Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 17 de junho de 2008




Um aroma de matéria paga


O PIG (Partido da Imprensa Golpista) é de amargar. Hoje, dois diários da mídia oligárquica estão coincidentemente preocupados com o imbróglio no qual está metida a transnacional papeleira Stora Enso. É que a cultivadora de desertos verdes inventou de comprar latifúndios rurais no RS, na chamada Faixa de Fronteira. Não poderia, mas ainda assim adquiriu as terras em nome de “laranjas” brasileiros, por acaso celetistas da empresa de celulose e papel.


E agora, esta matéria dos jornais Zero Hora e O Estado de S. Paulo, no mesmo dia, com semelhante conteúdo e idêntico objetivo – pautar de forma sincronizada o assunto e fazer crer aos seus leitores (só os palermas) que a lei que regula a Faixa de Fronteira é obsoleta por atender ao ordenamento jurídico da velha Lei de Segurança Nacional instituída pela ditadura civil-militar de 1964-85.


Viram como o PIG é democrata? Está lutando contra o chamado entulho autoritário do Estado de exceção. Edificante!


ZH, com duas páginas dedicadas, chega a criar um clima de polêmica em torno do assunto Stora Enso, quando se sabe que isso é absolutamente artificial. Não tem polêmica alguma. A papeleira está cometendo vários crimes tentando enganar as autoridades brasileiras e desrespeitando as leis do País. Ponto.


Nenhum dos jornais informa que o deputado federal Vieira da Cunha (PDT-RS) está com uma emenda tramitando na Câmara Federal propondo que a Faixa de Fronteira seja reduzida para apenas dez quilômetros, justo na feição das empresas que lhe doaram recursos pecuniários na última eleição, a Stora Enso e a Aracruz.


7 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Eu não sou palerma e acho que essa lei de fronteiras é completamente jurássica. Lei de fronteiras para quê? E para quê, 150 km? O próprio Lula quando esteve em Porto Alegre a última vez fez questão de dizer que essa lei é ultrapassada. E efetivamente é. Não existe nenhum motivo razoável a não ser a cegueira ideológica dos mesmos palermas de sempre que são contra qualquer investimento do capital. De certo, porque o capitalismo morde... Babaquices ideológicas.

Anônimo disse...

E as mutretas na venda da Variglog e na fusão Br-Oi? Foi feito o que? No caso da Br-Oi parece que foi feita uma lei dentro do negócio. Já o caso da Variglog, é coisa de compadre.

Cacildo

Carlos Eduardo da Maia disse...

Cacildo, esse tipo de assunto não se discute nestes Blogs. Aqui só se fala contra a RBS e a Yeda. As picaretagens que vem lá de cima, do planalto, aqui não interessa.

Anônimo disse...

As picaretagens que vem do PIG, que vc quer dizer, não é Maia?

A cada semana o PIG inventa um escândalo maior, mas ninguém mais dá bola. É coisa do PIG, que cada vez vende menos jornal, menos revista e tem menos audiência na TV e rádio.

Explique isso seu Maia.

Anônimo disse...

A teoria da conspiração do blogueiro é incrível. Vai escrever roteiro pra Holywood, véio.

Maia, o governo federal é muito ético. Tem 40 indiciados pelo mensalão, tem o petista gaúcho que disse que ia cortar a cabeça se tivesse dinheiro do mensalão aqui. Apareceu 1 milhão. Cadê o cara? Cadê o redator ético que defende a soberania nacional?

Anônimo disse...

Quando aparecer a verdade sobre o Incra, o país ficará sabendo quem é ilegal.
O Incra não tem capacidade nem pra fazer os assentamentos improdutivos fazerem algo que não seja invasão e bloqueio de rodovia. Plantar? Tem meia dúzia que sabe como, mas prefere receber a Bolsa Família. Para um sociólogo esta deve ser a melhor solução no país.

Anônimo disse...

O maia defende as papeleiras, só pelo prazer de ver o pau crescer.

Lei de fronteira para quê? para a Stensora achar que ela não devia ter pego?

Mas a lei existe e foi quebrada pela Stensora!

Eu quero ver o Mendes meter a porrada neles. Ou pelo menos no Papagaio.

Bem aí o machismo acabou.

Claudio Dode

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo