Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sexta-feira, 13 de junho de 2008


Assentados marcham contra lobby de papeleira

Cerca de duzentos agricultores assentados em Santana do Livramento (RS) e trabalhadores acampados marcharam ontem denunciando a expansão ilegal do eucalipto na região. A marcha saiu do assentamento Coqueiros, na divisa de Livramento com Rosário do Sul e seguiu em direção à Fazenda Tarumã, que pertence à empresa papeleira Stora Enso, de origem finlandesa.

A Brigada Militar interceptou o ato na estrada que dá acesso à área, o que fez com que os manifestantes encerrassem a caminhada. Eles protestam contra a transnacional Stora Enso, que comprou terras irregularmente na área da Faixa de Fronteira.

A Constituição brasileira não permite que empresas estrangeiras tenham propriedades ou empreendimentos nesta região.

As famílias também reclamaram do lobby da papeleira e de parlamentares gaúchos que querem alterar a lei para beneficiar a empresa. A informação é da Agência Chasque.

.......

Os parlamentares lobistas são os deputados federais Vieira da Cunha (PDT) e Matteo Chiarelli (Dem). O trabalhista Vieira da Cunha recebeu doação na última campanha eleitoral das papeleiras Stora Enso e Aracruz. Ambos estão com projetos de lei tramitando na Câmara Federal, que visam estreitar a largura da Faixa de Fronteira no sentido de beneficiar o negócio das papeleiras estrangeiras no RS.


13 comentários:

Anônimo disse...

E as mutretas da venda daVarig e a fusão Br-oi são totalmente legais?

Fidêncio

Anônimo disse...

A bancada de coalas nã está resumida a estes dois, temos alguns outros grandes defensores desta maravilhosa árvore nativa(da Austrália)na Assembléia Legislativa gaúcha.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Fidêncio, esses assuntos são omitidos em certos blogs. Os mesmos que criticam a 'manipulação' da grande mídia.

Anônimo disse...

Tem doação de campanha e pagamento por serviços prestados....

O Maia e a sua maledicência...

Por isso que no blog dele até as moscas passam, mas o cara é o mesmo...

Claudio Dode

Anônimo disse...

Maia explica as dispensas de licitações da Alston no governo do ético Alckmin que envolveu milhões. Quanto desse montante foi para as campanhas do Serra e do Opus Dei?

Anônimo disse...

Não segue o "troll"! O topico do post é "Assentados marcham contra lobby de papeleira". Quando o Cristovão colocar "a pedidos" o assunto Varig, Alston e afins a gente segue! O Maia e seus amigos vieram desviar o assunto e melar, tal como faz o PIG! Se o dono do Blog ignora, vamos ignorar também!

Anônimo disse...

A Brasken conseguiu na Fepam, em inéditos QUINZE DIAS, licença ambiental para a intalação de uma planta para produção do dito plástico verde. Parabéns a Fepam pela velocidade em expedir a licença: só tem um, digamos, "probleminha": A LICENÇA FOI DADA SEM QUE FOSSE REALIZADO O EIA-RIMA. Quer dizer, a Fepam agora emite licença sem saber o que pode acontecer na natureza e na sociedade com um empreendimento desse porte. Esse é o novo "jeitinho" de governar...

Carlos Eduardo da Maia disse...

E o Lula copia o novo jeito de governar da Yeda. Por que saiu a Marina Silva? Um dos motivos principais é que ela estava burocratizando e atrasando a liberação de licenças ambientais, e o Minc é muito rápido nesse gatilho.

Anônimo disse...

A estupidez e a ignorância são predicados que certas pessoas possuem sem, no entanto, se darem conta de que os possuem. Não se dão conta por serem muito arrogantes e presunçosas. A ponto de sempre ter de dar a última palavra, mesmo não entendendo "bulhufas" do que se trata o assunto. Não interessa a velocidade que se emite uma licença ambiental. Na realidade, a demora se dá pela complexidade de se avaliar um EIA-RIMA de um empreendimento (que deveria ser o caso de uma planta do porte do investimento da Brasken). Desde que, essa licença se dê a luz de um Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e um Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (RIMA). Caso contrário é uma ilegalidade. E mais, se saiu Marina e entrou MInc, é outra conversa (prá boi dormir)...

Carlos Eduardo da Maia disse...

O problema é que tem gente que tem uma doença chamada má vontade ideológica. Uma doença terrível e que geralmente se dá no final da adolescência. Eu já tive essa doença, mas me curei. E é muito grave quando pessoas carregam essa doença na meia idade ou na velhice. Ela aniquila o bom senso, a razoabilidade e ela algema o cérebro. O principal sintoma dessa grave moléstia é o preconceito contra o capital. Outros sintomas são colocar a culpa de tudo no neoliberalismo, nos EUA, no capitalismo, no jargão anacrônico de que a privatização faz mal ao Brasil. Como bem se vê, os efeitos colaterais são extremamente graves. Tadinhos dos doentes.

Anônimo disse...

O Maia,

Se isto é doença eu fico tranquilo com a minha saude.

Quem deve ficar preocupado é tu porque falta de caráter não tem cura.

E má vontade ideológica é só na sua deformada cabeça feita pelo mercado que acha que é só esta a alternativa, mas o fascismo nasce aí para desembocar no nazismo, não é mesmo?

Nesta tua cabeça, por onde passam as moscas, não a idéia que podem haver outras ideologias que não a do mercado e merecem tanto respeito quanto as outras.

Doentes são os que pensam que só a privatização resolvem os problemas. Não resolvem! Senão FFHH e sua quadrilha tinham resolvido o problema do pais e só conseguiram chegar quebrados a porta do FMI várias vezes.

Esta tua unica saida baseada na privatização e no mercado no centro do mundo é que é ilusória.

Isto é doença e não tem cura também

Claudio Dode

Anônimo disse...

O PT perdeu a guerra das papeleiras no RS. Levou para Brasília, por meio do Correio Brazilienso, um jornal local que inexplicavelmente veio fazer uma série de reportagens no RS. AGora o INCRA mostra toda sua má-fé na interpretação da lei. É o PT agindo sorrateiramente. Só faltam os adesivos "Fora Stora Enso".
Otários gaúchos que entram nessa discussão histérica em que o menos se fala é verdade e na qual a disputa política permeia todos os debates. Lamentável ler comentários de gente que não sabe que antes de "p" e "b" vai "m" e quer discutir ordenamento jurídico e ciclo hidrológico em plantação de eucaliptos. Pobres radicais quer ainda acreditam estar numa "luta anti-imperialista", de vender nossas "belas terras para vampiros europeus". Como dizia Rauil Seixas, "ê, Rio Grande, charrete que perdeu o condutor..."

ZeMario

Anônimo disse...

Temos de ter até piedade, pois o ja mais que execrado sr. Maia, parece estar atras de um emprego na ZH ou no diário gaucho. Não consigo ver outro motivo além de oportunismo para uma pessoa que se considera bem instruída tomar as posições preconceituosas de que este sujeito se vale!sua truculência facista ganhou potencialidade depois que o Feil escreveu que "certa grande mídia". estava monitorando o blog.Só pode estar atras de emprego e quer utilizar o espaço como forma de se propagandiar. Mande um currículo pra RBS!

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo