Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 30 de abril de 2009

ZH faz jornalismo marronzista


Basta o Odorico Paraguaçú para definir o panfleto da RBS

Nem precisa procurar os autores clássicos da comunicação social. Quem entende mesmo da prática informativa do jornal Zero Hora é o corrupto e amaneirado prefeito Odorico Paraguaçú – personagem imortal do dramaturgo e escritor Dias Gomes:

- Trata-se, tanto quanto se sabe, de um jornalismo lavado e enxaguado no marronzismo mais perfunctoriamente superficialista, levianista e mentirozista.

Colocar como manchete principal um desvio pessoal de indivíduos do MST como se fora política usual no MST é exonerar-se da condição de jornalismo informativo sério para vestir os trajes espetaculosos do panfleto politiqueiro mais rebaixado.

Espera-se que os anunciantes deste diário marrom dêem-se conta que estão investindo no veículo errado.

42 comentários:

Anônimo disse...

Lamentavelmente, tendo minha tia idosa de 75 anos como exemplar da bovinagem gaúcha leitora de ZH, a leitura vai ser a comprovação de tudo de ruim que ela pensa do MST (e de resto de todo o mundo).

Anônimo disse...

Essa mesma régua não é utilizada diante dos homens de bem que "adquirem" terras tradicionais de pescadores no arquipélago,Ilha das Flores e Ilha Grande dos Marinheiros,localizadas a minutos das sua indústrias,façam um levantamento desses compradores, seria uma bela matéria.Esse jornalismo tem nome?

Anônimo disse...

Mas "integrantes" não são apenas pessoas que integram algo?

Vou ali consultar o Aurélio, afinal "o nome que se dá a coisas" geralmente tem uma razão de ser, quando não uma etimologia.

Anônimo disse...

Ué, si eu foçe o Istédil, mandava invadi a ÉrriBÊÉss e capá os jornalista!!!
Diz pro Mantêga mandá mais bufunfa pras ONGuis pode anunciá ou financiá mais umas invasão.
E dispois, eça nutíça da ZH é véia!! Todo mundo sabia, só que agora tem a cara do cara.
Claro, o editor vai dizê que é a mídia má, feia e bobona.
eu, como grandi capitalista, vô anunciá mais ainda na Zero Hora.
Valeu Grizoti!

gabardo disse...

E ainda tem blogueiro que de quando em vez dá crédito pra esse Grizotti.

Isso tem a boca torta de tanto fumar cachimbo com os Sirotsky.

Anônimo disse...

O Chico Bento latifundiário e sua lenga-lenga...

el barto disse...

"Rede Bunda Suja". o nome diz tudo.

el barto disse...

e a régua tb. não é utilizada qdo. se referem a grileiros pilantras e sem-vergonhas como o tal de quartiero e seus iguais (muitos deles aqui no guasquedo). ao contrário, tratam-no como grande herói da pátria.
eitcha empresinha ordinária. e mais ordinário ainda é esse povinho que lê, escuta e vê as imundícies dessa redezinha bagaceira.

Anônimo disse...

A régua seria simples: não tem fazendeiro assassino e corrupto? Pois bem, poderia ter uma manchete na ZH:

"Integrantes do agronegócio brasileiro grilam terras, mandam matar líderes sindicais e compram o silêncio de políticos, policiais e juízes"

Guga Türck disse...

Feil, eles estão pavimentando com esse tipo de destaque uma ação forte que a BM deve vir a fazer em Nova Santa Rita. Uma reintegração de posse sem sentido - mais uma.
As famílias lá estão deveras apreensivas e se preparando para o confronto.
Uma manchete dessas é trabalhar o subjetivo da opinião pública para que esta aceite ações enérgicas e, quiçá, tomara não, se alivie um massacre...
Se não viste a matéria do Jefferson, aqui da Catarse, que esteve lá no acampamento de Nova Santa Rita, vê neste link aqui:
http://coletivocatarse.blogspot.com/2009/04/mst-resistira-despejo-em-nova-santa.html

Abraço.

André F. disse...

O "seu Guga" acertou na mosca!Depois eles botam a cara marrom do Lazier Martins prá fazer o comentário examinando as cutículas das unhas.

Noiram disse...

No telejornal do meio-dia, em reportagem a um cientista, foi dito que a causa de tanta epidemia é a deteriorização do meio-ambiente. Esqueceram de dizer que a monosilvicultura está por trás disto aqui no Estado.

André F. disse...

...Sensacionais as Fotos de abertura deste blog,hein tchê Cristóvão!Cada qual tão bôa quanto a outra...porque melhor não podem.

Cristóvão Feil disse...

Obrigado, André.
Estamos atentos, Guga.

Abç.

CF

Nelson Antônio Fazenda disse...

Povo unido, organizado, mobilizado, consciente de seus direitos e, ainda mais, disposto a travar uma luta sem trégua para conquistá-los, como o do MST, apavora os grandes proprietários deste e de qualquer outro país. Isto pode se tornar um exemplo irresistível a induzir outras pessoas, outros grupos a acreditarem que mudanças efetivas são possíveis; basta juntar esforços.
Por isso, os trabalhadores rurais sem terra do MST têm que ser diuturnamente vilipendiados e difamados, quando não agredidos.

Vida longa ao MST!!

João Marques disse...

É prática comum a venda de lotes pelos assentados. Já participei de conselhos municipais que escolhiam famílias a serem assentadas e muitas eram identificadas como já beneficiadas pelo programa.

É só pesquisar lá na Fazenda Anonni. Tem famílias que lá foram assentadas. Venderam os lotes. Ganharam novos lotes em Abelardo Luz/SC. Venderam os lotes. Atualmente estão pleiteando novos lotes.

Infelismente isso acontece!

João Marques disse...

"infelizmente"

André F. disse...

...Não precisa o ESTÉDILE invadir a RBS nem capar ninguém onde já tem só eunuco...

Anônimo disse...

Noiram, é verdade, é só fazê as conta. Os ocalitos distruíro o Pampa!! Nos último quatro ano, acabaro com Pampa, dondi o ambienti era bem preservado. Afinar, o Riograndi tem 0,016% de áreas protegidas!!! Cousa de premeto mundo.
Óia, nu Pampa ninguém drenô banhado pra plantá arroiz, ninguém dexô o annoni se espaiá e ocupá hoje 2 milhão di hectari, ninguém criô gado sem cuidar di pastagi, respeitando APP e Reserva Legal. Tu tem razão. O mundo começô faiz cinco ano e é tudo curpa dessis ocalito dos inferno.

Mais num te esqueci qui o Riograndi tem mais di 300 assentamento, onde todos preservam a natureza, cuidam dos passarinho, dus riacho e adiministram buenaço a terra que o governo emprestô. Intão, ainda temo salvação.

Vamo percisa prestá mais atenção nas cousas. Agora tem otra transnacionar aí, essa da gripe suína (óinc, óinc!). Aposto que a curpa é a Mãosanto.

Chico Bento

Anônimo disse...

E agora ainda tão querendo criar crise no Campeão de Tudo com essa história de venda do Nilmar...

Noiram disse...

Mazzaropi Chico Bento,

Fica com as tuas considerações que eu fico com as minhas.
Não vou repetir discussão que travamos em post's anteriores.

Anônimo disse...

Chico Bento - cocota papeleira

marcelo disse...

Putz, e pior que essa é a primeira coisa que quem é contra o mst gosta de dizer. ZH bando de vigaristas, até quando teremos que aturar seus humores e arbitrariedades?

Anônimo disse...

PESSOAL: Vejam isso! Matéria bomba da IstoÉ que está nas bancas

EXCLUSIVO
O esquema VIP no Judiciário

Contrariando uma norma do STJ, o ministro Carlos Alberto Direito, do STF, fazia uso de privilégios para favorecer familiares e amigos nos embarques e desembarques no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro

http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2060/artigo132858-1.htm

Noiram disse...

Também, com um presidente do STF que faz o que quer e ninguém denuncia. Só podem ter o rabo preso como este.

Naofil disse...

Mais uma da governadora desgovernada d'ocês.
"Utilizando um cracha falso da Carta Maior, homem apontado como sendo agente do serviço de inteligência da Brigada Militar (a PM gaúcha) acompanhou manifestação de servidores públicos contra governo Yeda Crusius (PSDB) tirando fotos dos manifestantes."
Publicado no http://www.cartamaior.com.br

Cel disse...

Desviaram do assunto, por quê????

O MST é coisa de marginal mesmo.

Coisa de gente, que só quer ganhar, às custas dos que realmente trabalham e pagam impostos.

Danamite disse...

Ai meu Deus!
Um Coronel por aqui?
Fuiiiiiiiiiiiii!!!!

Cel disse...

\Se for por falta de um chute na bunda, não se decepcione/

Anônimo disse...

(...) às custas dos que realmente trabalham e pagam impostos. (!!!)

Que pataquada! Quem paga impostos, seu coroné safado, são os consumidores de produtos e serviços, os últimos da fila, pagam os impostos embutidos.

André F. disse...

O NAOFIL falou em boa hora...(...acho até que o "coronel" tá fazendo o mesmo aquí...) Mas,mudando de "Naofil" pra "Mala": O Coronel só pode ser leitor de carteirinha das colunas do "DÉBIL MENDELSKI"... Os Milicos deixaram Escola,Cultura,Esporte(Até a merda do esporte!)virar "massinha de modelar" e depois ainda chamam seus herdeiros de "MARGINAIS".QUE VERGONHA,CORONEL!!Na verdade ESTÃO MARGINAIS,INCLUSIVE pela repressão policial que CONTINUA sendo aplicada sôbre estes "ESTORVOS"É assim que a garotada aprende a ser Homem de Bêm dentro do quartel??(Aliás esse troço de Caserna é Viadagem enrustida)

Francisco Goulart disse...

Quem paga imposto compulsoriamente são os assalariados (desconto direto na fonte). Se alguém recebe um milhão a título de distribuição de lucros (não há incidência de impostos sobre distribuição de lucros) e outra pessoa recebe salário mínimo, quando vão comprar qualquer coisa no supermercado pagam exatemente os mesmos impostos. Além disso os gigolôs de vaca utilizam as mimosas para lavagem de dinheiro. Viva o MST!

André F. disse...

VIVA!!

Anônimo disse...

MST=Marginais Sanguinários Terroristas

André F. disse...

MST=MARGINALISADOS SABIDAMENTE TRIPUDIADOS...(...mais um que tem medo de pobre...)

Anônimo disse...

Há de chegar o dia que esses coronéis e mendelskis da vida irão ao paredão, não só esses mas tb seus descendentes até a 4ª geração. Para servir de exemplo tinha que acontecer enquanto essas múmias ainda se arrastam por aí!

Ruy disse...

É isso aí!

PAREDÃO. Ao estilo dos irmãos Castro em Cuba.

É assim que os tipos, do anônimo das 10:47, lidam com a democracia!

Anônimo disse...

Que democracia, cara pálida???
Vai Ruy, vai prá longe.
Ninguém merece vocês.

Anônimo disse...

É o braço paramilitar do Bolivariano da Silva e já andam por aí dizendo que armas são "ferramentas de trabalhos deles". Sei, falam assim da mesma forma que falam que são "movimentos sociais".

Ainda bem que essa situação já é hoje reconhecida por muitos brasileiros, mas ainda falta um pouco para que reconheçam também que é esse uma assunto para o Exército.

Todo e qualquer membro do MST é hoje uma pessoa de altíssima periculosidade.

Anônimo disse...

Ao anônimo acima:
Olha anônimo, eu estou anônimo porque tenho medo de ser perseguido pelo governo "democrático" da Yeda, sabe como é, se ela manda fotografar manifestante na frente do Piratini, imagina se ela pega funcionário contratado falado contra a gente dela (hehe).
Mas tu, pq está anônimo? Olha aí, o "Ruy", o "Coronel" e tantos outros não tem vergonha de assinar seus comentários absurdos... reacionário bom não se esconde!

Agora vem cá: Tu queres botar o exército em cima do MST? Bah, é muita saudade do tempo que tu e tua família lambia bota de milico heinh? Cuidado isso pode ser doença viu? Talvez algum desvio sexual mal resolvido, pq não?
Deixa o MST em paz, é atualmente a única organização social autêntica a cobrar uma das tantas reformas anunciadas há quase 50 anos pelo trabalhismo, e que nunca foram colocadas em prática. Se eles forem bolivarianos mesmo, que bom. Sorte do Brasil que talvez rompa um dia com o atraso que o latifúndio representa.

André f. disse...

ARMAS SÃO FERRAMENTA DE TRABALHO DO EXÉRCITO!!!Quantos desses "Fantasmas" que perambulam pela cidade poderiam estar agora produzindo em pequenas propriedades,de volta ao meio rural,de onde eles mesmos nunca se conformaram de haver saído...

André f. disse...

O Anônimo das 20:49 é doido!

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo