Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 23 de junho de 2008


A confusão que Zero Hora faz


Sexta-feira passada, 20/6, por volta das 16h, o jornal ZH “informava” que “Chega ao Senado o documento do Banco Mundial que libera empréstimo ao RS”.


Um pequeno grande erro do jornal da RBS, o documento – a rigor – é da Presidência da República, e não do Banco Mundial. O conteúdo deste documento trata da autorização do Poder Executivo para que o Senado examine e aprove a contratação de um empréstimo do Estado do Rio Grande do Sul com o Banco Mundial, no valor de 1,1 bilhão de dólares. Seria um absurdo o Banco Mundial autorizar o empréstimo junto ao Senado.


Semanas atrás, este blog já havia flagrado outro erro de ZH, sobre o mesmo tema, ao “informar” que o aval para esse empréstimo internacional do Estado seria firmado pelo Supremo Tribunal Federal, quando se sabe que a garantia é dada pela União, através da Secretaria do Tesouro Nacional.


Como confiar em um jornal que comete erros tão primários de informação? Já se vê que o foco do jornal não é a informação, mas a panfletagem ideológica continuada, embalada num veículo tipo magazine de pluri-abobrinhas: mascotes, registro provinciano de viagens da classe média, caderno feminino (para uma mulher pré-revolução feminista), caderno juvenil (para um jovem idiotizado), etc. [É cansativo enumerar tanta tolice.]

2 comentários:

Anônimo disse...

O pior é essa múmia reacionária, conservadora e fantasiada de político liberal do Simão, querendo passar por paladino do moralismo protegendo a maior gangue que o RS já teve no comando do poder público. É dose..., várias doses para aguentar. Acabou o mito do RS como estado mais politizado da federação.

Baiacurs disse...

Esse mito só existe prá tí, prezado(a) anônimo(a). As gangues têm se revezado no poder, em prol da democracia. E pela governabilidade, acordos as mantém fielmente solidárias mutuamente. Vide os últimos rodízios nas pizzarias estadual e federal.

Você acha que isso é recente? O povo elege essa turma. Que venha o Mano Changes, a Manuela, o Onyx...
E não importa se num dia é a companheirada, e no outro é a Yeda.
Nada mudou, 40 anos de escuridão não ajudaram em nada!
A classe política serve às elites há muito tempo. Os grandes partidos "representativos" estão comprometidos com as elites, oligarquias e o setor financeiro.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo