguistica-não aplicável... é no minímo cômico ver suas falas....

edinardo rodrigues

Anônimo disse...

Como é o nome do radialista/jornalista que faz o programa da BAND apartir da 10 hs junto com o Felipe Vieira??? é lamentável termos um sujeito dessa natureza, como comunicador!!! é movido a dinheiro do DETRAN ????

Anônimo disse...

Caro "guillermo" se eu fosse me confessar com o papa sobre os erros de português que estou cometendo quando escrevo em blogs, verdadeiros atentados, tenho certeza que não teria absolvição. Erros de ortografia, sintaxe, concodância e tudo o que puder ser imaginado. Faço o comentário e vou ler e aí dá uma louca vontade de chorar - meu deus eu escreví isto? Estou pegando hábitos terriveis na Internet - o principal: esquecer regras básicas de acentuação, simplesmente não estou acentuando, consequência direta da velocidade em que recebemos a informação, da necessidade de replicar antes do Maia e da lingua inglesa que, graças ao bom deus, não possui acentos. Vou ter que reaprender tudo de novo ou aprender a falar como a gurizada fala. Não eh? Por sinal acho bem mais prático! Este comentário vair seu um exemplo :-)

Um Serrano a vela disse...

Sabe o q salvou essa sacripanta??? A tal lei q proibiu totalmente a bebida ao volante, estava pronta a tempo, esperando o momento de ser usada. O momento em q se teria de tapar a boca da midia com $$$.

Governo federal aumentando juros e derrubando o crescimento (ainda jovem) do pais, e yeda q precisava salvar os cacos do q é hj seu governo.

Usaram as verbas do Detran com essa lei fraca, q ja existia e sò nao era aplicada, o limite ter baixado é burrice, agora se alguem comer um bombom recheado com licor vai ser pego no bafometro...

Anônimo disse...

Temos que, com urgência, catar um japonês no governo Yoda e apresentá-lo à desgovernadora. Desde que, como ela disse, valha a pena. Agora, se ele vai encarar, é outra história.

Um Serrano a vela disse...

Esclareço: nao é a lei em si, beber e dirigir é m.

O caso é q pra usar verbas do Dtran, Denatran, Fenaseg etc etc, o tema tem de ser "SEGURANçA NO TRANSITO" sao milhoes e milhoes arrecadados esperando pra serem gastos.

Essa lei tem tematica de segurança no transito, e o senso comum considera-a òtima, porém, ela foi usada agora para esconder os dois temas descritos no post acima.

Devem existir mais algumas guardadas para serem usadas no momento justo.

Essa ai salvou, lula, yeda e banco central...

Cristóvão Feil disse...

"À prefeitura...", Guillermo.

Valeu!


CF

Anônimo disse...

A América vai ter que se curvar: Dubya parece um intelectual perto disso. Se lá criaram o Bushismo, com dicionário e tudo, já passou da hora de incorporarmos o Yedismo ao folclore nacional.
Urge criarmos uma página exclusiva com textos, vídeos e áudios da Yeda não-havia-nenhum-japonês-que-valesse-a-pena Crusius.

http://www.slate.com/id/76886/

Carlos Eduardo da Maia disse...

Parece que a indicação de Berfran Rosado como vice alavancou a candidatura de Manoela Dávila que encostou em Rosário, segundo pesquisa do Correio Universal de Deus do Povo de hoje.

Anônimo disse...

E aí cara-pálida? O que este blog tem haver com isso?

Anônimo disse...

Quanta mulher concorrendo à prefeitura de POA. Somando as quatro, vai dar mais votos que o dos homens concorrentes.
Vai dar Manuela na cabeça.

Gilmar

Anônimo disse...

Berfram alavancando votos? cruzius credo! Tá mal a cosa!

Anônimo disse...

Berfram alavancando votos? cruzius credo! Tá mal a cosa!

Anônimo disse...

Do que culpa tenho eu de ser alta, inteligente e bela a japonês que valha a pena, passando pelo novo jeito de governar, churrasquinho de mãe, cabelo lhasa apso. É, está na hora de elencarmos todas as "expressões" yedísticas para pôr em pauta a burritzia gaúcha no momento de votar na direita.

Anônimo disse...

E doce rosaninha hj em sua coluna ainda acha ruim e chama, por meias palavras, de oportunistas o pedido de desculpas do Fabiano Pereira à comunidade japonesa.
E ainda por cima tem a cara de pau de chamar de mal educados os estudantes que protestaram em frente ao palácio da Yedinha.
A coisa tá descarada de dar nojo!!!

sil

Anônimo disse...

Espero que a Manu delicie-se com a pizza que entreguei a seu futuro vice.

ô corja...

Guto

Anônimo disse...

Espero que a Manu delicie-se com a pizza que entreguei a seu futuro vice.

ô corja...

Guto

Prof. Daniel disse...

Sim a Manu e todos mais vão deliciar-se com a pizza. Mas não é para ela.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo