Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sexta-feira, 10 de abril de 2009

ZH mergulha de vez no gênero “panfleto político”


Criança desobediente é o fim do mundo!

Não é possível deixar passar batido o material anti-MST veiculado ontem pelo jornal Zero Hora. Aliás, este jornal – na atualidade – é certamente o mais conservador do País, porque além de estampar matérias de nítido conteúdo anticomunista, com estilo e linguagem em desuso, sustenta valores reacionários, promovendo ações políticas que legitimam um governo estadual desmoralizado e desgovernado como o de Yeda Rorato Crusius.

Pois, o jornal do grupo RBS (monopólio ilegal de uma rede de mídias no RS e SC) ontem resolveu estabelecer uma divisão valorativa no tema das escolas itinerantes do MST no Estado. De um lado estão os “ameaçadores agentes do mal” (o MST), de outro, estão os “vitimizados agentes do bem” (o MP/RS e a Secretaria Estadual da Educação).

O linguajar empregado pela editoria de ZH é próprio da velha tradição do “panfleto político” – hoje, já quase um gênero político-literário consagrado, tanto pela esquerda quanto pela direita, embora tenha tido origem nas lutas jacobinas, na anti-restauração, nos embates no âmbito da esquerda do século 19 e na vida orgânica dos partidos políticos populares do século 20. Não temos nada contra o gênero panfletário, ao contrário, este blog bebe diariamente nesta fonte fecunda. Mas, à ZH e seus amestrados jornalistas falta legitimidade para praticarem tais artes e ofícios. A mão é pesada e o resultado, grosseiro.

OK, ZH é um panfleto da direita guasca. Mas é um panfleto fake. A pilcha de panfletários cai mal em ZH. O chapéu é de caubói e as boleadeiras são de plástico.

Tem uma matéria – a propósito de “análise” – assinada por um certo Carlos Wagner (assim mesmo, sem sobrenome) onde o neopanfletário cobra continuidade à sanha regressista do condomínio MP/Secretaria Estadual de Educação, ao lembrar o seguinte:

“No meio da luta, ficou de lado uma questão importante: o debate do conteúdo do que é ensinado nas escolas itinerantes”.

Este é o ponto sensível para a direita guasca. Eles não admitem que as crianças que estudam nas escolas itinerantes do MST recusem as cartilhas enfeitiçadas do sistema produtor de mercadorias. Como pode o filho de um despossuído miserável ousar querer saber de conteúdos que não falem de obediência, submissão, disciplina para o trabalho assalariado, e servilismo à relação docilidade política/utilidade econômica? Onde vamos parar sabendo que crianças e jovens estão aprendendo conteúdos de cidadania autônoma e emancipação política?

De fato, é o fim do mundo. Deles, direita guasca.

De resto, sejam bem-vindos ao gênero panfletário - este debate muito nos interessa.

29 comentários:

cazé disse...

Feil, o que vc tem contra gordinhos comerciantes que dormem em cadeiras amarelas?

Fudêncio disse...

Por quê o MST não tem CNPJ?

Por quê o MST pode ser isento da aplicação da leis?

Esse Stédile tem todo o jeito de ser candidato das "esquerdas" à presidência da república: onde ele trabalha? Ele trabalha? Vive do dinheiro repassado por ONGs para o MST. Isto é, vive às nossas custas.

Anônimo disse...

Carlos Wagner, o fudêncio de ZH, há muito desmoralizadíssimo entre os jornalistas sérios, mau caráter de primeira, em nada surpreende que seja o escolhido para carregar o estandarte da família Sirotski, junto com sua tradição e, é claro, sua propriedade.

Anônimo disse...

Wagner é o sobrenome do Carlos Wagner. Um dos repórteres mais experientes do Estado, tem na estante três Prêmio Esso de Reportagem.

Anônimo disse...

Ocupação do latifundio. Sem indenização.

Anônimo disse...

Carlos Wagner, se já foi um bom jornalista, hoje é mero empregado para ficar defendendo o patrãozinho. Cansou de ficar batendo perna e agora fica só com a bunda da cadeira fazendo matéria por telefone. Que grande matéria ele fez nos últimos anos? Que prêmio ganhou? Nenhum. Fica falando do MST do tempo quando cobriu o movimento - ou seja, até mesmo as lideranças que ele cita já estão desatualizadas.

Em relação ao debate sobre o pq o MST não tem CNPJ, por favor anômimos, troquem o disco de lado que já está ficando chato. Quem tem um mínimo de tutano na cabeça sabe pq o MST e demais organizações sociais não tem CNPJ - pq não são empresas, ongs ou entidades. Parem de encher o saco ou peçam pro Lula e pra Justiça criar um CNPJ pros movimentos sociais. Se esse é o problema, fica resolvido.

E por fim, Stedile é um intelectual assim como tantos outros, como o querido da dreita, o FHC. Ganha prestando consultoria, dando palestra, dando aula. E certamente tb de ONG, assim como o querido FHC, que até uma ong pra ele tinha.

Ana Maria - POA

manoel jorge disse...

FHC tem uma Fundação. ONG é pra pobre.
Fundação pode captar dinheiro gordo do Exterior. Ou externalizar dinheiro gordo para bancos e paraísos fiscais.

FHC é gente fina. Não confundam tubarão com lambari de sanga.

mário casado disse...

Prêmio o quê? Esso?

Essa merda é do tempo que se atava cachorro com linguiça.

O curioso é que os grandes textos do jornalismo brasileiro nunca ganharam esses prêmios de bosta. Quantos prêmios jornalísticos ganhou o Carlos Lacerda? E o Nelson Rodrigues? E o Carlos Nasser? E o Samuel Wainer? E o Joel Silveira? E o próprio Maurício Sobrinho?

Nada mais provinciano do que esses prêmios.

Nelson Antônio Fazenda disse...

E os grandes empresários, brasileiros e estrangeiros que, com as privatizações - ou privadoações como dizia o saudoso Aloysio Biondi -, se assenhorearam das telecomunicações, da energia elétrica, do aço, das rodovias, dos portos e outros setores, vivem às custas de quem, cara pálida?
Eles extraem seus gordíssimos lucros de quem? Dos marcianos, por acaso?
Ou vais me dizer que a Gerdau, a Votorantin, Ford, GM, Wolks, Fiat, e outras granes empresas estão lucrando alto no Brasil somente graças ao suor que escorre dos rostos de seus bem pagos executivos.
Os milionários, ou bilionários, resultados destas empresas privadas nada têm a ver com volumosos subsídios públicos?

Nelson Antônio Fazenda disse...

"Aprender sem pensar é inútil, pensar em aprender, perigoso", diz um ditado chinês. E é isso mesmo que você afirma, Feil. Como aceitar que uma criançada, filhos da ralé do MST, já cresça sabendo quem é quem na sociedade? Como aceitar que eles cresçam sabendo que, para ter seus direitos respeitados é preciso juntar esforços, organizar-se e partir para a luta?
União, organização e mobilização, como têm nos mostrado há mais de duas décadas os valorosos lutadores do MST, é o único caminho para que o povo conquiste vida digna. Isto é um grande perigo para a classe dominante; põe a perigo seus faustosos privilégios.
Vida longa ao MST!!

Anônimo disse...

Da Ana Maria:

"Quem tem um mínimo de tutano na cabeça sabe pq o MST e demais organizações sociais não tem CNPJ - pq não são empresas, ongs ou entidades."

É! Eu não tenho "tutano" na cabeça.
Só nos ossos.


Que petralhada doente!

Anônimo disse...

Ainda continua um Panfleto...

Há uns dez anos ou mais eu liguei para o ZH chamando a atenção do baixo nível de suas matérias, quanto ao enfoque e linguagem, em especial da vespadiarista. Então, perguntaram se a linguagem usada era muito popular. Eu respondi: a linguagem não tem nada de popular, é apenas vulgar.E mais se parece com um panfleto.
De lá pra cá, o nível desse panfleto tem decaido no conteúdo e na forma.
Conclusão: eles são tão imbecilizados que devem agir como se os seus leitores fossem iguais aos próprios. Os diaristasdireiteistas são assim, apenas serviçais contratados para reproduzir conteúdos de suas cartilhas ultrapassadas e viciadas.
Maria cecília

Anônimo disse...

Cristóvão,
o teu texto disse o que estava engasgado na minha garganta.
Obrigada pelo teu trabalho de interesse público!
Alice

Anônimo disse...

MST = Marginais Sanguinários Terroristas

Pau neles!

Verinha disse...

Esse 'ANÔNIMO' é um medíocre. Aliás, medíocre e covarde, além de fazer comentários dignos de prêmios por seus 'eruditos conhecimentos', não tem 'peito' pra se identificar.
Um dia, espero, esse ANÔNIMO, será varrido, de vez. Mas ele já está recebendo muuuuuuuuitos desaforos. Sensacional!!!!!!!
Francamente, só rindo desses caras.

Cel disse...

Um dia essas crianças estarão com armas nas mãos e jogando bombas em civis e militares. Os verdinhos e políticos por sua omissão, covardia e corrupção até que merecerão, os civis não, são só inocentes úteis manipulados e DESARMADOS.

Milton Ribeiro disse...

Cristóvão, uma pequena homenagem na foto de abertura e lá no final:

http://miltonribeiro.opsblog.org/2009/04/11/porque-hoje-e-sabado-audrey-hepburn/

Abraço.

Prieb disse...

Esse anônimo ainda por cima é mal informado, se é coisa que não tem por aqui neste blog e nos comentários é "petralhada". O pessoal do PT detesta esse blog do Feil.

Vai se informar, seu anônimo covarde e parasita.

Anônimo disse...

Prieb:

Então, cadê as provas da Luciana Genro e Pedro Ruas?

Lá se vão 50 dias e nada!

Enchedor de saco

panoramix disse...

A RBS desde a eleição do Olívio, quando perdeu as tetinhas que tinha no governo (que voltaram com o bondoso e perfumado Rigotto) iniciou esta cruzada anticomunista, digo antipetista. Qualquer um que tem certa importância, algum poder e que fale mal do PT e seus planos diabólicos de "comunizar" crianças e "sovietizar" o estado imediatamente é elevado a condição de paladino! Tudo que cerca aquele prédio na beira da merda é suspeito e fede! A única coisa que prestava perto daquilo eram a Miriam e a Regina, duas damas de fino trato que conheci pessoalmente, mas que infelizmente faliram!

Anônimo disse...

E o "delgado Proctogenes" que ia dar nome aos bois?

"Meu boi barroso, meu boi pitanga, o seu lugar é lá na canga."

Cagou-se quando a coisa vai para o lado do Lula?

E as provas do PSOL?

Passaram mais de 50 dias e nada!


Fudêncio

ferrador disse...

Caro Fudêncio abre o olho que o teu nome tá na federal também junto com a quadrilha do piratini. Te cuida! Cuidado com o que tu desejas pois pode se concretizar!

Anônimo disse...

Ferrador.

VáCfud Palhaço!

Ameaças para um catarinense que nunca votou aí? Que só quer ver as provas de uma denúncia, aliás, é típico destes esquerdístas gaúchos.

E dá-lhe Olívio Dutra para presidente do Brasil!

Fudêncio

joão disse...

Pessoal, esse Fudêncio é o Políbio Braga. Aqui ele é metido a leão, mas com os patrões ele vira um gatinho castrado.

Anônimo disse...

Polibia Braga,.....huahuahuahuahuahhhh!



Cadê as provas das denúncias da Luciana e Ruas??????????


Tudo golpísmo!!

Anônimo disse...

As provas estão com o endereço identificado, é só os "honestos" membros do desgoverno entrarem na justiça contra as declarações que enseguida as provas se tronarão públicas.

Porque ninguém quer fazer isto?

Anônimo disse...

Quem acusa tem que provar.

Provem Psolistas disse...

Acusou!

Então prove.


Eta golpístas!

Anônimo disse...

O anônimo é o Diego Casagrande, o Polívio Braga ou o Previdi. Dá no mesmo. Ambos recebem patrocínio do Banrisul (sigam o que o Busatto disse. Sigam o dinheiro...) e/ou da Aracruz e perderam o da Pref.Poa e da Assembléia. Ele quer prova... Pq então o governo (governadora) do Estado não os processa? Pq aí surgiria a prova, que está nos autos: gravações de autoria do Lair Ferst (tesoureiro PSDB e da campanha Yeda, não esqueçam). Pq não entrevistam ele? E o Carlos Wagner? tenho um livro dele "A saga do João Sem Terra", uma espécie de histórico do surgimento do MST. Interessante e nada desfavorável ao movimento. è do tempo em que militava no verdadeiro jornalismo, há tempos substituído pela facilidade de inventar nomes e histórias, direto da redação. A jornalistada local, entre os quais me incluo, sabe disso há tempos. Triste papel esse último... CNPJ pro MST? É demais!!

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo