Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 14 de abril de 2009

O tal Pacto Republicano é mais uma vitória do presidente Gilmar Mendes


Servil, Lula curva-se diante do xerife togado da direita

Foi assinado ontem pelos presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes, do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), o que se denominou de “Pacto Republicano”. Resume-se a cinco projetos de lei para – segundo dizem – dar agilidade na tramitação de projetos que tratam de assuntos tributários e jurídicos.

A rigor, o governo Lula – atendendo a expressa vontade do presidente Gilmar Mendes – pretende acelerar a votação de projetos no Congresso, como os que tratam de escutas telefônicas, prisão preventiva, uso de algemas e abuso de autoridade.

O tal “Pacto Republicano” foi feito para puxar o freio de mão da ação policial sobre os chamados crimes do colarinho branco.

No Brasil se faz um pacto republicano para reprimir “o uso exagerado de algemas”. É uma maravilha. Reprime-se a algema, mas não se reprime o crime do colarinho branco - a usina matriz de 95% da criminalidade do País.

Hoje, no Brasil quem está no pelourinho é o correto delegado Protógenes Queiroz e não o bandido banqueiro Daniel Dantas. Reprime-se o investigador e não o investigado, o comprovadamente criminoso, o condenado na Justiça, mas que ainda tem mais crimes para serem esclarecidos.

O ato de ontem é uma vergonha. Esse “pacto republicano” permanecerá para todo o sempre como uma nódoa inapagável na biografia do ex-metalúrgico. Configura uma vitória por pontos do presidente Gilmar Mendes. Confirma que Lula abre mão de parte de sua soberania e cede poder graciosamente ao presidente do STF.

O presidente mais admirado da história republicana brasileira, um dos homens mais populares da Terra, curva-se e apequena-se diante de um pigmeu – o pequeno xerife togado das velhas oligarquias do século 19.

O servilismo de Luiz Inácio Lula da Silva assusta a todos.

12 comentários:

Bíu disse...

Rapaz, você está escrevendo igualzinho ao Josias de Souza!

Bill disse...

Bíu, o Josias de Souza hoje no seu blog está elogiando o pacto republicano. Como é isso?
Vc. acha então que Lula não capitulou ao coroné Gilmar Mendes?
Vá se informar melhor e deixe de ler o lixo do PIG, os Josias e a corja da Veja.

Juarez Prieb disse...

Engraçado, quando Lula direitiza a petezada fica quieta, esquece que o papel de seus eleitores é também criticar os desvios do presidente.
Principalmente quando esse desvio significar estar levando água pro moinho da direita como esse pacto fajuto muito bem apontado pelo Feil.
Eu votei no Lula e não gosto deste pacto com a direita pra salvar a pele de ladrão do patrimônio público.
Se todos que votaram no Lula fizessem um protesto firme, a direita não ficaria tão assanhada para continuar cutucando Lula com a vara do golpismo. A petezada pensa que está ao lado de Lula, mas está mesmo é empurrando ele pros braços das oligarquias e dos banqueiros.

Anônimo disse...

Definitivamente, o misto de Juiz e empresário, e intermediário dos colarinhos brancos vai consolidando sua posição da absolvição prévia dos endinheirados, honestos ou não.

Bíu disse...

Arre! Estou farto dessas madalenas arrependidas lavando roupa suja em público. A direitona está adorando. Mas, parece mesmo que os senhores Professores de Deus já estão procurando seu lugar na fila de desembarque.

jorge disse...

Sim, Bíu, a direitona está adorando.... o Lula!

Anônimo disse...

Que tristeza! Ainda gosto do Lula, mas nunca mais poderei votar nele.Fazer o quê? O presidente e o seu partido faz tempo que se desinteressaram do meu voto...

Lula

Noiram disse...

Esse é o legítimo "pacto com o diabo".

Vanner Boere disse...

Seria uma poupança de alto rendimento no futuro ou um salvo-conduto auto-programável?
Vanner

Vendedor de Bananas disse...

Que o tal pacto republicano não é uma maravilha é uma coisa. Daí pra dizer que o Lula se curva diante dos interesses dos criminosos de colarinho tem uma distância gigantesca.
é bom lembrar que o psol (que agora abre os braços para o oportunista "delegado do povo") aceitou dinheiro da Gerdau.

Anônimo disse...

O cachaceiro achou que fosse mais uma inauguração "de início" de obras do PAC. Foi um lapso.

Anônimo disse...

Temos um presidente de fato e um presidente de direito. Triste constatação. Lamentável pelo povo que continua confiando no presidente que tem votos.

armando

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo