Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Por que o Farol nunca foi o cara


Sobre a última pesquisa CNT/Sensus

Recebo nota do economista Calino Pacheco Filho:

A rodada da pesquisa CNT/Sensus, levada a campo entre os dias 23 e 27 de março, em 136 municípios do país, com uma amostra de 2000 entrevistas, agregou novos dados relativos à avaliação do governo federal e do desempenho de Lula, bem como uma comparação com o período FHC.

Na avaliação do tucanato de Fernando Henrique Cardoso realizada no período 1998/2002 o pico de aprovação ocorreu em março de 2001 com 33,3%, sendo que o máximo de desaprovação deu-se em setembro de 1999, quando chegou a 65,0%. Já, o percentual mais alto na aprovação do governo Lula, pesquisado entre 2003/2009, foi em janeiro de 2009 quando alcançou 72,3%, sendo que o seu pico de desaprovação foi em novembro de 2005, com 29,0%, exatamente no epicentro da guerra midiática contra o governo do PT no episódio conhecido como “mensalão”.

O desempenho do presidente FHC teve a sua melhor aprovação em abril de 2001, com 46,1%, e o seu pico de desaprovação foi em junho de 2001, quando atingiu a marca de 62,3% . O presidente Lula obteve a sua maior desaprovação novamente em novembro de 2005, auge do “mensalão”, com 44,2%, e teve o seu melhor desempenho em janeiro de 2009, com a aprovação de 84,0%. Mesmo tendo caído para 76,2 % em março de 2009, devido aos ecos da crise econômica provocada pelo centro do capitalismo globalizado (Estados Unidos, Europa e Japão), o seu desempenho é recorde e a comparação com os percentuais do Farol de Alexandria é risível.

Para 2010, a polarização entre as candidaturas do PSDB e do PT já era esperada por muitos analistas, porém, acreditava-se que isto aconteceria mais no final de 2009. Pois tal previsão foi antecipada pela pesquisa CNT/Sensus divulgada no início desta semana.

Na pergunta de resposta espontânea – sem cartão indutor – o resultado é este:

Lula 16,2 %
José Serra 8,8 %
Dilma Rousseff 3,6 %
Aécio Neves 2,9 %
Ciro Gomes 1,5 %
Heloisa Helena 1,4 %
Outros 1,7 %
Branco/Nulo 7,0 %
Não Sabe/Não Respondeu 56,9 %

Como se sabe o presidente Lula está impedido de ser candidato pois a Constituição proíbe o terceiro mandado consecutivo e a sua candidata declarada/lançada é a ministra Dilma Rousseff, também conhecida pelo povão lulista do Nordeste como “Vilma do Chefe”. Como a pesquisa indaga se o eleitor votaria num candidato a presidente apoiado por Lula, 21,5% declaram que seria o único candidato em quem votariam e 28,6% poderiam votar no candidato indicado pelo presidente Luiz Inácio. Somente 20,3% não votariam de jeito nenhum no candidato lulista. Pode-se aferir daí que o potencial de transferência de Lula é significativo, e isto está demonstrado no cenário para o 2º turno onde aponta Serra na frente com 55,5% e Dilma em segundo lugar com 21,3%, percentual muito próximo daquele dos que votariam apenas no candidato indicado pelo presidente Lula (21,5%).

Nesta pesquisa CNT/Sensus de março de 2009 é importante salientar duas coisas:

1) Dilma desponta na frente de Aécio, Ciro e Heloisa Helena em todos os cenários, tanto no primeiro turno como no segundo turno;

2) Na comparação da presente rodada de março da CNT/Sensus com a rodada de janeiro de 2009, Aécio cai em todos os cenários. Chega-se a sentir no ar o cheiro de pena de tucano queimado.

Será que esse incêndio no ninho não vai prejudicar mais a situação do governador paulista José Serra?

15 comentários:

Ramirez disse...

De súbito espalhou-se um cheiro...
Alguém perguntou: Quem foi?
Obama apontou para o Lula e disse:
"Esse é o cara..."

Vinicius disse...

Prezado Cristóvão:

Nasci no RS, moro no Sertão do Nordeste, voto em Lula desde que o mundo é mundo, mas nunca ouvi alguém aqui se referir à Dilma como a "Vilma do Chefe". Quem lhe informou isso? O povo daqui, que vota em peso em Lula, sabe perfeitamente quem é Dilma. Achei essa expressão ridícula, e carregada de preconceito. Procure direito com quem lhe passou essa asneira se o mesmo não precisa de umas aulinhas de humanismo e cidadania.

Cristóvão Feil disse...

Prezado Vinícius,

Por favor, leia novamente o post.

Abç.

CF

Cazé disse...

Vi, é o seguinte ó meu rei... não seja chato!

Você sabe que o povo sempre chama qualquer dirigente de chefe. Ou você acha que povo tem essas frescurites pra se referir às autoridades?

Prestes disse...

Ué, essa avaliação esquece dos primeiros anos do FHC. Na época em que "criou" o real a aprovação deve ter atingido um pico bem maior.

A esquerda não precisa copiar a direita na prática de manipulação.

Anônimo disse...

que cheiro terá a cabeça do Ramirez?

Carlos Eduardo da Maia disse...

FHC foi eleito duas vezes no primeiro turno. Lula foi eleito duas vezes no segundo turno. Não vamos esquecer isso. E o debate eleitoral vai ser mesmo entre Dilma e Serra -- que compartilham, insisto, do mesmo lado ideológico da social democracia. O radicalismo ideológico foi para o espaço há muito tempo. Vejamos: quem foi o grande coringa da reunião do G20 (que desbancou o G 8)? foi o Sarkozy. A proposta dele e da Angela Merkel de regulação dos mercados financeiros e maior controle dos paraísos fiscais foi vencedora. Nunca se adiantou tanto como na cimeira realizada esta semana em Londres. E isso deve sim ser comemorado. E se evoluiu por conta de lideranças tidas como conservadoras ou de direita. Merkel e Sarkozy nunca foram de esquerda, mas defenderam propostas que não são nada liberais.
Isso ocorre no Brasil de hoje. Serra e Dilma, no fundo, no fundo, defendem o mesmo tipo de proposta, assim como Lula e FHC. Que diferenças existem nos discursos de Lula e FHC nas cimeiras internacionais? Praticamente nenhuma. O discurso é exatamente o mesmo. E a agenda do Brasil vai continuar exatamente a mesma.

Pmarkes disse...

A foto do "Farol" em um "mar de tranquilidade" pode representar muito bem os anos de blindagem midiática que o "príncipe" gozou nos seus 8 anos de tucanato. Mesmo assim seus resultados de popularidade sempre foram pífios, pois a realidade sempre falou mais alto que as mentiras da mídia, que hoje continua com sua militância anti-povo. Organizados agora no PIG,a mídia já antecipa a eleição do próximo ano com a candidatura consensual do José "Nosferatu" Serra.

calino disse...

Prestes

A análise foi feita com os dados disponibilizados no site do INSTITUTO SENSOS. Na presente rodada CNT/SENSUS não estão disponíveis os dados do primeiro governo FHC. Creio que este tipo de sondagem começou a ser feito apenas a partir de 1998.

Calino

Anônimo disse...

O Maia tenta nivelar por baixo quando compara as propostas da Dilma com as do Serra, e as do FHC que NEGOCIOU a privataria toda que todos conhecemos, com as do Lula.

Onde to o mundo, ou o mundo todo, viu o Lula com destaque, até para sentar ao lado da rainha tem que ter algum valor protocolar, ele vom esta do Sarkozy. Deve ser algum retorno a fase anal.

A grande diferença é que o Lula e o Itamaraty hoje discutem e propõe em posição de igualdade, e o FHC e seus embaixadores periféricos, já chegavam de calça arriada.

Hoje o Brasil tem política externa. O que FHC não teve. O próprio Lampreia dia destes em palestra reconheceu que permanece na mesma posição: O Brasil não tem de fazer política externa, é só seguir os EUA.

Claudio Dode

Prestes disse...

É, Calino, muito embora saibamos que o FH jamais atingiu a popularidade do Lula, assim fica difícil fazer uma análise mais contundente. Porque aí se coloca o pior período de FHC contra todo o mandato do Lula.

Pelos dados colocados dá pra ter uma ideia de que, sim, o Lula jamais teve tanta desaprovação quanto teve FH. Quanto à popularidade não dá pra analisar por que certamente o período de maior pico do Farol foi lá por 95, 96.

Anônimo disse...

Quando foi lançado o Real o FHC não era presidente, o presidente era o Itamar que lançou FHC no embalo do REal.

Então não existe avaliação do FHC como presidente porque ele era ministro do Itamar. Depois que se elegeu é que se "apropriou" do Real.

Juarez Prieb disse...

Essa discussão é patética. O que vale sempre não são os picos e as depressões de popularidade no início dos governos, mas sim no final dos governos. No final, a avaliação que as pessoas fazem é de largo prazo, quase definitiva.
Mesmo que FHC tenha tido o pico no início do seu mandarinato, isso pouco importa, já que no final do seu governicho ele amargou depressões fundas na popularidade. É isso que fica e é disso que a população lembra.
O resto é ideologia de bobocas atucanados.

Prestes disse...

Caro Juarez, o título do post diz: "Por que o Farol nunca foi o cara", e aí vem uma análise só dos piores anos de seu governo. Se nunca foi, tem que analisar todo o Governo.

Escrevi que a esquerda não precisa disso, justamente por que mesmo nos seus picos de popularidade o Farol não foi mesmo o cara, nem chegou perto da popularidade do Lula.

"O resto é ideologia de bobocas atucanados."

Quer algo mais 'boboca' que isso??

miguel disse...

Esta conversa do Maia é braba.....é o tipo de papo que os seus donos mandam ecoar..tipo LULA e FHC são a mesma coisa?
Mesma coisa?
LULA nao privatizou NADA e acabopu com a divida com o FMI
FHC entregou o patrimonio publico que conseguiu com moeda podre e preço aviltante...
LULA criou mais de 10 milhoes de empregos com carteira assinada
FHC criou em 8 anos 600 mil
FHC já havia assinado uma liberação de territorio brasileiro para os EUA colocarem uma base militar..na Amazonia, este local seria considerado solo Estadunidense e nenhum brasileiro teria acesso sem permissão. Os militares nacionalistas se revoltaram, LULA ganhou a eleiçao e mandou as favas este atauqe a soberania nacional!
LULA tem respeito dos paises porque têm opiniao e politica internacional.Ele acabou com a ALCA que nos poria refem dos EUA.
FHC queria a Alca e seus assclas até hoje adorariam criá-la.
Por tudo isto e muito mais, LULA e FHC são agua e vunho.
Maia, seu facista, vá latir seu receituario onde nao existam pessoas minimamente informadas...

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo